Como fazer tortinha de romã: Uma explosão de sabor em cada mordida

COMO FAZER TORTINHA DE ROMÃ

Como fazer tortinha de romã, a romã é uma fruta que, além de gostosa, é símbolo da prosperidade e da riqueza. Delicie-se com essas tortinhas.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 50 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • farinha de trigo para polvilhar
  • grãos de feijão cru

MODO DE PREPARO

Numa tigela, junte o açúcar e a manteiga e bata até obter uma pasta. Acrescente o ovo e o sal e misture bem. Adicione a farinha de trigo e trabalhe a massa até que fique lisa e uniforme. Faça uma bola e cubra a tigela com filme. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora ou até a massa ficar bem dura. Enquanto isso, prepare o recheio. Quando a massa estiver bem dura, retire da geladeira e divida em 2 porções.

Numa superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique com cerca 0,3 cm de espessura. A massa deve ser trabalhada, enquanto está gelada, rapidamente para que não se quebre. Preaqueça o forno a 150ºC (temperatura baixa). Em fôrmas próprias para tortas individuais (com cerca de 10 cm de diâmetro cada), coloque a massa e fure com um garfo por toda a sua extensão. Coloque os grãos de feijão cru para cobrir o fundo e criar peso para a massa não fazer bolhas.

Leve as tortas ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Retire do forno e despreze os grãos de feijão. Leve as massas novamente ao forno e deixe assar por mais 10 minutos ou até que comecem a dourar. Retire do forno e reserve.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 90 g de manteiga
  • ¾ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • ½ xícara (chá) de caldo de limão
  • 2 ovos ligeiramente batidos
  • 2 colheres (sopa) de sementes de romã

MODO DE PREPARO

Para o banho-maria, separe uma panela e uma tigela que encaixe perfeitamente sobre a panela escolhida. Na tigela, misture delicadamente a manteiga, o açúcar, o suco de limão e os ovos. Leve uma panela com dois dedos de água ao fogo médio. Encaixe a tigela com o creme sobre a panela com a água fervente para cozinhar em banho-maria. O segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor. Deixe o creme cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter um creme espesso. Retire o creme do fogo e transfira para um recipiente. Cubra com filme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos.

MONTAGEM

1. Com uma colher, recheie as tortinhas cuidadosamente com o creme gelado.

2. Com uma faca, corte a romã ao meio e retire as sementes.

3. Decore cada tortinha com algumas sementes de romã. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Acompanhamentos:

COMO FAZER TORTINHA DE ROMÃ

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com tortinhas de romã:

  1. Sorvete de Baunilha: A combinação do sorvete cremoso com a doçura da tortinha de romã cria uma experiência deliciosa.
  2. Chantilly: O chantilly adiciona uma textura suave e um toque de luxo à tortinha de romã.
  3. Creme de Mascarpone: Um creme de mascarpone levemente adoçado pode complementar perfeitamente o sabor da romã.
  4. Calda de Chocolate: Se você é fã de chocolate, uma calda de chocolate quente ou ganache pode ser um acompanhamento indulgente para contrastar com a acidez da romã.
  5. Iogurte Grego: Uma colherada de iogurte grego cremoso pode equilibrar a doçura da tortinha de romã e adicionar um toque de acidez.
  6. Creme de Limão: Um creme de limão fresco pode realçar os sabores da romã e proporcionar uma sensação refrescante.
  7. Granola Crocante: Para uma textura crocante e um toque de sabor de nozes, polvilhe um pouco de granola sobre a tortinha de romã.
  8. Frutas Frescas: Fatias de morango, kiwi ou laranja podem adicionar cor, frescor e uma variedade de sabores à sua sobremesa.
  9. Hortelã Fresca: Folhas de hortelã fresca podem servir como uma guarnição bonita e refrescante para decorar a tortinha de romã.
  10. Amêndoas ou Nozes Picadas: Polvilhar amêndoas ou nozes picadas sobre a tortinha de romã adiciona uma textura crocante e um sabor de frutos secos que complementa muito bem a doçura da romã.

Experimente diferentes combinações para descobrir qual você mais gosta!

