A Importancia de um Bom Café da Manhã

a importancia de um bom café da manhã

Qual é a importância de um Bom café da manhã?

Você sabia que começar o dia sem uma refeição adequada pode fazer com que seu desempenho durante o dia caia em até 30%? Esse é o conselho dos especialistas da Nutricão.
O café da manhã, também chamado de café da manhã, é uma das três refeições do dia, juntamente com o almoço e o jantar. Sua importância se deve justamente ao fato de que durante o sono não temos alimentos, mas as reservas de nutrientes do nosso corpo continuam sendo utilizadas para manter nossas funções vitais e diversos outros processos fisiológicos importantes.
É por isso que quando acordamos, precisamos de um “combustível” para começar o dia cheio. Embora o café da manhã seja uma refeição tão importante, cerca de 45% das pessoas não comem o suficiente para fornecer todos os nutrientes essenciais de que precisam para as atividades do dia. É o que revela a pesquisa realizada pela UFG.

O que comer no café da manhã?

O café da manhã deve ser composto por alimentos que oferecem carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas e gorduras. Por isso, é preciso ir além do café preto e buscar boas opções de alimentos para incluir na primeira refeição do dia. Acompanhe a seguir alguns exemplos de alimentos importantes para consumir:

Cereais

Os grãos são importantes porque concentram a maior parte dos carboidratos na primeira refeição. Depois de uma boa noite de sono, tudo o que precisamos para começar o dia é energia, que esses nutrientes nos fornecem. Algumas fontes de grãos são alimentos feitos de trigo, aveia, cevada, milho, quinoa, arroz, amaranto, etc. Lembre-se de que as versões inteiras são a melhor opção, pois contêm mais fibras, o que ajuda no bom funcionamento do intestino.
Alguns exemplos de cereais para comer no café da manhã são: pão, bolachas, granola, flocos de milho e cuscuz.

Frutas

As frutas também devem fazer parte de um café da manhã saudável e têm uma grande vantagem em termos de praticidade: são prontas para consumo. Tudo o que você precisa fazer é higienizá-los adequadamente e comê-los.
O café da manhã deve incluir frutas, pois fornecem ao nosso corpo muitas vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais. Alguns contêm gorduras boas e são nossos aliados da saúde, como o abacate, que é uma boa fonte de ácidos graxos insaturados, vitamina E e vários outros nutrientes.
Para o café da manhã, papaias, abacates, bananas, frutas vermelhas, maçãs e peras são boas escolhas, pois fornecem muita energia e nutrientes importantes. A melhor forma de consumi-la é consumindo o bagaço e a casca in natura, se possível.

Ovos

Outro alimento que deve fazer parte do seu café da manhã são os ovos. Fáceis de encontrar em qualquer região do país, os ovos de galinha fornecem uma grande quantidade de proteínas e gorduras boas para o corpo.  Eles também oferecem cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, D, E e vitaminas do complexo B. E você pode consumi-los de várias formas: cozidos, mexidos ou como omelete.  Mas para escolher ovos de qualidade é preciso buscar por procedência. É por isso que foram testados ovos de galinha das principais marcas encontradas nas prateleiras dos supermercados.

Leite e derivados

Leite e derivados também são ótimas opções para um café da manhã saudável. Esses alimentos fornecem uma grande quantidade de cálcio, além de proteínas, vitaminas e outros minerais.  Você deve dar preferência para as opções mais saudáveis, Como o leite líquido ou em pó, iogurtes naturais e os queijos magros como a ricota.

Pães

Os pães também podem ser consumidos no café da manhã. Eles são fontes de fibra e carboidrato e podem ser classificados como cereais. Por isso, fornecem grande parte da energia que precisamos para um dia atarefado. 

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “A Importancia de um Bom Café da Manhã”

Deixe um comentário