Como preparar um bolo-suflê de chocolate de dar água na boca

COMO FAZER BOLO-SUFLÊ DE CHOCOLATE

Como preparar um bolo-suflê de chocolate de dar água na boca, É bolo ou é suflê? Com muitas texturas, esta receita é para comer de colheradas: a superfície é crocante e o recheio bem cremoso. Um novo clássico de família!

INGREDIENTES

  • 200 g de chocolate amargo (entre 50% e 60% de cacau)
  • 150 g de manteiga
  • 6 ovos
  • 1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • manteiga para untar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário redondo de cerca de 30 cm de diâmetro. Atenção: este bolo fica cremoso e não será desenformado.  Numa tábua, pique o chocolate grosseiramente e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela de vidro refratário pequena.  Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, diminua o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga; mexa de vez em quando com uma espátula – a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter os ingredientes. Retire a tigela banho-maria e reserve. 

Separe as claras das gemas de 3 ovos: numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez. Transfira as claras para a tigela da batedeira e reserve as gemas em outra tigela grande. Numa tigela pequena, quebre os outros 3 ovos, um de cada vez, e junte às gemas – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Acrescente 1 xícara (chá) de açúcar e misture vigorosamente com o batedor de arame até formar um creme claro. Adicione o chocolate e manteiga derretidos e misture bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e misture até ficar liso. Reserve. 

Leve as claras para bater na batedeira: inicie em velocidade mínima; assim que espumar, acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater; aumente a velocidade gradualmente e deixe bater até formar um merengue brilhante. Enquanto isso, leve ao fogo alto uma panela pequena com água para ferver – ela vai ser usada para assar o bolo em banho-maria.  Adicione cerca de ⅓ do merengue à massa de chocolate e misture com uma espátula para incorporar. Junte o restante do merengue e misture delicadamente, fazendo movimentos circulares de baixo para cima – assim as bolhas de ar do merengue não se perdem e o bolo fica levíssimo. 

Transfira a massa de bolo para o refratário untado. Coloque o refratário dentro de uma assadeira grande e leve ao forno. Preencha o fundo da assadeira com a água fervente. Deixe assar por cerca de 30 minutos até formar uma crosta na superfície e o bolo descolar das laterais. Para verificar, espete um palito no centro: o bolo deve estar úmido no centro.  Retire a assadeira do forno e deixe o bolo descansar por 5 minutos antes de retirar do banho-maria. Com as costas de uma colher, quebre a superfície crocante do bolo e sirva a seguir ainda morno.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM TORTA FÁCIL DE CHOCOLATE

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • ¾ de xícara (chá) de farinha de mandioca torrada fina
  • ⅓ de xícara (chá) de castanhas-de-caju torrada sem sal (cerca de 50 g)
  • 100 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

No processador de alimentos, coloque a farinha de mandioca, as castanhas, o açúcar e o sal. Bata por cerca de 1 minuto até formar uma farinha fina. Corte a manteiga em pedaços, transfira para uma frigideira média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula — além de derreter mais rápido e de maneira uniforme, a manteiga cortada não corre o risco de queimar.

Assim que a manteiga derreter, desligue o fogo e adicione a farinha batida. Misture bem com a espátula até ficar com a textura de areia molhada essa é a massa da torta. Transfira toda a massa para uma fôrma canelada com fundo removível de 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura. Reserve um pouco de massa para cobrir as laterais e, com uma colher, espalhe o restante por todo o fundo da fôrma.

Com a base de uma xícara medidora redonda (ou de um copo liso), pressione a massa com firmeza contra o fundo e laterais da fôrma para formar uma base compacta, lisa e uniforme com cerca de 0,5 cm de espessura isso garante que a massa fique firme e não quebre ao desenformar depois de fria. Com as pontas dos dedos, pressione a massa reservada na lateral da fôrma e nivele a superfície da borda — ela deve ficar com cerca de 3 cm de altura. 

Leve a fôrma para a massa firmar na geladeira por 30 minutos antes de preencher com o recheio. Enquanto isso, prepare os nibs açucarados e separe os ingredientes da ganache.

OBS: você pode bater os ingredientes da massa no liquidificador, utilizando o modo pulsar e misturando os ingredientes com uma colher entre cada etapa para bater de maneira uniforme.

PARA OS NIBS AÇUCARADOS

INGREDIENTES

  • ⅓ de xícara (chá) de nibs de cacau
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ½ colher (sopa) de água

MODO DE PREPARO

  1. Numa panela pequena, misture os nibs com o açúcar e a água. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula de silicone até começar a ferver.
  2. Assim que ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por cerca de 5 minutos, até a calda açucarar e os nibs ficarem sequinhos, cobertos por uma camada de açúcar. Transfira para um prato e deixe esfriar completamente antes de usar ou armazenar.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de chocolate 55% cacau em callets (340 g)
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada

MODO DE PREPARO

Coloque o chocolate numa tigela grande (caso não esteja utilizando chocolate em callets (ou gotas), pique a barra em pedaços pequenos). Se sua manteiga estiver gelada, leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos até atingir a consistência de pomada atenção: ela não deve derreter, apenas ficar macia.

