
Como fazer tortinha de romã, a romã é uma fruta que, além de gostosa, é símbolo da prosperidade e da riqueza. Delicie-se com essas tortinhas.
PARA A MASSA
INGREDIENTES
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 50 g de manteiga à temperatura ambiente
- 1 ovo
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- farinha de trigo para polvilhar
- grãos de feijão cru
MODO DE PREPARO
Numa tigela, junte o açúcar e a manteiga e bata até obter uma pasta. Acrescente o ovo e o sal e misture bem. Adicione a farinha de trigo e trabalhe a massa até que fique lisa e uniforme. Faça uma bola e cubra a tigela com filme. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora ou até a massa ficar bem dura. Enquanto isso, prepare o recheio. Quando a massa estiver bem dura, retire da geladeira e divida em 2 porções.
Numa superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com cerca 0,3 cm de espessura. A massa deve ser trabalhada, enquanto está gelada, rapidamente para que não se quebre. Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). Em fôrmas próprias para tortas individuais (com cerca de 10 cm de diâmetro cada), coloque a massa e fure com um garfo por toda a sua extensão. Coloque os grãos de feijão cru para cobrir o fundo e criar peso para a massa não fazer bolhas.
Leve as tortas ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Retire do forno e despreze os grãos de feijão. Leve as massas novamente ao forno e deixe assar por mais 10 minutos ou até que comecem a dourar. Retire do forno e reserve.
PARA O RECHEIO
INGREDIENTES
- 90 g de manteiga
- ¾ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- ½ xícara (chá) de caldo de limão
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 2 colheres (sopa) de sementes de romã
MODO DE PREPARO
Para o banho-maria, separe uma panela e uma tigela que encaixe perfeitamente sobre a panela escolhida. Na tigela, misture delicadamente a manteiga, o açúcar, o suco de limão e os ovos. Leve uma panela com dois dedos de água ao fogo médio. Encaixe a tigela com o creme sobre a panela com a água fervente para cozinhar em banho-maria. O segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor. Deixe o creme cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter um creme espesso. Retire o creme do fogo e transfira para um recipiente. Cubra com filme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos.
MONTAGEM
1. Com uma colher, recheie as tortinhas cuidadosamente com o creme gelado.
2. Com uma faca, corte a romã ao meio e retire as sementes.
3. Decore cada tortinha com algumas sementes de romã. Sirva a seguir.
Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.
FAÇA TAMBÉM TORTA DE BANANA COM NOZES E ESPECIARIAS
Especiarias combinam com nozes. Nozes combinam com banana. Banana combina com torta. E essa torta combina com tanta coisa! E o que ela perfuma a cozinha, a casa, a refeição? Vale cada passo da receita!
PARA A MASSA
INGREDIENTES
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 100 g de manteiga gelada em cubos
- ⅓ de xícara (chá) de açúcar
- 1 ovo
- 1 gema
- ½ colher (chá) de fermento em pó
MODO DE PREPARO
Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o recheio de banana.
PARA O RECHEIO
INGREDIENTES
- 6 bananas-nanicas maduras
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- ½ colher (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de água
- ⅓ de xícara (chá) de nozes picadas
- ½ colher (chá) de canela em pó
- 3 bagas de cardamomo
- noz-moscada ralada na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e corte as bananas em rodelas médias de cerca de 1 cm. Numa tigela, misture a água com o amido e mexa bem para dissolver. Corte a ponta das bagas de cardamomo, retire e pique fino as sementes (se preferir, bata no pilão). Reserve.
Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até derreter, mexendo de vez em quando com a espátula para não queimar. Adicione a manteiga e misture bem para incorporar.
Junte as rodelas de banana, a canela, o cardamomo picado, a noz-moscada e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando, até a banana começar a soltar o próprio caldo. Acrescente o amido dissolvido na água e mexa com a espátula por cerca de 5 minutos até o recheio engrossar e começar a soltar do fundo da panela – as bananas devem estar cozidas, mas sem desmanchar.
Desligue o fogo e misture as nozes. Transfira para uma tigela e deixe em temperatura ambiente para amornar antes de rechear a torta – se o recheio estiver muito quente, pode umedecer e cozinhar a massa.
PARA ASSAR
INGREDIENTES
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de água
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmentro de abertura. Retire a massa da geladeira – caso tenha preparado a massa no dia anterior, retire da geladeira 10 minutos antes de abrir para ficar mais fácil de abrir.
Com uma espátula (ou faca) corte a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma – polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo.
Para transferir, enrole a massa sobre o rolo e desenrole sobre a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente para cobrir o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa – reserve as aparas para a decoração. Com uma colher, espalhe e nivele o recheio de banana sobre a base de massa.
Polvilhe mais farinha de trigo na bancada e abra a outra metade da massa da mesma maneira do passo 2. Enrole sobre o rolo e transfira sobre a fôrma para cobrir. Pressione delicadamente a massa da cobertura nas bordas para selar. Com uma faca (ou carretilha) corte o excesso de massa.
Para a decoração: junte todas as aparas de massa, polvilhe mais farinha na bancada e abra formando um retângulo. Com a faca (ou carretilha) corte 6 tiras de cerca de 1 cm de largura – quanto mais longa a tira, melhor. Una as pontas de 3 tiras e faça uma trança uniforme; repita com as outras e reserve.
Numa tigela pequena, misture bem o ovo com a água e, com um pincel, espalhe sobre toda a torta. Disponha as duas tranças sobre a borda da torta, formando um círculo. Pincele a mistura de ovo e água também sobre as tranças.
Com uma faquinha, faça dois cortes formando uma cruz no centro da torta – esse corte serve como escape do vapor do recheio na hora de assar. Leve a torta ao forno para assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar para servir.
PARA ACOMPANHAR
A torta de banana também fica uma delícia servida quente com creme batido ou sorvete.
PODE CONGELAR
Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a torta para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.
Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada