Como Fazer Barrinhas de Chocolate com Frutas Secas: Receita Simples e Deliciosa

BARRINHA DE CHOCOLATE COM FRUTAS SECAS

Como Fazer Barrinhas de Chocolate com Frutas Secas: Receita Simples e Deliciosa, estas barrinhas bem finas de chocolate, são enriquecidas com o sabor e a textura de pedacinhos de nozes e frutas secas, pensando numa cena ideal para devorá-las: uma tarde preguiçosa na frente da televisão. Coisa rara…

INGREDIENTES

  • 500 g de chocolate ao leite
  • 50 g de uvas-passas
  • 50 g de nozes picadas
  • 50 g de damasco picado

MODO DE PREPARO

Numa tábua, pique o chocolate ao leite. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água. 

Numa superfície limpa de trabalho, de preferência uma mesa ou tábua de mármore, despeje ⅔ do chocolate derretido. Com uma espátula de confeiteiro, mexa o chocolate no sentido das bordas para o centro, para que esfrie um pouco, mas sem deixar endurecer. Se estiver usando um termômetro, pare de mexer o chocolate quando ele atingir 28ºC. Ou seja, ele deve estar líquido, mas frio. 

Com a mesma espátula, volte o chocolate manipulado à tigela com o ⅓ de chocolate derretido e misture bem. A temperatura final do chocolate deve aumentar para 30ºC. Na cozinha profissional, para que as temperaturas sejam precisas, o termômetro digital é sempre utilizado. Em casa, sem o termômetro, o truque é trabalhar com o chocolate frio, porém fluido. 

Numa fôrma própria para fazer barrinhas de chocolate, despeje o chocolate derretido, preenchendo todas as cavidades. Bata a fôrma na superfície de trabalho para não deixar que se formem bolhas de ar.  Rapidamente, antes que o chocolate seque, sobre cada barrinha coloque um pedaço de nozes, um de damasco e uma uva-passa. Com as mãos, pressione levemente para que elas grudem no chocolate. Deixe secar por 20 minutos e desenforme.

Informações nutricionais:

COMO FAZER BARRINHA DE CHOCOLATE COM FRUTAS SECAS

As informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos usados na receita e das proporções exatas de cada ingrediente. No entanto, aqui estão algumas estimativas gerais para barrinhas de chocolate com frutas secas feitas em casa:

  • Calorias: Aproximadamente 500-600 kcal
  • Gorduras totais: Cerca de 30-40g
    • Gorduras saturadas: Varia dependendo da quantidade de chocolate utilizado
  • Carboidratos totais: Aproximadamente 50-60g
    • Açúcares: Dependendo do tipo de chocolate usado e das frutas secas, pode variar entre 30-40g
  • Proteínas: Cerca de 5-10g
  • Fibra alimentar: Cerca de 5-10g
  • Sódio: Geralmente baixo, a menos que adicione sal extra à receita

É importante lembrar que esses números são apenas estimativas e podem variar com base nos ingredientes e nas quantidades específicas usadas na sua receita caseira. Se você está preocupado com informações nutricionais específicas, recomenda-se calcular com precisão os valores nutricionais com base nos ingredientes exatos que você utiliza.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM MUSSE DE CHOCOLATE A JATO COM MANGA E MARACUJÁ

Com água, chocolate e atenção fica pronta a sobremesa mais rápida do faroeste (ou do Panelinha). Sirva com frutas e impressione os convidados no jantar de dia de semana.

INGREDIENTES

  • 1 manga
  • 1 maracujá
  • 150 g de chocolate amargo picado (55% cacau)
  • ½ xícara (chá) de água
  • cubos de gelo

MODO DE PREPARO

Descasque e corte a manga em cubos de 1,5 cm e transfira para uma tigela. Corte o topo do maracujá e junte a polpa com as sementes à manga. Misture delicadamente para não desfazer os pedaços da fruta e reserve na geladeira. Preencha uma tigela grande de vidro (ou inox) com cubos de gelo e um pouco de água ela vai ser usada para fazer um banho-maria invertido. Separe 4 tacinhas para montar a sobremesa.

Coloque a ½ xicara (chá) de água numa panela pequena e leve ao fogo médio. Quando começarem a aparecer a primeiras bolhinhas no fundo da panela, desligue o fogo. Junte o chocolate picado e mexa com uma espátula de silicone até derreter completamente. Transfira o chocolate derretido com água para uma outra tigela grande de vidro (ou inox) raspe bem todo o chocolate com a espátula.

Encaixe a tigela com o chocolate sobre os cubos de gelo. Com o batedor de arame, bata bem o chocolate por cerca de 5 minutos, até começar a encorpar – assim que começar a ficar com textura de ganache bem cremosa, retire a tigela do gelo e continue batendo para incorporar ar e ficar na consistência de musse. Retire a tigela do gelo – seja rápido ou a musse endurece demais e talha. Se isso ocorrer, derreta novamente na panela (ou no micro-ondas de 30 segundos em 30 segundos) e repita o passo 5. Com uma colher, preencha as tacinhas com a musse de chocolate e cubra com as frutas. Se preferir, prepare com antecedência e deixe na geladeira até a hora de servir.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOMBOM DE TRAVESSA

Como Fazer Bombom na Travessa

INGREDIENTES

  • 250 g de chocolate ao leite
  • 250 g de chocolate meio amargo
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite
  • 2 colheres de margarina
  • 2 caixas de morango

MODO DE PREPARO

Coloque as latas de leite condensado em uma panela com a manteiga e faça uma massa como um brigadeiro mole. Coloque em uma travessa e, por cima deste brigadeiro mole, coloque os morangos cortados ao meio. Reserve para fazer a cobertura. Para fazer a cobertura, rale o chocolate ao leite e o meio amargo e misture ao creme de leite. Misture e coloque no micro-ondas durante 1 minuto. Retire e mexa Coloque de novo no micro-ondas por mais 1 minuto. Despeje a cobertura por cima dos morangos e leve à geladeira coberta por papel-filme.

DICAS IMPORTANTES:

  • Dicas para preparar a melhor receita de bombom de travessa 
  • Dica: você sabia que existem dicas para escolher os melhores e mais doces morangos? Isso mesmo! Na hora do mercado se atente ao tamanho das frutas: os menores normalmente são mais doces. Além disso, fique ligado no aspecto das folhas, no cheiro e na cor do morango. Se eles estiver bem vivo e sem manchas aparentes, está perfeito para o consumo. 
  • Dica2: quer saber como fazer para que os morangos durem mais na geladeira? Não tem nada pior do que fazer as compras e, no momento da receita, perceber que o produto estragou.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

5 comentários em “Como Fazer Barrinhas de Chocolate com Frutas Secas: Receita Simples e Deliciosa”

Deixe um comentário