Como fazer bombom de mel com chocolate amargo: Equilíbrio perfeito de sabores

como fazer bombom de mel

Como fazer bombom de mel, Já pensou num pão de mel em forma de bombom? esse é uma combinação de dar água na boca, portanto vamos la, mãos a massa.

PARA O RECHEIO DE GANACHE

INGREDIENTES

  • 250 g de chocolate amargo
  • 250 g de chocolate ao leite
  • 250 ml de creme de leite fresco
  • 65 g de mel (cerca de ¼ de xícara)

MODO DE PREPARO

Forre uma assadeira retangular, com aproximadamente 50 cm de comprimento, com papel-manteiga. Reserve.  Numa tábua, pique os dois tipos de chocolate. 

Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água. 

Numa panela, coloque o creme de leite e o mel e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue o fogo.  Adicione o creme de leite com mel ainda quente ao chocolate derretido e misture bem até obter um creme homogêneo. 

Na assadeira forrada, espalhe o creme de maneira uniforme, formando uma camada de cerca de 1 cm de espessura. Deixe secar por 24 horas em um local fresco. Se preferir, leve à geladeira e retire 1 hora antes de utilizá-lo novamente.  Com uma faca grande e afiada, corte a ganache endurecida em quadradinhos de 2 cm. Reserve.

PARA A COBERTURA

INGREDIENTES

  • 500 g de chocolate ao leite

MODO DE PREPARO

Numa tábua, pique o chocolate ao leite.  Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água. 

Numa superfície limpa de trabalho, de preferência uma mesa ou tábua de mármore, despeje ⅔ do chocolate derretido. Com uma espátula de confeiteiro, mexa o chocolate no sentido das bordas para o centro, para que esfrie um pouco, mas sem deixar endurecer. Se estiver usando um termômetro, pare de mexer o chocolate quando ele atingir 28ºC. Ou seja, ele deve estar líquido, mas frio. 

Com a mesma espátula, volte o chocolate manipulado à tigela com o ⅓ de chocolate derretido e misture bem. A temperatura final do chocolate deve aumentar para 30ºC. Na cozinha profissional, para que as temperaturas sejam precisas, o termômetro digital é sempre utilizado. Em casa, sem o termômetro, o truque é trabalhar com o chocolate frio, porém fluido.  Forre uma superfície limpa de trabalho com um folha de papel-manteiga. 

Para fazer a cobertura, banhe os quadradinhos de ganache de mel no chocolate derretido. Apóie um quadradinho num garfo pequeno, mergulhe no chocolate derretido, retire e deixe escorrer. Transfira o quadradinho para a folha de papel-manteiga e deixe secar por 15 minutos. Para fazer o risco decorativo, passe a lateral do dente do garfinho na diagonal do bombom.  Repita o procedimento com todos os quadradinhos de ganache de mel. Caso o chocolate derretido comece a endurecer, leve ao microondas por 5 segundos, misture com a espátula e continue banhando.

Acompanhamenos:

Bombom de prestígio vegano

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com bombom de mel com chocolate amargo:

  1. Frutas frescas: Morangos, framboesas, mirtilos ou fatias de laranja oferecem uma adição refrescante e contrastante ao sabor rico do chocolate amargo e do mel.
  2. Nozes: Nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas adicionam uma textura crocante e um sabor terroso que complementa muito bem o doce do mel e a amargura do chocolate.
  3. Queijo: Experimente servir pequenos pedaços de queijo, como queijo gorgonzola ou queijo brie, para um contraste salgado que realça os sabores do bombom de mel.
  4. Vinho tinto: Um bom vinho tinto, especialmente aqueles com notas frutadas e um toque de taninos suaves, pode complementar maravilhosamente o sabor intenso do chocolate amargo.
  5. Café: Uma xícara de café expresso ou um café encorpado pode ser uma excelente escolha para acompanhar o bombom de mel com chocolate amargo, ressaltando os sabores robustos do chocolate e do mel.
  6. Chá: Um chá preto forte ou um chá de frutas vermelhas podem ser ótimas opções para limpar o paladar entre as mordidas e realçar os sabores sutis do bombom.
  7. Sorvete de baunilha: Uma bola de sorvete de baunilha cremoso pode servir como uma base neutra que complementa perfeitamente a intensidade do chocolate amargo e a doçura do mel.
  8. Sal marinho: Uma pitada de sal marinho sobre o bombom de mel com chocolate amargo pode realçar os sabores e adicionar uma dimensão extra de sabor.

Espero que essas sugestões sejam úteis e inspirem combinações deliciosas para acompanhar seu bombom de mel com chocolate amargo!

Informações nutricionais:

Como fazer bombom de goiaba em casa: Receita fácil e prática

Para fornecer informações nutricionais precisas, é necessário ter a receita específica do bombom de mel com chocolate amargo que você está usando. Sem a lista exata de ingredientes e suas quantidades, não é possível fornecer números precisos para as informações nutricionais.

No entanto, posso oferecer uma abordagem geral sobre as informações nutricionais dos ingredientes comuns usados nessa receita:

  1. Chocolate amargo: O chocolate amargo normalmente contém cerca de 60-90% de cacau. Para 100 gramas de chocolate amargo, pode conter aproximadamente 500-600 calorias, 10-20 gramas de proteína, 30-50 gramas de gordura e 40-60 gramas de carboidratos, dependendo do teor de cacau e dos outros ingredientes adicionados.
  2. Mel: O mel é principalmente carboidratos na forma de açúcares naturais, principalmente glicose e frutose. Para 100 gramas de mel, pode conter cerca de 300-350 calorias, quase sem gordura e proteína, mas cerca de 80-85 gramas de carboidratos.

Esses números são aproximados e podem variar dependendo das marcas específicas dos ingredientes que você está usando. Recomendo verificar os rótulos nutricionais dos ingredientes individuais que você está usando em sua receita e somar os valores para obter uma estimativa precisa das informações nutricionais para 100 gramas da receita completa.

Dicas de congelamento:

Bombom de Morango com Recheio de Chocolate Branco

Para determinar se a receita de bombom de mel com chocolate amargo pode ser congelada com sucesso, é importante considerar os ingredientes e a textura final do produto.

Possibilidade de Congelamento:

  1. Chocolate Amargo: O chocolate amargo geralmente congela bem, pois contém menos açúcar e gordura do que o chocolate ao leite. Ele pode ficar um pouco mais opaco após o congelamento, mas geralmente mantém seu sabor e textura.
  2. Mel: O mel não congela, pois contém uma alta concentração de açúcares que previnem a formação de cristais de gelo. No entanto, pode ficar mais espesso e difícil de manipular em temperaturas muito baixas.

Com base nessas considerações, a parte de chocolate do bombom de mel com chocolate amargo pode ser congelada com relativa facilidade. No entanto, a parte de mel pode não se comportar tão bem no freezer.

Como Congelar:

Se desejar tentar congelar o bombom de mel com chocolate amargo, siga estas etapas:

  1. Prepare os Bombons: Prepare os bombons de acordo com a receita e deixe-os esfriar completamente antes de congelar.
  2. Embalagem Adequada: Coloque os bombons em uma bandeja forrada com papel manteiga, garantindo que não estejam tocando uns nos outros.
  3. Congelamento Inicial: Coloque a bandeja no freezer por algumas horas para congelar os bombons individualmente. Isso evita que grudem uns nos outros.
  4. Armazenamento: Depois que os bombons estiverem congelados, transfira-os para um recipiente hermético ou saco de congelação, removendo o máximo de ar possível antes de selar.
  5. Rotulação e Data: Não se esqueça de rotular o recipiente com o conteúdo e a data de congelamento.
  6. Armazenamento: Armazene os bombons congelados no freezer a uma temperatura constante de 0°F (-18°C) ou abaixo.

Por que não Congelar:

Embora seja possível congelar o chocolate amargo, a textura e a consistência do mel podem ser afetadas negativamente pelo congelamento. O mel tende a ficar mais espesso e cristalizar em temperaturas baixas, o que pode alterar significativamente a experiência de comer o bombom de mel com chocolate amargo.

Além disso, ao descongelar, pode ocorrer separação entre o chocolate e o mel, resultando em uma textura indesejável. Portanto, embora o chocolate amargo possa ser congelado com sucesso, o mel pode não ser adequado para congelamento devido a suas características físicas e químicas.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

36 comentários em “Como fazer bombom de mel com chocolate amargo: Equilíbrio perfeito de sabores”

Deixe um comentário