Como Fazer Costelinha Assada com Páprica e Laranja

Como Fazer Costelinha Assada com Páprica e Laranja

Como Fazer Costelinha Assada com Páŕica e Laranja, a costelinha assada com páprica e laranja é um prato que combina sabores defumados e cítricos de maneira deliciosa. Embora não tenha uma origem específica, ela se baseia em técnicas de cozimento de costelas de porco e na combinação de temperos que realçam seu sabor.

A páprica, um ingrediente chave neste prato, é comumente associada à culinária húngara e espanhola. Existem diferentes tipos de páprica, como a doce, a defumada e a picante, e cada uma adiciona um sabor distinto à costelinha assada.

Já o uso da laranja como ingrediente complementar à carne é encontrado em diversas cozinhas ao redor do mundo, adicionando um toque cítrico e fresco. A combinação da acidez da laranja com os sabores intensos da páprica e da carne defumada torna esse prato único e saboroso.

Quanto à popularidade, pratos semelhantes podem ser encontrados em diversos lugares onde a carne de porco é consumida, como nos Estados Unidos, na América Latina, na Europa e em várias regiões da Ásia. No entanto, a maneira específica de preparar a costelinha com páprica e laranja pode variar de acordo com as tradições culinárias de cada local.

Aqui a Receita da Costelinha Assada com Páprica e Laranja

Como Fazer Costelinha Assada com Páprica e Laranja

PARA TEMPERAR A COSTELINHA

INGREDIENTES
  • 2 costelas de porco em peça (cerca de 1,5 kg cada)
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 colheres (sopa) de páprica doce
  • 1 colher (chá) de pimenta-de-caiena
  • 1 colher (chá) de semente de coentro
  • raspas de 1 laranja-baía
MODO DE PREPARO
  1. Numa tigela pequena, misture o açúcar com a páprica e a pimenta-de-caiena.
  2. No pilão, quebre as sementes de coentro levemente e junte ao açúcar. Não precisa moer muito — é só para liberar o aroma. Bata levemente os dentes de alho no pilão para descascar; adicione o sal e macere bem até formar uma pastinha.
  3. Junte a pasta de alho com a mistura de temperos secos, adicione as raspas de laranja e misture bem.
  4. Retire o excesso de gordura da costelinha (se houver) e corte a peça em 3 partes iguais — faça o corte entre dois ossinhos para facilitar; cada pedaço fica com cerca de 4 ripas.
  5. Espalhe bem, com as mãos mesmo, a pastinha de especiarias e alho em cada pedaço, cobrindo toda a superfície. Coloque as costelinhas numa travessa (ou tigela grande com tampa) e leve à geladeira para marinar por 1 hora. Enquanto isso, separe o restante dos ingredientes.

PARA ASSAR

INGREDIENTES
  • 2 cabeças de alho
  • 3 cebolas
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 2 colheres (chá) de amido de milho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
  1. Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa); enquanto isso, retire a costelinha da geladeira para que perca o gelo.
  2. Corte as cebolas ao meio e cada metade em 4 gomos, passando a faca pela raiz, e descasque — dessa forma, as camadas ficam unidas ao assar.
  3. Distribua as cabeças de alho e os gomos de cebola numa assadeira grande e tempere com sal e pimenta. Coloque os pedaços de costelinha sobre a cebola na assadeira, com o lado da carne voltado para cima, e cubra com papel-alumínio.
  4. Leve as costelinhas ao forno para assar por cerca de 2 horas — para checar o ponto, verifique se a carne está bem macia e se as pontinhas dos ossos estão aparecendo.
  5. Retire a assadeira do forno e aumente a temperatura para 220 ºC (temperatura alta).
  6. Com cuidado, retire o papel-alumínio — levante primeiro o lado que está distante do seu corpo, pois sairá bastante vapor quente! Com uma pinça, transfira as costelinhas, a cebola e o alho para uma travessa.
  7. Escorra o líquido da assadeira em uma jarra medidora. Você vai precisar de 2 xícaras (chá) do líquido para fazer o molho — caso necessário, complete a medida com água.
  8. Transfira o caldinho da assadeira para uma panela pequena e adicione o vinagre, o açúcar mascavo e o amido de milho; misture bem para dissolver. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos depois que ferver — a ideia é fazer um molho mais ralinho mesmo, que será usado para pincelar nas costelinhas e também para servir.
  9. Volte somente os pedaços de costelinha para a assadeira, deixando um ao lado do outro, com a carne virada para cima. Com uma colher (ou concha), espalhe um pouco do molho sobre as costelinhas e retorne ao forno por cerca de 20 minutos, ou até dourar — na metade do tempo, regue as costelinhas novamente com um pouco mais do molho.
  10. Retire a assadeira do forno e espere 10 minutos antes de servir — assim, os sucos da carne se redistribuem e a costelinha fica mais saborosa e úmida. Sirva a seguir com a cebola e o alho assados e com o restante do molho.

OBS.: se quiser preparar meia receita, dá muito certo! Cada peça de costelinha rende 6 porções.

Costelinha de Porco Caramelizada no Forno
DICA DE PLANEJAMENTO 1

As costelinhas podem ser temperadas com antecedência e mantidas na geladeira por até 1 dia antes de assar. Mas atenção: a picância da pimenta-de-caiena vai ficando mais presente quanto maior for o tempo de descanso.

DICA DE PLANEJAMENTO 2

Você pode adiantar a primeira etapa de forno e deixar para finalizar as costelinhas com o molho na hora de aquecer e servir o jantar. As costelinhas, depois de assadas por 2 horas, podem ser mantida em temperatura ambiente, cobertas com papel-alumínio, por até 1 hora, ou de um dia para o outro na geladeira (nesse caso, retire a assadeira da geladeira 40 minutos antes de dourar, para quebrar o gelo).

Melhores Acompanhamentos

A costelinha assada com páprica e laranja combina bem com acompanhamentos que complementam seus sabores intensos e defumados. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Purê de batatas: Um clássico que equilibra bem a intensidade da carne. Você pode adicionar alho ou queijo ao purê para um toque extra de sabor.
  2. Vegetais assados: Brócolis, cenouras, abobrinha ou batatas assadas no forno com azeite, sal e ervas são excelentes acompanhamentos que adicionam frescor e textura.
  3. Salada de folhas verdes: Uma salada fresca com uma mistura de folhas, como rúcula, espinafre ou alface, pode contrastar bem com a riqueza da carne. Adicione frutas cítricas ou nozes para dar um toque especial.
  4. Arroz: Arroz branco, arroz com açafrão ou até mesmo um arroz de limão podem ser boas opções para absorver os sucos da costelinha.
  5. Farofa: Uma farofa crocante com manteiga, cebola, farinha de mandioca e alguns temperos é um acompanhamento clássico para pratos de carne no Brasil.
  6. Legumes grelhados: Aspargos, pimentões, cogumelos e berinjelas grelhados podem oferecer uma textura diferente e um contraste de sabor interessante.
  7. Molhos: Um molho barbecue caseiro ou um molho de laranja e mel podem ser excelentes para servir junto com a costelinha, realçando ainda mais os sabores.

Escolher um ou mais desses acompanhamentos pode depender do seu gosto pessoal e do estilo da refeição que você deseja criar. Experimentar combinações diferentes pode ser divertido e proporcionar uma experiência gastronômica mais rica!

Informações Nutricionais:

costelhinha

As informações nutricionais específicas para uma receita de costelinha assada com páprica e laranja podem variar dependendo de vários fatores, como a quantidade de carne usada, os ingredientes exatos e as porções individuais. Aqui estão algumas informações gerais sobre os principais componentes dessa receita:

Costelinha de porco: A costelinha é uma carne rica em proteínas e gordura. Em uma porção de 100 gramas de costelinha de porco, pode conter aproximadamente:

  • Calorias: Cerca de 250-300 calorias
  • Proteína: Em torno de 25-30g
  • Gordura: Varia dependendo do corte, mas geralmente é alta, com 15-25g
  • Carboidratos: Mínimos, geralmente menos de 1g

Páprica: A páprica é um tempero geralmente usado em pequenas quantidades e contribui com poucas calorias, fornecendo principalmente sabor.

Laranja: O suco de laranja é baixo em calorias e rico em vitamina C. Uma laranja média pode fornecer cerca de 60-80 calorias e 15-20g de carboidratos.

É importante considerar que o modo de preparo, os ingredientes adicionais e o tamanho das porções impactam diretamente os valores nutricionais totais da receita. Além disso, o uso de óleos, açúcares ou outros ingredientes na marinada ou no cozimento também pode adicionar calorias e nutrientes à receita. Para ter informações nutricionais precisas, é recomendado usar ferramentas específicas de cálculo ou consultar um nutricionista.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

17 comentários em “Como Fazer Costelinha Assada com Páprica e Laranja”

Deixe um comentário