Como Fazer Receita de Creme de Cebola

Como Fazer Receita de Creme de Cebola

Como Fazer Receita de Creme de Cebola, O creme de cebola pode ser usado em diversas preparações culinárias, como sopas, molhos, recheios de tortas, quiches, entre outras receitas. O creme de cebola é um ingrediente muito versátil e saboroso, que pode dar um toque especial a diversas receitas. Ele é uma opção muito popular para fazer sopas e cremes, pois adiciona um sabor rico e adocicado ao prato. O creme de cebola também pode ser usado para engrossar molhos, dando-lhes uma textura mais cremosa e saborosa.

Ingredientes:

  • 4 cebolas médias picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 litro de caldo de frango ou leguminosas
  • 1 xícara de chá de creme de leite
  • Sal e pimenta a gosto
  • Queijo ralado para finalizar (opcional)

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio e acrescente as cebolas e o alho. Refogue até que as cebolas estejam bem macias e transparentes. Adicione a farinha de trigo e mexa bem até que ela esteja totalmente construída às cebolas.

Adicione o caldo de frango ou legumes e mexa até que o líquido fique bem misturado com a cebola e a farinha. Deixe ferver e reduza o fogo para médio-baixo. Cozinhe por cerca de 20 a 30 minutos, ocasionalmente, até que o creme comece a engrossar. Adicione o creme de leite e misture bem.

Deixe o creme cozinhando por mais alguns minutos até que fique quente e cremoso. Tempere com sal e pimenta a gosto. Se desejar, adicione queijo ralado na hora de servir. Este creme de cebola é uma ótima opção para uma entrada ou uma refeição leve e saborosa. Bom apetite!

FAÇA TAMBÉM CEBOLAS PÉROLA ASSADAS

Quando a gente pensa em receber, cebola não é uma opção. Mas esta é! Pequenina, a cebola-pérola é delicada, e ainda fica adocicada quando sai do forno. Delícia!

INGREDIENTES

  • 2 kg de cebolas pérola
  • ⅓ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • cubos de gelo

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Leve ao fogo alto uma panela grande com água para ferver. Enquanto isso, corte e descarte a ponta de cada cebola (lado oposto à raiz). Prepare uma tigela grande com água e cubos de gelo.

Assim que a água ferver, mergulhe as cebolas e deixe cozinhar por apenas 3 minutos. Com uma escumadeira, transfira as cebolas para a tigela com água gelada e deixe por 2 minutos – o choque térmico cessa o cozimento e solta a casca das cebolas.

Para descascar e manter as cebolas inteiras: segure e aperte delicadamente cada cebola, próximo a raiz – a casca deve sair facilmente. Transfira as cebolas descascadas para uma assadeira grande.

Regue as cebolas com o azeite e tempere com sal e pimenta. Cubra a assadeira com papel-alumínio, leve ao forno e deixe assar por 35 minutos. Depois desse tempo, retire o papel-alumínio, vire as cebolas com uma espátula e deixe assar por mais 15 minutos, ou até dourar. Retire a assadeira do forno e transfira as cebolas para uma travessa. Sirva a seguir como acompanhamento de carnes ou aves.

SALADA DE CEBOLA GRELHADA COM MOLHO CHIMICHURRI

Quando grelhada, a cebola ganha sabor ao mesmo tempo adocicado e chamuscado. Sirva fria ou morna; como entrada, acompanhamento ou com pão no happy hour. Quanta versatilidade, hein, dona cebola?

INGREDIENTES

  • 3 cebolas
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • ¼ de xícara (chá) de salsinha
  • ½ colher (sopa) de orégano seco
  • caldo de ½ limão
  • sal a gosto
  • azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Comece o preparo pelo molho – quanto mais tempo repousar, mais gostoso fica. Lave, seque e pique fino a salsinha. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Atenção: lave bem as mãos depois de manipular a pimenta e cuidado para não coçar os olhos.

Numa tigela pequena, coloque o orégano seco, a salsinha e a pimenta. Junte o caldo de limão e ¼ de xícara (chá) de azeite. Tempere com sal a gosto e misture bem. Reserve.

Descasque e corte a cebola em rodelas grossas, de cerca de 1,5 cm de espessura.

Leve uma bistequeira (ou frigideira antiaderente) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, regue com um fio de azeite e adicione quantas rodelas de cebola couberem, uma ao lado da outra, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado até ficarem bem marcadas. Transfira para uma travessa e repita com o restante.

Com dois garfos, solte as camadas dos anéis de cebola dourados, regue com o molho e sirva a seguir.

QUAIS A ORIGEM DA CEBOLA E QUAIS SÃO OS BENEFICIOS DO CONSUMO DA CEBOLA

A cebola é uma planta originária da Ásia Central, mas é cultivada em todo o mundo por seus bulbos comestíveis. É um ingrediente essencial na culinária de muitas culturas e é conhecido por suas propriedades medicinais há séculos. A cebola é uma excelente fonte de nutrientes importantes para o corpo humano, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, a cebola possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e anticancerígenas, tornando-a um alimento incrivelmente saudável.

Benefícios do consumo da cebola para o corpo humano:

  1. Ajuda na prevenção do câncer: A cebola contém compostos sulfurados, que possuem propriedades anticancerígenas e ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças.
  2. Melhora a saúde do coração: A cebola é rica em flavonoides, que ajudam a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol LDL (o colesterol “mau”), além de prevenir a formação de coágulos sanguíneos.
  3. Fortalece o sistema imunológico: A cebola contém vitamina C e outros antioxidantes

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

6 comentários em “Como Fazer Receita de Creme de Cebola”

Deixe um comentário