Como Fazer arroz com Lentilha

arroz com lentilha
arroz com lentilha

Como Fazer arroz com Lentilha, hoje uma receita para seu revelion o delicioso arroz com lentilhas, um prato para trazer prosperidade no novo ano.

Ingredientes do arroz com Lentilha

  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • ½ xícara (chá) de lentilha
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • ½ cebola picada
  • 1 colher (chá) de pimenta síria
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Primeiramente, num escorredor ou numa peneira, coloque as lentilhas e lave sob água corrente. Em seguida, numa panela, cubra as lentilhas com bastante água, acrescente sal a gosto e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias. Escorra a água e transfira as lentilhas para uma tigela. Reserve.

Logo depois, num escorredor ou numa peneira, coloque o arroz e lave sob água corrente até parar de escorrer a água branca. Leve uma chaleira com a água ao fogo alto para ferver. Numa panela média, acrescente o óleo e leve ao fogo baixo. Quando esquentar, adicione a cebola, a pimenta-síria e tempere com sal. Refogue por cerca de 2 minutos ou até que a cebola fique transparente.

Coloque o arroz lavado e refogue por mais 1 minuto. Aumente o fogo, junte o vinho branco e misture por 1 minuto. Regue com a água fervente e deixe o arroz cozinhar por cerca de 20 minutos ou até secar. Para verificar se ainda há água no fundo da panela, fure o arroz com um garfo. Quando a água começar a secar, prove o arroz para ver se já está cozido. Caso contrário, acrescente um pouco mais de água quente e deixe secar totalmente. Por fim, retire o arroz do fogo e misture com a lentilha reservada. Sirva a seguir.

APRENDA TAMBÉM ARROZ COM ERVILHAS E SÁLVIA

Essa também é uma receita saborosa para você.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
  • ¼ de xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 6 folhas de sálvia
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, acrescente as folhas de sálvia e deixe perfumar por 1 minuto. Junte o arroz cozido, as ervilhas e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo de vez em quando, apenas para reaquecer o arroz e a ervilha descongelar. Junte o leite e mexa por 2 minutos, o arroz ainda deve ficar úmido. Desligue o fogo e sirva a seguir.


ARROZ CONGELADO
Caso o arroz esteja congelado, mantenha em temperatura ambiente por alguns minutos para conseguir soltar os grãos e refogue por mais tempo no passo 1, até descongelar, antes de juntar as ervilhas.

FAÇA TAMBÉM ARROZ COM ESPINAFRE

Aqui a gente está constantemente testando formas saborosas de tirar da mesmice o arroz de todo dia. O ponto de partida é sempre garantir que o preparo seja prático. Nesta receita, alguns talos do espinafre, picados bem fininho, vão direto para o refogado, junto com a cebola. A noz-moscada vem para trazer perfume, e as folhas de espinafre, refogadas na manteiga, dão o toque festivo. O sucesso é garantido!

INGREDIENTES

  • 1½ xícara (chá) de arroz
  • 1 maço de espinafre
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Destaque as folhas dos talos de espinafre e separe os brotinhos para usar na finalização. Lave bem as folhas e os talos (separadamente) sob água corrente e seque as folhas na centrífuga de saladas.

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Pique fino 8 talos de espinafre — você pode reservar o restante dos talos na geladeira ou congelar já picados para outras receitas. Numa chaleira, leve um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.

Leve uma panela média ao fogo baixo para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola e os talos de espinafre picados, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. Junte o alho, a folha de louro e mexa por 1 minuto.

Acrescente o arroz, tempere com 1 colher (chá) de sal e uma pitada de noz-moscada. Mexa bem para envolver os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto — isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.

Meça 3 xícaras (chá) de água fervente e regue o arroz; aumente o fogo para médio e não mexa mais. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água — para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, refogue as folhas de espinafre.

Leve uma frigideira grande com 1 colher (sopa) de manteiga ao fogo médio. Quando derreter, coloque metade das folhas de espinafre, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos. Atenção para o tempo: é jogo rápido mesmo; se o espinafre cozinhar demais, poderá ficar escuro e amargo. Transfira o espinafre para uma tigela e repita o processo com o restante.

Após os 5 minutos de panela tampada, solte os grãos de arroz com um garfo, junte as folhas de espinafre refogadas e misture delicadamente. Transfira para uma tigela e sirva a seguir com os brotinhos reservados.

ARROZ BRANCO SOLTINHO

COMO FAZER ARROZ BRANCO SOLTINHO

O preparo do arroz soltinho não tem mistério: basta seguir a proporção e o tempo que ele dá certo. Refogado com cebola e louro, fica saboroso e perfumado.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 2 xícaras (chá) de água
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • ½ colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o louro e misture bem.

Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido. Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio, não mexa mais.

Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva quente.

SEM DESPERDÍCIO

Pode congelar as sobras. Depois, use o micro-ondas para descongelar. Interrompa a cada minuto para soltar os grãos com um garfo até descongelar completamente. Para a receita de arroz frito, ele vai direto (congelado mesmo) para a frigideira.

Validade – 3 meses

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário