Como Fazer Bolo de Abacaxi Caramelizado

Como Fazer Bolo de Abacaxi Caramelizado

Como Fazer Bolo de Abacaxi Caramelizado, o bolo de abacaxi é uma deliciosa sobremesa que combina a suculência do abacaxi com a maciez e sabor do bolo. É uma opção refrescante e perfeita para os amantes de frutas tropicais. Além disso, o contraste entre o doce do abacaxi caramelizado e a massa macia do bolo cria uma combinação irresistível de sabores.

Existem diferentes variações de bolo de abacaxi, como o tradicional bolo invertido, em que o abacaxi é disposto no fundo da forma e o caramelo é adicionado por cima antes de assar. Quando o bolo é desenformado, o abacaxi caramelizado fica visível no topo do bolo. Essa é uma apresentação clássica e muito bonita.

Além do bolo invertido, é possível fazer um bolo de abacaxi com pedaços de abacaxi incorporados à massa, resultando em uma textura mais úmida e sabor intensificado. Outra opção é adicionar coco ralado à massa, o que adiciona um toque tropical e uma textura agradável.

O bolo de abacaxi é uma excelente opção para festas, aniversários ou até mesmo para um lanche da tarde especial. Pode ser servido sozinho, com uma cobertura de creme de confeiteiro ou chantilly, ou acompanhado de uma bola de sorvete de creme. O contraste entre o abacaxi e a doçura do bolo agrada a muitos paladares.

Uma dica importante ao fazer um bolo de abacaxi é escolher um abacaxi maduro e suculento para garantir um sabor mais intenso. Além disso, o abacaxi pode ser fresco ou em conserva, dependendo da sua preferência e disponibilidade.

Experimente essa receita deliciosa e desfrute de um bolo de abacaxi irresistível, perfeito para compartilhar com a família e os amigos.

Ingredientes:

  • 1 abacaxi médio
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 xícara de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda com furo no meio com manteiga e farinha de trigo. Descasque o abacaxi, remova o miolo e corte em fatias finas. Reserve. Em uma panela, derreta 1 xícara de açúcar em fogo médio-baixo até obter um caramelo dourado. Cuidado para não queimar o açúcar. Despeje o caramelo na forma untada e espalhe-o uniformemente.

Arrume as fatias de abacaxi sobre o caramelo, cobrindo todo o fundo da forma. Reserve. Em uma tigela, misture o açúcar restante, os ovos e o óleo. Bata bem até obter uma mistura homogênea. Adicione o leite e misture novamente.

Acrescente a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal à mistura líquida. Misture delicadamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Despeje a massa sobre as fatias de abacaxi na forma, nivelando a superfície com uma colher.

Leve a forma ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 40 a 45 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Em seguida, desenforme-o cuidadosamente sobre um prato de servir, de modo que as fatias de abacaxi caramelizado fiquem visíveis. Sirva o bolo de abacaxi caramelizado ainda morno ou em temperatura ambiente.

Dicas:

  • Certifique-se de que o caramelo esteja bem espalhado no fundo da forma antes de colocar as fatias de abacaxi.
  • É importante untar bem a forma para facilitar a remoção do bolo depois de assado.
  • Caso prefira, você pode adicionar algumas especiarias à massa do bolo, como canela ou baunilha, para dar um toque extra de sabor.
  • Acompanhe o bolo com uma bola de sorvete de creme ou chantilly, se desejar.

Rendimento: A receita rende aproximadamente 10 porções.

Aproveite o seu bolo de abacaxi caramelizado!

BOLO DE LARANJA COM GLACÊ DE ÁGUA DE FLOR DE LARANJEIRA

Com uma colher de licor na massa e outra de água de flor de laranjeira no glacê, esse bolo de laranja é especial por ser ultra perfumado, daqueles que se sente o cheiro ainda no forno… Irresistível!

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 6 ovos
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja
  • ¾ de xícara (chá) de iogurte natural
  • 1 colher (sopa) de licor de laranja
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de raspas de laranja-baía
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira para bolo inglês de cerca de 30 cm de comprimento. 

