Como Fazer Tapioca e Quais Seus Benefícios

Como fazer tapioca e seus benefícios

Como Fazer Tapioca e Quais Seus Benefícios

A tapioca, também conhecida como beiju, é um dos alimentos mais populares do Brasil e é repleta de nutrientes. Afinal, ela é feita com farinha de tapioca altamente calórica que, misturada a outros ingredientes, pode ser consumida no café da manhã ou mesmo na principal refeição do dia. A origem da mandioca remonta a tempos anteriores à chegada dos portugueses ao Brasil e, ao longo dos séculos, o consumo da mandioca tornou-se popular em diferentes partes do país. Além disso, substituiu a baguete em alguns casos devido às suas propriedades nutricionais.
Ao mesmo tempo, como qualquer outro alimento, é preciso ter cuidado com os acompanhamentos da mandioca, como os recheios, que podem fazer mal à saúde se consumidos em excesso.

Existem várias possibilidades de combinação da mandioca, conforme pode existir:
Como alimento de café da manhã em vez de pão;
Como sobremesa, servido com recheio doce;

O que é a Tapioca e Como ela é Feita?

A tapioca ou beiju é um alimento indígena originário do Brasil e muito popular no norte e nordeste do país. É feito de tapioca, planta nativa de regiões como o norte da Amazônia, o estado do Pará e o sul da Bahia.
Os indígenas do grupo Tupi-Guarani são os responsáveis ​​pela difusão do uso da mandioca, que é a base de sua alimentação. Por sua vez, as populações africanas escravizadas comiam farinha de raiz em diversas receitas, inclusive a tapioca.
A farinha é feita da chamada goma de tapioca, ou fécula, extraída da raiz da mandioca. Depois de descascado, é moído, espremido e o líquido extraído é separado em um recipiente.
Depois de algumas horas sentado, ficará uma espécie de massa no fundo do recipiente, que se desprenderá da água. Neste caso, é a cola de tapioca, que deve ser escorrida e seca ao sol.
Por fim, depois de seca, a massa é triturada e peneirada até virar um pó fino e branco, mais precisamente a farinha de tapioca.

Qual é o Valor Nutricional da Tapioca?

A tapioca é rica em carboidratos e também contém lipídios e fibras. Em média, 100 gramas contém 382 calorias, 93,1 gramas de carboidratos, 1,1 gramas de lipídios e 0,4 gramas de fibras. Enquanto 100 gramas de goma de tapioca tem em média 229 calorias, 54,6 gramas de carboidratos, 0,4 gramas de fibras e 1,1 gramas de fibras. lipídico. Observe que os valores podem variar de acordo com o método de produção e marca. Mesmo assim, a tapioca é uma boa fonte de carboidratos, o que significa que fornece energia ao corpo. Além disso, praticamente não contém gordura ou sódio (1,31 mg). Ao comprar a farinha de tapioca, é importante ler o rótulo do produto para verificar as informações nutricionais e a presença de outros ingredientes adicionados.

Omelete de Tapioca com Queijo

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de farinha para tapioca
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 3/4 de xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 4 ovos (claras e gemas separadas)
  • Margarina para untar
  • 1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso
  • 1 xícara (chá) de queijo muçarela em cubos

Modo de preparo

Misture a tapioca, o sal, a pimenta e o leite em uma panela. Deixe repousar 5 minutos. Cozinhe em fogo médio até ferver, mexendo sempre. Junte a margarina e deixe derreter. Tire do fogo e deixe amornar. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas até espumar e junte aos poucos a mistura de tapioca. Junte as claras em neve e misture delicadamente. Unte um refratário redondo médio com margarina e despeje a mistura. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Solte as laterais com uma espátula, vire sobre o prato, despeje o requeijão, arrume e muçarela e sirva em seguida.

Minitapioca de legumes

Ingredientes

  • 20 colheres (sopa) de goma hidratada de tapioca

Recheio 1

  • 1 tomate sem sementes picado
  • 1 xícara (chá) de queijo de minas frescal em cubos pequenos
  • 4 colheres (sopa) de manjericão picado
  • Sal, pimenta e orégano a gosto
  • Azeite para regar

Recheio 2

  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 xícara (chá) de berinjela em cubos pequenos
  • 1/2 pimentão amarelo picado
  • 1/2 cenoura ralada
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Para a tapioca, em uma frigideira antiaderente pequena, coloque 2 colheres (sopa) da goma hidratada, espalhe, cobrindo todo o fundo. Leve ao fogo médio por 4 minutos, vire, com o auxílio de uma espátula e deixe mais 4 minutos do outro lado. Retire e repita o procedimento com o restante da goma. Para o recheio 1, misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve. Para o recheio 2, em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione a berinjela e o pimentão e refogue por 5 minutos. Acrescente a cenoura e refogue por mais 3 minutos. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Deixe esfriar. Divida o recheio 1 entre 5 tapiocas e o recheio 2 entre as 5 restantes e dobre ao meio. Arrume-as em uma travessa, intercalando os sabores.

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

1 comentário em “Como Fazer Tapioca e Quais Seus Benefícios”

Deixe um comentário