Como Fazer Doce de Mamão em Calda

Como Fazer Doce de Mamão em Calda

Como Fazer Doce de Mamão em Calda, o doce de mamão é uma sobremesa tradicional brasileira feita com mamão maduro em calda. É uma receita simples e fácil de fazer em casa, com ingredientes básicos como açúcar, água, especiarias e, claro, mamão.

Existem várias variações da receita de doce de mamão, mas geralmente envolvem cozinhar o mamão em calda por um período de tempo para que o mamão absorva o sabor da calda e fique macio e doce. O resultado final é uma sobremesa doce, macia e deliciosa que pode ser servida sozinha, com sorvete, iogurte ou queijo fresco.

O mamão é uma fruta rica em nutrientes, como vitamina C, beta-caroteno e fibras, o que torna o doce de mamão não só uma sobremesa saborosa, mas também uma opção relativamente saudável. No entanto, o doce de mamão também é rico em açúcar, portanto, é importante consumi-lo com moderação e como parte de uma dieta equilibrada.

O doce de mamão é muito popular em todo o Brasil, especialmente em regiões onde o mamão é cultivado, como o Nordeste. É uma sobremesa muito versátil que pode ser servida em ocasiões especiais ou no dia a dia. Além disso, é uma ótima opção para quem procura uma sobremesa caseira fácil de fazer.

Receita completa para fazer doce de mamão em calda

Ingredientes:

  • 1 mamão maduro descascado e sem sementes
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de água
  • 1 pau de canela (opcional)
  • 3 cravos-da-índia (opcional)

Modo de Preparo:

Corte o mamão em cubos pequenos e reserve. Em uma panela grande, misture o açúcar, a água, a canela e os cravos-da-índia e leve ao fogo médio. Mexa bem até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Adicione o mamão na panela e misture delicadamente.

Cozinhe em fogo médio-alto até que a calda comece a ferver. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos ou até que o mamão fique macio e a calda tenha engrossado.

Retire a panela do fogo e deixe seguido. Sirva o doce de mamão em calda quente ou frio, decorando com um pouco de canela em pó ou chantilly, se desejar. Este doce de mamão em calda é uma sobremesa e fácil de preparar que agrada a todos. Aproveite!

Receita completa de doce de mamão cristalizado

Ingredientes:

  • 1 mamão maduro descascado e sem sementes
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de água

Modo de Preparo:

Corte o mamão em fatias finas e reserve. Em uma panela grande, misture o açúcar e a água e leve ao fogo médio. Mexa bem até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Adicione as fatias de mamão na panela e misture delicadamente.

Cozinhe em fogo médio-alto até que a solução comece a ferver. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora ou até que as fatias de mamão fiquem translúcidas e macias. Retire a panela do fogo e deixe seguido por 15 minutos.

Com uma escumadeira, retire as fatias de mamão da solução e coloque-as em uma grade para escorrer o excesso de líquido. Reserve uma solução. Quando as fatias de mamão estiverem secas, passe-as pelo açúcar cristal, cobrindo todos os lados. Coloque as fatias em uma assadeira e deixe secar por pelo menos 12 horas antes de servir.

Dicas:

  • O mamão deve estar bem maduro para que fique macio e doce depois de cristalizado.
  • É importante retirar todo o excesso de líquido das fatias de mamão antes de passar no açúcar para que fiquem bem crocantes.
  • Para dar um toque especial, acrescente algumas gotas de limão à solução de açúcar e água.

Rendimento: Esta receita rende cerca de 20 porções de doce de mamão cristalizado, dependendo do tamanho das fatias.

Receita completa de doce de mamão em barra

Ingredientes:

  • 1 mamão maduro descascado e sem sementes
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

Corte o mamão em pedaços pequenos e reserve. Em uma panela grande, misture o açúcar, o suco de limão e a água e leve ao fogo médio. Mexa bem até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Adicione o mamão na panela e misture delicadamente. Cozinhe em fogo médio-alto até que a solução comece a ferver.

Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos ou até que o mamão fique macio e a solução tenha engrossado e reduzido cerca de 50% do volume original.

Desligue o fogo e deixe o mamão seguido por cerca de 5 minutos. Coloque o mamão cozido em um processador de alimentos e bata até obter uma massa preservada.

Despeje a massa em uma pequena forma forrada com papel manteiga e alise com uma espátula. Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora, depois leve à geladeira por pelo menos 2 horas para firmar. Quando a mistura estiver firme, retire da forma, corte em barras e sirva.

Dicas:

  • Use um mamão bem maduro para obter um sabor mais doce e intenso.
  • A adição de limão ajuda a equilibrar o sabor doce do mamão e dá um toque de acidez ao doce.
  • Se preferir, você pode adicionar outras especiarias, como canela ou cravo, para dar mais sabor à receita.

Rendimento: Esta receita rende cerca de 10 barras de doce.

Receita completa de compota de mamão

Ingredientes:

  • 1 mamão maduro descascado e sem sementes
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
  • Suco de 1 Limão
  • 1 pau de canela

Modo de Preparo:

  1. Corte o mamão em cubos pequenos e reserve.
  2. Em uma panela média, misture o açúcar, a água, o suco de limão e o pau de canela e leve ao fogo médio.
  3. Mexa bem até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
  4. Adicione os cubos de mamão na panela e misture delicadamente.
  5. Cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 20 minutos, ou até que o mamão fique macio e a calda tenha engrossado.
  6. Desligue o fogo e deixe o mamão seguido na calda por cerca de 10 minutos.
  7. Remova o pau de canela e descarte.
  8. Transfira a compota para um recipiente com tampa e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Dicas:

  • Use um mamão bem maduro para obter um sabor mais doce e intenso.
  • Adicione outras frutas, como abacaxi ou maçã, para uma compota mais variada.
  • Sirva a compota gelada com sorvete, iogurte ou queijo fresco.

Rendimento: Esta receita rende cerca de 6 porções de compota de mamão.

DOCINHO DE MAMÃO VERDE GLAÇADO


Rende 40 unidades

Ingredientes:

  • 1 mamão verde médio
  • 400g de açúcar
  • 2 litros de água
  • 2 anises-estrelados

Modo de Preparo:

Com uma escovinha para legumes, lave a casca do mamão verde sob água corrente. Corte o mamão ao meio, no sentido do comprimento e raspe as sementes com uma colher. 

Com um descascador de legumes, retire fitas longas da parte cortada do mamão. Transfira para uma tigela, cubra com água e deixe de molho por dois dias, trocando a água de 4 em 4 horas.

Após as 48 horas, escorra a água das fitas de mamão. Enrole uma fita sobre ela mesma, bem apertadinho; emende quantas fitas forem necessárias para formar um rolinho. Coloque um pedaço longo de linha numa agulha e passe no meio de cada um dos rolinhos, para formar um cordão com 10 unidades. Dê um nó na ponta para que não soltem e repita com o restante do mamão.

Leve um tacho de cobre com a água e o açúcar ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até formar uma calda média. Adicione o anis-estrelado e mergulhe os cordões de mamão. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora. Quando a calda começar a espumar, ficar bem grossa e os rolinhos estiverem transparentes, estão prontos. 

Transfira os cordões para uma travessa e, importante, retire os rolinhos da linha com o mamão ainda quente do contrário, os rolinhos podem quebrar.  Coloque os rolinhos de pé numa assadeira e deixe secar na geladeira (ou no freezer) antes de servir. 
OBS: para fazer o mamão na versão compota, não deixe a calda engrossar demais. Assim que os mamões ficarem translúcidos mas a calda ainda estiver rala está pronto. Solte os rolinhos da linha, transfira para uma compoteira e cubra com a calda. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

2 comentários em “Como Fazer Doce de Mamão em Calda”

Deixe um comentário