Passe a farinha de trigo e o açúcar pela peneira, separadamente. Numa terceira tigela, misture o iogurte, o suco de laranja, o licor e o extrato de baunilha. 

Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar peneirado. Em velocidade média, bata até virar um creme fofo e esbranquiçado. 

Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre. Adicione a farinha peneirada e a mistura de iogurte e suco alternadamente, até formar uma massa lisa. Em seguida, junte o fermento e o sal. 

Desligue a batedeira e acrescente as raspas de laranja. Usando uma espátula, misture bem. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 50 minutos. Para verificar o ponto, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. 

Retire do forno e deixe o bolo esfriar por 15 minutos, antes de desenformar. Deixe esfriar completamente antes de cobrir com o glacê. Espere secar e sirva a seguir.

PARA O GLACÊ

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres (sopa) de caldo de laranja
  • 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
  • raspas de laranja-baía a gosto

MODO DE PREPARO

Somente na hora de espalhar o glacê, misture o açúcar de confeiteiro, o suco de laranja e a água de flor de laranjeira numa tigela. Regue sobre o bolo e espere secar por 1 hora antes de servir. Decore com as raspas de laranja.

BOLO ENCHARCADO DE LARANJA

A textura é delicada, macia e, ao mesmo tempo, cheia de personalidade. Talvez remeta ao baba au rhum – mas apenas por ser molhado. Este porém não é um bolo molhadinho: é um bolo encharcado! E o ideal é preparar na véspera, assim dá tempo de a massa absorver todo o líquido. Ótimo para comemorações!

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 8 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 ¾ xícara (chá) de farinha de amêndoas (cerca de 200 g)
  • raspas de 2 laranjas
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma redonda, de fundo removível e 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para retirar o excesso.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo a claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela grande – se um ovo estiver estragado, você não perde a receita.

Junte às gemas o açúcar, a canela, as raspas de laranja e misture bem com o batedor de arame até formar um creme. Reserve.

Na batedeira, bata as claras até o ponto de neve: comece em velocidade baixa, quando espumar aumente a velocidade gradualmente até ficar firme.

Misture a farinha de amêndoas ao creme de gemas. Acrescente ⅓ das claras em neve e misture bem com a espátula para incorporar. Junte o restante das claras e misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos circulares, de baixo para cima, mas sem demora – o bolo não leva fermento, é o ar das claras em neve que vai dar leveza e fazer a massa crescer.

Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Para verificar espete um palito no centro: se sair limpo está pronto, caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto o bolo assa, prepare a calda.

Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar, a massa é delicada e pode quebrar – como não leva farinha nem fermento, o bolo murcha levemente ao sair do forno, não se assuste é assim mesmo. Depois que absorver a calda, ele incha novamente.


Obs: caso não encontre a farinha de amêndoas, compre 200 g de amêndoas sem pele e bata, aos poucos, no processador (ou liquidificador) até formar uma farinha.

PARA A CALDA E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de caldo de laranja peneirado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 laranja em gomos para decorar

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, misture o açúcar com o caldo de laranja. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira a calda para uma tigela e deixe em temperatura ambiente para esfriar.

Assim que estiver frio, abra e retire o aro da fôrma; cubra o bolo com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Com cuidado, passe uma faquinha para descolar o fundo da fôrma. Desvire o bolo num prato de bolo fundo (ou com borda alta) –  lembre-se que esse bolo é encharcado, com muita calda.

Fure toda a superfície do bolo com um palito de dentes e, com paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e laterais do bolo – dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda. O bolo leva cerca de 4 horas para absorver toda a calda e ficar encharcado. Decore com os gomos de laranja e sirva a seguir.


Obs: se preferir, deixe o bolo absorver toda a calda de um dia para o outro na geladeira. Ele fica ainda mais gostoso!

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

2 comentários em “Como Fazer Bolo de Abacaxi Caramelizado”

Deixe um comentário