Informações nutricionais:

torta

As informações nutricionais podem variar dependendo da receita específica de torta de romã que você está usando, especialmente em termos de ingredientes adicionais, como farinha, açúcar, manteiga, etc. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas de uma torta de romã básica, considerando os principais ingredientes, como romã, farinha e açúcar:

  • Calorias: Cerca de 250 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 3-5 g
  • Gorduras: Cerca de 10-15 g (dependendo da quantidade de manteiga ou gordura vegetal usada na massa)
  • Carboidratos: Entre 35-45 g
  • Açúcares: Geralmente, entre 15-25 g (dependendo da quantidade de açúcar adicionada)
  • Fibra: Cerca de 2-4 g (principalmente da romã)
  • Vitaminas e minerais: A torta de romã pode fornecer uma boa quantidade de vitamina C, potássio e outros antioxidantes provenientes da romã.

Lembre-se de que esses valores são apenas estimativas e podem variar dependendo da sua receita específica e dos ingredientes exatos usados. Se desejar informações nutricionais mais precisas, é recomendável calcular com base nos ingredientes específicos da sua receita.

FAÇA TAMBÉM TORTA DE BANANA COM NOZES E ESPECIARIAS

Como Fazer Torta de Banana

Especiarias combinam com nozes. Nozes combinam com banana. Banana combina com torta. E essa torta combina com tanta coisa! E o que ela perfuma a cozinha, a casa, a refeição? Vale cada passo da receita!

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • ½ colher (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o recheio de banana.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 6 bananas-nanicas maduras
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de água
  • ⅓ de xícara (chá) de nozes picadas
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 3 bagas de cardamomo
  • noz-moscada ralada na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as bananas em rodelas médias de cerca de 1 cm. Numa tigela, misture a água com o amido e mexa bem para dissolver. Corte a ponta das bagas de cardamomo, retire e pique fino as sementes (se preferir, bata no pilão). Reserve.

Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até derreter, mexendo de vez em quando com a espátula para não queimar. Adicione a manteiga e misture bem para incorporar.

Junte as rodelas de banana, a canela, o cardamomo picado, a noz-moscada e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando, até a banana começar a soltar o próprio caldo. Acrescente o amido dissolvido na água e mexa com a espátula por cerca de 5 minutos até o recheio engrossar e começar a soltar do fundo da panela – as bananas devem estar cozidas, mas sem desmanchar.

Desligue o fogo e misture as nozes. Transfira para uma tigela e deixe em temperatura ambiente para amornar antes de rechear a torta – se o recheio estiver muito quente, pode umedecer e cozinhar a massa.

PARA ASSAR

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmentro de abertura. Retire a massa da geladeira – caso tenha preparado a massa no dia anterior, retire da geladeira 10 minutos antes de abrir para ficar mais fácil de abrir.

Com uma espátula (ou faca) corte a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma – polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo.

Para transferir, enrole a massa sobre o rolo e desenrole sobre a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente para cobrir o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa – reserve as aparas para a decoração. Com uma colher, espalhe e nivele o recheio de banana sobre a base de massa.

Polvilhe mais farinha de trigo na bancada e abra a outra metade da massa da mesma maneira do passo 2. Enrole sobre o rolo e transfira sobre a fôrma para cobrir. Pressione delicadamente a massa da cobertura nas bordas para selar. Com uma faca (ou carretilha) corte o excesso de massa.

Para a decoração: junte todas as aparas de massa, polvilhe mais farinha na bancada e abra formando um retângulo. Com a faca (ou carretilha) corte 6 tiras de cerca de 1 cm de largura – quanto mais longa a tira, melhor. Una as pontas de 3 tiras e faça uma trança uniforme; repita com as outras e reserve.

Numa tigela pequena, misture bem o ovo com a água e, com um pincel, espalhe sobre toda a torta. Disponha as duas tranças sobre a borda da torta, formando um círculo. Pincele a mistura de ovo e água também sobre as tranças.

Com uma faquinha, faça dois cortes formando uma cruz no centro da torta – esse corte serve como escape do vapor do recheio na hora de assar. Leve a torta ao forno para assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar para servir.

PARA ACOMPANHAR

A torta de banana também fica uma delícia servida quente com creme batido ou sorvete.

PODE CONGELAR

Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a torta para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

3 comentários em “Como fazer tortinha de romã: Uma explosão de sabor em cada mordida”

Deixe um comentário