Como Fazer Cupcake de Chocolate: Guia Completo e Prático

COMO FAZER CUPCAKE DE CHOCOLATE

Como Fazer Cupcake de Chocolate: Guia Completo e Prático, Que tal entrar na cozinha com as crianças e preparar estes irresistíveis cupcakes?

PARA O CUPCAKE

INGREDIENTES

  • 3 colheres (sopa) de manteiga amolecida
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ colher (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de leite

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Coloque 12 forminhas de papel próprias para assar (não precisa untar) dentro da fôrma de cupcake. Na batedeira, coloque a manteiga, o cacau em pó, o açúcar, a farinha, o fermento e o sal. Atenção: a manteiga não pode estar nem derretida nem dura, mas em ponto de pomada. Retire da geladeira com antecedência e deixe sobre o forno para começar a amolecer ou coloque no micro-ondas, com muito cuidado para não derreter, em rodadas de 10 segundos.

Na velocidade baixa, bata até que fique com textura de areia úmida. Numa tigela, bata o ovo com o batedor de arame e em seguida misture o leite. Acrescente metade dessa mistura à batedeira e aumente a velocidade ao máximo até que a massa fique lisa e cremosa. Diminua a velocidade e junte o restante do líquido aos poucos, até incorporar totalmente. Transfira a massa para um saco de confeitar sem bico e preencha ¾ de cada forminha. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos. Faça o teste do palito: insira um na massa, se sair limpo está pronto.

PARA O BUTTERCREAM

INGREDIENTES

  • 6 colheres (sopa) de manteiga amolecida
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • confeitos coloridos a gosto para decorar

MODO DE PREPARO

Na batedeira, coloque a manteiga (em ponto pomada), o cacau e o açúcar de confeiteiro. Bata em velocidade baixa até misturar, em seguida aumente e bata até formar um creme. Junte o leite, de colher em colher, batendo bem entre cada adição. Aumente a velocidade para o máximo e bata por 5 minutos até o glacê ficar cremoso e fofinho. Coloque o glacê no saco de confeitar com um bico pitanga grande (de aproximadamente 1 cm de diâmetro). Cubra cada cupcake com o buttercream fazendo um movimento circular, de fora para dentro. Decore polvilhando com os confeitos coloridos e sirva a seguir.

Dicas de acompanhamentos:

Cupcake de Ovomaltine - Delícia Crocante para os Amantes de Chocolate

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com cupcake de chocolate:

  1. Ganache de Chocolate: Uma cobertura rica e cremosa que complementa perfeitamente o sabor do cupcake de chocolate.
  2. Creme de Avelã (Nutella): Espalhe uma camada generosa de creme de avelã sobre o cupcake para um toque indulgente.
  3. Creme de Manteiga de Chocolate: Um glacê de manteiga com chocolate adiciona uma doçura suave e uma textura cremosa aos cupcakes.
  4. Creme de Marshmallow: Cubra os cupcakes com marshmallow cremoso e toste rapidamente com um maçarico para um acabamento torrado e sabor adicional.
  5. Frutas Frescas: Morangos, framboesas ou cerejas frescas adicionam um contraste refrescante ao sabor rico do cupcake de chocolate.
  6. Crocantes de Chocolate ou Granulado: Polvilhe alguns pedaços de chocolate ou granulado sobre a cobertura para adicionar textura e um toque decorativo.
  7. Mousse de Chocolate: Coloque uma colherada de mousse de chocolate leve no topo de cada cupcake para uma indulgência extra de chocolate.
  8. Nozes ou Amêndoas Caramelizadas: Adicione crocância e um toque de doçura com nozes ou amêndoas caramelizadas picadas.
  9. Sorvete de Baunilha: Sirva os cupcakes quentes com uma bola de sorvete de baunilha para uma sobremesa decadente e reconfortante.
  10. Raspas de Chocolate: Polvilhe generosamente com raspas de chocolate para um toque elegante e sabor extra de chocolate.

Informações nutricionais:

Cupcake de Ovomaltine com Cobertura de Chantilly

Para fornecer informações nutricionais precisas para a sua receita de cupcake de chocolate, é necessário ter a lista completa de ingredientes, incluindo as quantidades exatas de cada um. Como você não forneceu esses detalhes, não consigo calcular as informações nutricionais precisas. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas de um cupcake de chocolate típico, baseado em ingredientes comuns e proporções padrão. Por favor, tenha em mente que essas são estimativas aproximadas e os valores reais podem variar dependendo da sua receita específica. Aqui está uma estimativa aproximada:

  • Calorias: Cerca de 350-400 kcal
  • Gordura: Cerca de 20-25g
  • Gordura saturada: Cerca de 10-15g
  • Carboidratos: Cerca de 35-45g
  • Açúcares: Cerca de 20-30g
  • Proteínas: Cerca de 5-8g
  • Fibra: Cerca de 2-4g
  • Sódio: Cerca de 150-250mg

Esses valores podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na sua receita, como o tipo de farinha, açúcar, óleo, chocolate, etc. Se você puder fornecer a lista completa de ingredientes e suas quantidades, eu poderei calcular informações nutricionais mais precisas para você.

