Brigadeiro Gourmet Recheado com Bolo de Cenoura

Brigadeiro Gourmet Recheado com Bolo de Cenoura

O Brigadeiro Gourmet recheado com bolo de cenoura é uma versão mais refinada do tradicional brigadeiro brasileiro. A adição do chocolate amargo e do creme de leite confere uma textura mais suave e cremosa ao doce, enquanto o recheio de bolo de cenoura adiciona um sabor especial e uma textura macia ao centro do brigadeiro.

Este doce é uma excelente opção para festas, eventos ou mesmo para presentear alguém especial. Ele é fácil de fazer e pode ser personalizado com diferentes tipos de recheios, como brigadeiro branco, nozes, caramelo ou frutas secas.

Além disso, o Brigadeiro Gourmet recheado com bolo de cenoura é uma sobremesa bastante versátil, podendo ser servido em diferentes ocasiões. Ele pode ser servido como um doce de sobremesa, como uma opção de lanche ou até mesmo como uma lembrança para os convidados.

Por fim, é importante lembrar que a qualidade dos ingredientes é fundamental para garantir o sucesso da receita. Por isso, escolha sempre ingredientes frescos e de boa qualidade, especialmente o chocolate amargo e o creme de leite, que irão garantir a cremosidade e o sabor único deste doce gourmet.

Brigadeiro Gourmet recheado com bolo de cenoura

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 100g de chocolate amargo picado
  • 1/2 xícara de chá de creme de leite
  • 1 bolo de cenoura (já assado e frio)
  • Granulado ou chocolate em pó para decorar

Modo de Preparo:

Em uma panela média, misture o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó. Leve a panela ao fogo baixo e mexa sem parar até que a mistura comece a soltar do fundo da panela e esteja em ponto de brigadeiro. Adicione o chocolate picado e mexa até que esteja completamente derretido e incorporado ao brigadeiro.

Desligue o fogo e adicione o creme de leite. Mexa bem para que fique homogêneo. Coloque a mistura em um recipiente e deixe esfriar completamente. Enquanto isso, corte o bolo de cenoura em pedaços pequenos e reserve.

Quando o brigadeiro estiver frio, unte as mãos com manteiga e pegue pequenas porções da mistura. Faça uma bolinha e pressione com os dedos para formar uma cavidade no centro.

Coloque um pedaço de bolo de cenoura dentro da cavidade e feche a bolinha, modelando-a novamente com as mãos. Repita o processo com toda a mistura de brigadeiro e bolo de cenoura. Para finalizar, passe os brigadeiros no granulado ou chocolate em pó e coloque em forminhas de papel.

Rendimento: Esta receita rende cerca de 20 a 25 brigadeiros, dependendo do tamanho que você fizer.

Dicas:

  • Se preferir um brigadeiro mais doce, pode adicionar um pouco de açúcar à mistura antes de levar ao fogo.
  • É importante deixar o brigadeiro esfriar completamente antes de começar a modelar as bolinhas.
  • Para facilitar o processo de rechear os brigadeiros, você pode utilizar um saco de confeiteiro com bico fino para colocar o bolo de cenoura dentro da cavidade.
  • Para uma apresentação mais elegante, você pode usar forminhas de papel decoradas ou embalagens para presentear.

FAÇA TAMBÉM BRIGADEIRO DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS

Transformamos a famosa pumpkin pie em brigadeiro. Nesta receita diferentona, cheia de aromas, o tradicional docinho brasileiro ganha a cor alaranjada da abóbora e os perfumes das especiarias.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • ¾ de xícara (chá) de abóbora japonesa cozida e amassada
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
  • 1 xícara (chá) de coco ralado seco queimado
  • manteiga para untar as mãos

MODO DE PREPARO

Numa panela média, misture o leite condensado com o purê de abóbora (veja a explicação no fim da receita), o leite, a canela, o gengibre, a pimenta-da-jamaica, a noz-moscada e a manteiga. 

Leve ao fogo baixo e mexa bem com uma espátula. Quando começar a ferver, continue mexendo por 7 minutos, até que a massa fique bem cremosa, engrosse e se solte do fundo da panela. Ao mexer, raspe bem o fundo e a lateral da panela com a espátula para não queimar o brigadeiro. Para verificar o ponto, incline levemente a panela; o brigadeiro deve descolar do fundo. 

Transfira o brigadeiro para um prato fundo e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de enrolar. Abra 25 forminhas de papel (número 4). Coloque o coco ralado num prato fundo e separe um pouco de manteiga para untar as mãos. 

Para enrolar e confeitar os brigadeiros: unte as mãos com um pouco de manteiga. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole uma bolinha e transfira para o prato com o coco ralado. 

Passe o brigadeiro pelo coco ralado seco para cobrir bem toda a superfície e transfira para a forminha. Repita o processo até a massa acabar. Se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa o coco ralado seco. Sirva a seguir.

PURÊ DE ABÓBORA

Para preparar do zero, basta seguir este passo a passo: numa panela pequena, coloque cerca de 200 g de abóbora japonesa cortada em cubos e ¼ de xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até a abóbora ficar bem macia — assim ela cozinha sem ficar aguada. Em seguida, escorra a água e amasse bem os pedaços com um garfo.

FAÇA TAMBÉM BRIGADEIRO COM COCO QUEIMADO

O clássico das festinhas de aniversário em uma versão levemente mais complexa: o chocolate amargo combinado aos flocos de coco queimado reforça o time dos sabores de tosta, criando um equilíbrio todo diferente à doçura do leite condensado.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 50 g de chocolate amargo (70% ou 85% cacau)
  • 2 ½ colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de coco ralado seco queimado

MODO DE PREPARO

Com as mãos, quebre o chocolate em pedaços e transfira para uma panela média. Junte o leite condensado e a manteiga.

Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula por cerca de 12 minutos até dar o ponto: o brigadeiro começa a ficar mais cremoso, até engrossar e soltar do fundo da panela – o tempo pode variar de acordo com a chama do seu fogão, o tamanho e material da panela.

Transfira o brigadeiro para um prato fundo (ou travessa) e deixe esfriar – raspe bem a panela com a espátula para aproveitar toda a massa. Deixe a massa de brigadeiro esfriar completamente antes de enrolar (se preferir, prepare a massa no dia anterior e cubra com filme depois de fria).

Para enrolar e confeitar os brigadeiros: abra 30 forminhas de papel (número 4); preencha um prato fundo com o coco ralado e separe uma tigela pequena com água filtrada para umedecer as mãos.

Unte as mãos com um pouco de água – assim os flocos de coco grudam melhor no brigadeiro. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole numa bolinha e transfira para o prato com coco. Faça de uma só vez quantos brigadeiros couberem no prato.

Passe os brigadeiros pelo coco para cobrir toda a superfície e transfira para as forminhas. Repita até a massa acabar, se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa no coco. Sirva a seguir.

DICA PARA DEIXAR O BRIGADEIRO MAIS CREMOSO

Assim que o chocolate e a manteiga derreterem, troque a espátula por um batedor de arame e mexa sem parar até dar o ponto.

FAÇA BRIGADEIRO DE MICRO-ONDAS COM CHOCOLATE AMARGO

Brigadeiro de micro-ondas tem duas vantagens: o preparo é rápido e você pode fazer pouquinho, sem o risco de açucarar. O segredo para ficar equilibrado é usar chocolate amargo. E o truque para ficar cremoso é mexer bem com batedor de arame.

INGREDIENTES

  • ½ lata de leite condensado
  • 25 g de chocolate amargo 70% cacau (cerca de 2 colheres (sopa) em callets)
  • 1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Numa tigela média de vidro que comporte pelo menos 1,5 litro (ou outro recipiente refratário que possa ir ao micro-ondas), coloque todos os ingredientes. Atenção: a tigela pode parecer grande para a quantidade de ingredientes, mas o leite condensado espuma ao cozinhar.

Leve a tigela ao micro-ondas por 1 minuto em potência alta. Com cuidado para não se queimar, usando um pano de prato, retire a tigela do micro-ondas e misture vigorosamente com um batedor de arame. 

Volte a tigela ao micro-ondas em sessões de 30 segundos, mexendo a cada etapa, até ficar cremoso. Geralmente duas sessões são suficientes – as potências dos micro-ondas podem variar, por isso é melhor ir aos poucos até você descobrir qual é o tempo ideal no seu aparelho. Após o tempo de cozimento, a massa de brigadeiro fica com aparência talhada – não se preocupe, é assim mesmo. Mexa vigorosamente com o batedor de arame para ficar lisa – esse é o segredo para deixar o brigadeiro de micro-ondas bem cremoso. 

RECEITA INTEIRA

Para fazer o dobro da receita, rode primeiro em duas etapas de 1 minuto e depois por mais duas etapas de 30 segundos.

FORNO MULTIFUNCIONAL

Caso esteja utilizando um forno multifuncional com micro-ondas para fazer a receita, utilize a potência 600W.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

1 comentário em “Brigadeiro Gourmet Recheado com Bolo de Cenoura”

Deixe um comentário