CANJIQUINHA COM ABÓBORA E COGUMELOS REFOGADOS

CANJIQUINHA COM ABÓBORA E COGUMELOS REFOGADOS

CANJIQUINHA COM ABÓBORA E COGUMELOS REFOGADOS, Canjiquinha cremosa é daquelas receitas pra ter sempre na manga. Vai bem com carnes de todos os tipos, com legumes assados, grelhados, com ragu, molhos… nesta versão, ela ganha toda a cor e o sabor da abóbora e é servida com cogumelos tostadinhos. Um espetáculo!

PARA A CANJIQUINHA

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de canjiquinha de milho (ou quirera)
  • 350 g de abóbora japonesa com casca (2 xícaras [chá] ralada)
  • 1 dente de alho
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 litro de água
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de salsinha a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e pique fino o alho. Com uma colher, retire as sementes e as fibras da abóbora. Corte a abóbora em pedaços grandes e, utilizando a casca como proteção para a mão, passe os pedaços pela parte grossa do ralador (no total, você vai precisar de 2 xícaras [chá] de abóbora ralada). 

Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.

Acrescente a água, junte a canjiquinha e tempere com 1 colher (chá) de sal. Misture bem, tampe a panela e aumente o fogo. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare a abóbora refogada e os cogumelos.

Leve uma frigideira média ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, acrescente a abóbora, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por 3 minutos, até murchar. Reserve.

Após os 20 minutos da canjiquinha, desligue o fogo da panela de pressão e, importante: espere toda a pressão sair antes de abrir a tampa. Junte a abóbora refogada, o queijo, a manteiga e misture bem. Sirva a seguir com os cogumelos e folhas de salsinha a gosto.

PARA OS COGUMELOS

INGREDIENTES

  • 200 g de cogumelos shiitake
  • 200 g de cogumelos-de-paris
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 6 ramos de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Com um pano úmido (ou papel-toalha), limpe os cogumelos — não lave sob água corrente, eles absorvem água e perdem o sabor. Corte os cabinhos dos cogumelos shiitake (eles podem ser congelados para o preparo de caldos). Corte os cogumelos-de-paris e shiitake em quartos (caso estejam pequenos, corte apenas ao meio).

Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave, seque e pique a salsinha grosseiramente.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione o cogumelo shiitake, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar e ficar levemente macios. Transfira para uma tigela e repita com o cogumelo-de-paris. 

Volte o shiitake para a frigideira com o cogumelo-de-paris, regue com um fio de azeite, adicione alho e mexa por 1 minuto. Desligue o fogo e misture a salsinha. 

SOBRAS PLANEJADAS

Prepare canjiquinha a mais e reserve na geladeira para ganhar tempo no preparo das próximas refeições. Para cozinhar 1½ xícara (chá) de canjiquinha, use 1,5 litro de água e finalize com ½ xícara (chá) de parmesão e 1½ colher (sopa) de manteiga — o tempo de cozimento na pressão é o mesmo. Dica: transfira a sobra da canjiquinha ainda quente para um pote retangular antes de armazenar na geladeira, assim ela endurece enformada e você pode cortar em porções para grelhar, assar ou fritar.

FAÇA TAMBÉM CREME DE MILHO

Alô, alô, freguesia, é o puro creme do milho! Não precisa de amido de milho nem farinha para engrossar. É o amido dos grãos que vai dar a textura cremosa deste acompanhamento.

INGREDIENTES

  • 4 espigas de milho (cerca de 2 xícaras (chá) de milho debulhado, caso queira usar o congelado)
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descarte a palha, os cabelos e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Numa tábua (ou assadeira grande), apoie a espiga de pé e com uma faca corte os grãos para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho). Transfira os grãos para uma tigela e repita com as outras espigas. Descasque e pique fino a cebola.

No liquidificador, bata a metade do milho debulhado com o leite e reserve. Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar.

Acrescente a outra metade dos grãos de milho e refogue por cerca de 3 minutos, até a cor do milho ganhar um tom mais vivo. Regue com a mistura de leite, diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo, tempere com sal e noz-moscada a gosto. Transfira o creme de milho para uma tigela e sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM VIRADINHO DE MILHO-VERDE COM SALSINHA

Quando este é o acompanhamento, meio que tanto faz qual o prato principal. Ele é tão poderoso que é capaz de trazer lembranças de casa com fogão a lenha, no interior, mesmo que você nunca tenha estado em uma. Talvez seja porque o milho é usado em dose dupla: em grãos, debulhados da espiga, e em farinha flocada. E capriche na salsinha!

INGREDIENTES

  • 4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) de milho debulhado, caso queira usar o congelado)
  • 1 cebola
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
  • 2 xícaras (chá) de água
  • ½ maço de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Numa tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie uma das espigas de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho). Transfira os grãos para uma tigela e repita com as outras espigas.

Descasque e pique fino a cebola. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha.

Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, junte a manteiga, a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, mexendo bem, até murchar. Acrescente os grãos de milho e refogue por cerca de 5 minutos, até que o milho ganhe um tom mais vivo.

Regue com a água, misture e deixe os grãos cozinharem por cerca de 5 minutos – a água não deve secar, pois vai umedecer a farinha no próximo passo. Acrescente a salsinha picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Mantenha a panela em fogo baixo e junte a farinha de milho flocada aos poucos, sem parar de mexer – o virado deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, transfira para uma travessa e sirva a seguir. Que tal com um bife rolê?

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

3 comentários em “CANJIQUINHA COM ABÓBORA E COGUMELOS REFOGADOS”

Deixe um comentário