Dicas de congelamento:

Como Fazer Receita de Cupcake de Paçoca

Você pode congelar cupcakes de chocolate, mas é importante seguir alguns passos para garantir que mantenham sua qualidade e sabor quando descongelados. Aqui estão os detalhes sobre como congelar cupcakes de chocolate:

Passo 1: Deixe esfriar completamente: Certifique-se de que os cupcakes estejam completamente resfriados antes de começar o processo de congelamento. Colocar cupcakes quentes no congelador pode criar condensação, levando a umidade excessiva e textura pegajosa quando descongelados.

Passo 2: Embalagem adequada: Embale individualmente cada cupcake em filme plástico ou papel alumínio. Certifique-se de envolvê-los firmemente para evitar a entrada de ar, o que pode causar queimaduras pelo frio e alterar a textura do cupcake.

Passo 3: Armazenamento seguro: Coloque os cupcakes embrulhados em uma única camada em um recipiente hermético ou saco plástico para freezer. Se você estiver empilhando os cupcakes em camadas, coloque uma camada de papel vegetal ou filme plástico entre as camadas para evitar que se colem.

Passo 4: Congelamento: Coloque os cupcakes embalados no freezer e congele-os por até 1-2 meses. Certifique-se de que o freezer esteja ajustado para uma temperatura de 0°F (-18°C) ou mais fria para manter a qualidade dos cupcakes durante o armazenamento.

Passo 5: Descongelamento: Quando estiver pronto para consumir os cupcakes, retire-os do freezer e deixe-os descongelar na geladeira durante a noite. Isso permite que eles descongelem gradualmente, minimizando a condensação e preservando sua textura e sabor.

Por que você pode congelar cupcakes de chocolate:

  • Os cupcakes de chocolate geralmente congelam bem porque sua textura e sabor não são tão sensíveis ao congelamento quanto outros produtos de panificação.
  • Embora a textura possa mudar ligeiramente após o descongelamento, a maioria das pessoas não perceberá uma diferença significativa no sabor ou na qualidade.

Se você seguir esses passos, seus cupcakes de chocolate congelados devem manter sua qualidade e sabor quando descongelados. No entanto, lembre-se de consumi-los dentro do prazo de validade recomendado para obter os melhores resultados.

LEIA TEMBEM:

FAÇA TAMBEM BOLO DE CANECA (DE MICRO-ONDAS)

COMO FAZERBOLO DE CANECA (DE MICRO-ONDAS)

Sabe quando bate aquela vontade de comer um bolo chocolate gostoso, mas dá preguiça de esperar quase uma hora para ele ficar pronto? A receita do bolo de copinho é ideal para esses dias. Em cinco minutos, você tem uma verdadeira delícia em mãos.

INGREDIENTES

  • 1 ovo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, que vá ao micro-ondas, coloque a manteiga. Leve para derreter por 30 segundos, até que a manteiga fique líquida. Meça novamente as 3 colheres (com a manteiga já derretida) e transfira para uma tigela média. Se preferir, pode usar óleo. Na tigela com a manteiga derretida, junte o leite e o ovo. Misture bem, com um batedor de arame ou com um garfo. 

Junte o açúcar, o cacau, a farinha e o fermento. Misture vigorosamente, até que a massa fique lisa.  Divida a massa em 3 xícaras (ou copinhos), sem deixar ultrapassar ⅔ da capacidade. Leve as xícaras ao micro-ondas, na potência máxima, para rodar por 3 minutos. Se quiser, para facilitar, coloque as xícaras num prato dentro do forno.

MUITO CUIDADO na hora de tirar os copinhos, eles ficam bem quentes. Se for servir para crianças, espere esfriar um pouco.

FORNO CONVENCIONAL

Se você preferir, pode assar os bolinhos no forno convencional preaquecido a 180 ºC (temperatura média) por 15 minutos.FAVORITAR

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

18 comentários em “Como Fazer Cupcake de Chocolate: Guia Completo e Prático”

Deixe um comentário