Como Fazer Doce de Abacaxi em Calda: Dicas e Truques para um Resultado Perfeito

Como Fazer Doce de Abacaxi em Calda

Como Fazer Doce de Abacaxi em Calda, com certeza! aqui está uma receita simples e deliciosa de abacaxi caseiro em calda para você experimentar:

Ingredientes:

  • 1 abacaxi maduro
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de água
  • 1 pau de canela
  • 3 cravos


Modo de Preparo:

Descasque o abacaxi e corte em pedaços pequenos.
Em uma panela, acrescente o açúcar, a água, o pau de canela e os cravos. Leve ao fogo médio e deixe ferver por cerca de 5 minutos.
Adicione os pedaços de abacaxi na panela e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Retire do fogo e deixe-o acompanhar.
Armazene o abacaxi em calda em um recipiente de vidro e mantenha na geladeira.
Aproveite o seu abacaxi caseiro em calda como sobremesa ou acompanhamento para outros pratos.

Acompanhamentos:

doce

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com o doce de abacaxi em calda:

  1. Sorvete de creme: A combinação do doce de abacaxi quente com o sorvete cremoso cria um contraste de temperatura e textura muito agradável.
  2. Creme de chantilly: O chantilly adiciona uma suavidade e leveza à sobremesa, complementando perfeitamente o sabor do abacaxi.
  3. Farofa de castanhas: Uma farofa crocante, feita com castanhas picadas, adiciona um toque de textura e sabor interessantes.
  4. Queijo fresco ou queijo minas: O contraste entre o doce do abacaxi e a leve acidez do queijo fresco ou queijo minas é muito apreciado em algumas regiões.
  5. Biscoitos ou bolachas: Biscoitos tipo champagne ou bolachas amanteigadas são ótimas opções para acompanhar o doce de abacaxi, pois absorvem o caldo e proporcionam uma textura crocante.
  6. Iogurte natural ou coalhada: A acidez do iogurte ou da coalhada pode equilibrar a doçura do doce de abacaxi, criando uma combinação refrescante.
  7. Granola: Polvilhar um pouco de granola sobre o doce de abacaxi em calda adiciona crocância e um toque de sabor de frutas secas.
  8. Raspas de limão ou laranja: As raspas cítricas frescas adicionam um aroma vibrante e uma nota de frescor à sobremesa.
  9. Folhas de hortelã: Algumas folhas de hortelã frescas podem realçar o sabor do abacaxi e refrescar o paladar entre as mordidas.
  10. Gengibre cristalizado: Pequenos pedaços de gengibre cristalizado proporcionam uma explosão de sabor picante que contrasta bem com a doçura do abacaxi.

Experimente diferentes combinações para descobrir qual agrada mais ao seu paladar!

Informações nutricionais:

doce

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de doce de abacaxi em calda podem variar um pouco dependendo dos ingredientes e do método de preparo específicos utilizados. No entanto, aqui estão as informações nutricionais aproximadas para uma porção de 100 gramas de doce de abacaxi em calda típico:

  • Calorias: Cerca de 120-150 kcal
  • Carboidratos: Cerca de 30-40 gramas
  • Açúcares: Cerca de 25-35 gramas (principalmente provenientes do abacaxi e do açúcar da calda)
  • Gorduras: Menos de 1 grama
  • Proteínas: Menos de 1 grama
  • Fibra: Cerca de 1-2 gramas (principalmente proveniente do abacaxi)
  • Vitaminas e minerais: O doce de abacaxi em calda pode conter pequenas quantidades de vitaminas como vitamina C e minerais como potássio, cálcio e magnésio, mas as quantidades podem variar dependendo dos ingredientes e da receita específica.

Lembre-se de que essas são estimativas aproximadas e os valores nutricionais exatos podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções utilizadas na receita. Se precisar de informações mais precisas, recomenda-se calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes exatos que você utilizará.

LEIA TAMBÉM:

Pudim de Abacaxi com Calda de Caramelo

Como Fazer Doce de Abacaxi em Calda

INGREDIENTES:
pudim


1 abacaxi maduro
1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite
3 ovos
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de açúcar
calda de caramelo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

MODO DE PREPARO

Pudim


Descasque e pique o abacaxi em pedaços pequenos.
Em uma panela em fogo médio, acrescente o abacaxi picado e o açúcar. Cozinhe até o abacaxi ficar macio e a mistura engrossar um pouco, por cerca de 15 a 20 minutos.
Em uma tigela, misture os ovos, o leite condensado, o leite e a maisena. Adicione o suco de limão e mexa bem.
Adicione a mistura de ovos à panela com o abacaxi e misture bem. Cozinhe por mais 5 minutos, mexendo constantemente.
Despeje a mistura em uma forma de pudim untada com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 45 minutos, ou até que o pudim esteja firme. Deixe seguido antes de desenformar.
calda de caramelo
Em uma panela em fogo médio, acrescente o açúcar e a água. Misture bem até dissolver o açúcar.
Deixe a mistura cozinhar sem mexer, apenas girando a panela ocasionalmente, por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que a calda fique dourada.
Retire a panela do fogo e coloque-a em uma bacia com água fria para interromper o cozimento.
Despeje a calda sobre o pudim desenformado antes de servir.
Espero que gostem dessa receita de pudim de abacaxi com calda de caramelo. Bom apetite!

LEIA TAMBÉM:

O abacaxi é uma fruta que apresenta diversos benefícios para a saúde humana. Ele é rico em nutrientes e vitaminas, além de ser uma fonte de antioxidantes. Seguem abaixo alguns dos benefícios do abacaxi para o corpo humano: Fonte de Nutrientes: O abacaxi é rico em nutrientes, como a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e o manganês, que ajuda a manter os ossos saudáveis.

Anti-inflamatório: O abacaxi contém uma enzima bromelina, que pode ajudar a reduzir o metabolismo causado por traumas, lesões, cirurgias, artrite reumatóide ou osteoartrite. Saúde Digestiva: O abacaxi contém fibras e água, que ajudam a manter o intestino saudável e regular.

Antioxidantes: O abacaxi contém antioxidantes, como os flavonoides e o ácido fenólico, que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver certas doenças e câncer. Baixo teor de calorias: O abacaxi é uma fruta com baixo teor de calorias e pode ser uma boa opção para quem está preocupado com a ingestão calórica.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM TORTA DE ABACAXI FITNESS

TORTA DE ABACAXI FITNESS

INGREDIENTES:

  • 1 abacaxi grande cortado em cubinhos
  • 2 xícaras de farinha de amêndoa
  • 1/4 xícara de óleo de coco
  • 1/4 xícara de mel ou xarope de agave
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento em pó

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela, misture a farinha de amêndoa, o óleo de coco, o mel, o sal, os ovos, a essência de baunilha e o fermento em pó até formar uma massa. Pressione a massa em uma forma de torta e leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que a crosta fique levemente dourada. Retire do forno e deixe-o por alguns minutos. Enquanto a crosta esfria, coloque o abacaxi em uma panela e cozinhe em fogo médio até que ele fique macio e comece a formar um molho. Despeje o abacaxi e o molho sobre a crosta de torta resfriada. Leve ao forno por mais 10-15 minutos, ou que a torta fique completamente cozida até e dourada. Deixe bem antes de servir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

LEIA TAMBÉM:

17 comentários em “Como Fazer Doce de Abacaxi em Calda: Dicas e Truques para um Resultado Perfeito”

Deixe um comentário