Numa panela pequena, coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo médio apenas para aquecer, mexendo de vez em quando com uma espátula para não formar nata. Atenção: se o creme de leite ferver, a ganache pode ficar com aspecto talhado, já que as gorduras, tanto do chocolate como do creme, podem se separar.

Quando começarem a surgir as primeiras bolhas, regue o creme de leite quente sobre o chocolate e não mexa por 2 minutos assim o chocolate aquece por igual. Misture delicadamente com uma espátula de silicone até o chocolate derreter completamente. Acrescente a manteiga e misture novamente para a ganache ficar brilhante.

Com cuidado, despeje a ganache sobre a massa de torta fria. Com as costas de uma colher (ou espátula de confeiteiro) nivele a superfície para deixar a torta bem retinha.  Decore com um pouco de nibs açucarados e volte a fôrma para a geladeira por pelo menos mais 1 hora, ou até a ganache firmar. 

Na hora de servir: retire a torta da geladeira e, com cuidado, desencaixe o fundo da lateral da fôrma. Com a ponta de uma faquinha, descole a base da torta e transfira para um prato. Sirva com creme batido e o restante dos nibs açucarados.

PLANEJAMENTO

Você pode preparar a torta de chocolate com antecedência e deixar na geladeira por até 2 dias. Para o recheio ficar com a consistência bem cremosa, retire a torta da geladeira e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos antes de servir.

SUFLÊ DE QUEIJO GRUYÈRE

SUFLÊ DE QUEIJO GRUYÈRE

Clássico dos clássicos, o suflês de queijo é uma entrada pra lá de elegante. E ele é também o acompanhamento certo para transformar uma carne grelhada num prato sofisticado.

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino (180 g)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 5 claras de ovos
  • 3 gemas
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • manteiga e fubá para untar e polvilhar os ramequins

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Leve uma chaleira com água ao fogo baixo para ferver — o suflê vai assar em banho-maria.

Com um pedaço de papel-toalha, unte com manteiga a lateral interna de 4 ramequins individuais (de 9 cm de diâmetro). Polvilhe com o fubá, gire os potinhos para cobrir as laterais e bata bem sobre a pia para retirar o excesso. Leve os ramequins para a geladeira enquanto prepara o suflê — capriche na preparação dos recipientes para formar paredes ásperas para a massa escalar e se firmar à medida que cresce. Não é preciso untar o fundo.

Numa panela pequena, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Junte a farinha e mexa por 2 minutos. Retire a panela do fogo e acrescente o leite de uma só vez. Mexa vigorosamente com um batedor de arame para não empelotar. Volte a panela ao fogo e continue mexendo por mais 1 minuto, até engrossar.

Desligue o fogo e tempere a preparação com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Junte as gemas e misture vigorosamente com o batedor. Transfira o conteúdo para uma tigela grande, misture o queijo e reserve — a mistura fica bem líquida, é assim mesmo.

Na batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até o ponto de neve com picos moles: comece em velocidade baixa e, quando espumar, aumente a velocidade gradualmente. Deixe bater por cerca de 5 minutos, até as claras ficarem marcadas com o batedor e as bolhas de ar próximo da parede da tigela sumirem. Atenção: se bater demais, as claras vão ficar muito firmes e perder a elasticidade. O resultado será um suflê ressecado. Bata apenas até formar picos moles.

Junte ⅓ das claras em neve ao creme de gemas e mexa bem com a espátula para incorporar — se as claras formarem pontinhos que não se misturam, é sinal de que foram batidas além da conta. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para não perder todo o ar incorporado.

Com uma concha, preencha cada ramequim até a borda com a massa de suflê. Nivele passando uma faca (com o corte para cima) para retirar o excesso. Passe a ponta do dedo polegar por todas as bordas internas para retirar um pouquinho mais de massa — isso ajuda o suflê a crescer retinho.

Transfira os ramequins para uma assadeira. Leve ao forno preaquecido e regue a assadeira com a água fervente até metade da altura dos ramequins — o vapor do banho-maria ajuda o suflê a crescer de maneira mais uniforme e não deixa a massa ressecar.

Deixe assar por cerca de 20 minutos, até os suflês crescerem e dourarem. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa — se a temperatura baixa, o suflê murcha. Retire do forno com cuidado para não se queimar com a água fervente. Sirva imediatamente.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como preparar um bolo-suflê de chocolate de dar água na boca”

Deixe um comentário