Como Fazer Macarrão Gratinado com Couve-Flor: Receita Passo a Passo para Iniciantes

como fazer macarrao gratinado

Como Fazer Macarrão Gratinado com Couve-Flor: Receita Passo a Passo para Iniciantes, O Macarrão Gratinado com Couve-Flor é um prato que combina massa de macarrão cozida com couve-flor e cobertura gratinada, geralmente feita com queijo. É uma opção reconfortante e saborosa, com uma textura cremosa por dentro e crocante por cima, devido à gratinagem.

Origem: A origem exata do Macarrão Gratinado com Couve-Flor é difícil de determinar, pois varia de acordo com as influências culinárias de cada região. No entanto, pratos gratinados têm sido parte da culinária europeia há séculos, comumente associados à França e à Itália. A combinação de massa com vegetais e queijo gratinado é uma variação desses pratos tradicionais.

Popularidade no Brasil: No Brasil, o Macarrão Gratinado com Couve-Flor é uma opção popular, especialmente em regiões onde a influência da culinária italiana é forte, como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nessas áreas, é comum encontrar variações regionais do prato, com ingredientes locais adicionados para dar um toque único.

Em restaurantes e em casas, o Macarrão Gratinado com Couve-Flor é muitas vezes servido como prato principal em almoços ou jantares, especialmente em ocasiões especiais ou reuniões familiares. A combinação de massa com vegetais e queijo gratinado é apreciada por muitos brasileiros por sua simplicidade e sabor reconfortante.

Além disso, com a crescente busca por opções mais saudáveis e nutritivas, o Macarrão Gratinado com Couve-Flor também ganhou popularidade entre aqueles que procuram maneiras de incorporar mais vegetais em suas refeições sem sacrificar o sabor. A couve-flor, rica em nutrientes e versátil na culinária, oferece uma alternativa saudável à tradicional massa de macarrão, tornando este prato uma escolha atraente para muitas pessoas preocupadas com a saúde.

INGREDIENTES

  • ½ couve-flor grande (cerca de 400 g)
  • 4 xícaras (chá) de macarrão do tipo rigatoni (cerca de 300 g)
  • 1 xícara (chá) de queijo minas padrão ralado grosso
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 folhas de louro
  • 4 ramos de tomilho-limão
  • sal a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Retire as folhas e corte a couve-flor em fatias de 2 cm (com o talo) no sentido do comprimento — nesta receita, vamos usar os talos e os floretes. Não se preocupe em fazer cortes perfeitos; a couve-flor será cozida e depois batida no liquidificador. Transfira os pedaços para uma tigela, cubra com água e lave bem. Deixe escorrer o excesso de água numa peneira enquanto separa o restante dos ingredientes.  

Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Descasque e corte o alho em lâminas finas. Numa panela grande, coloque a couve-flor, a cebola e o alho. Cubra com o leite, junte o louro, o tomilho e tempere com 1 colher (chá) de sal e noz-moscada a gosto. Leve ao fogo médio com a tampa entreaberta por cerca de 10 minutos, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que a couve-flor fique bem macia — espete com um garfo para verificar. 

Com uma pinça, retire o louro e o tomilho e transfira a couve-flor com o leite para o liquidificador. Bata até formar um molho liso e cremoso. Prove e ajuste o sal. Reserve. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário de 30 cm x 20 cm (ou que comporte 2,5 litros).

Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto (pode usar a mesma panela de cozimento da couve-flor!). Quando ferver, misture 1½ colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar por 5 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem — o macarrão deve estar ainda cru no centro; ele vai assar e terminar de cozinhar com o molho no forno. Enquanto isso, prepare a farofinha da cobertura.

Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Volte o macarrão para a panela (sem água) e acrescente o molho de couve-flor. Misture delicadamente, adicionando aos poucos a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido. Cerca de ½ xícara, pelo menos, será necessário — lembre-se de que o molho engrossa um pouco mais no forno; se já estiver cremoso, o macarrão poderá ficar ressecado. Misture o queijo ralado e transfira para o refratário. 

Cubra com a farofinha e leve ao forno para gratinar por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir com tomatinhos grelhados, folhas de radicchio, nozes e salsinha.

PARA A FAROFINHA

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca caseira grossa
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
  • ⅓ de xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
  • raspas de 1 limão
  • 1 colher (sopa) de azeite

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes numa tigela e reserve. 

SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o forno e adiante o preparo de uma próxima refeição. O papilote de peixe é uma ótima opção para esse tipo de planejamento. Como o peixe é assado dentro de uma trouxinha de papel-alumínio, o aroma das duas receitas não se mistura. Atenção ao tempo de forno: já que o macarrão é assado a 200 ºC, o peixe fica pronto em apenas 8 minutos.

Informações nutricionais:

As informações nutricionais para 100 gramas do Macarrão Gratinado com Couve-Flor podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na receita. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais com base em uma receita típica. Aqui está uma aproximação das informações nutricionais para 100 gramas do prato:

  • Calorias: Aproximadamente 160-200 calorias
  • Proteínas: Cerca de 8-10 gramas
  • Gorduras: Em torno de 6-8 gramas
  • Gorduras saturadas: Cerca de 3-4 gramas
  • Carboidratos: Aproximadamente 20-25 gramas
  • Fibras: Cerca de 2-3 gramas
  • Açúcares: Em torno de 2-3 gramas
  • Sódio: Cerca de 300-400 miligramas

Essas informações nutricionais são uma estimativa e podem variar com base nos ingredientes específicos, como o tipo de macarrão usado, os queijos e os temperos adicionados. Se você estiver preocupado com a precisão das informações nutricionais, é recomendável calcular com base nos ingredientes exatos da sua receita usando uma calculadora de nutrição online ou consultando as informações nutricionais dos produtos individualmente.

FAÇA TAMBEM COUVE FLOR GRELHADA

COUVE FLOR GRELHADA

Grelhar couve-flor sem cozinhar antes? Sim. Basta cortar em floretes pequenos para dar tempo de cozinhar e dourar. Sirva com risoto de queijo ou como entrada, com molho de tahine.

INGREDIENTES

  • 1 couve-flor
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descarte as folhas e corte a couve-flor em floretes pequenos, do tamanho de um bocado. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Deixe escorrer bem a água numa peneira – quanto mais sequinha, mais dourada a couve-flor fica.

Leve uma frigideira média, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e junte quantos floretes couberem, sem amontoar um sobre o outro – eles precisam ficar em contato com o fundo da frigideira para dourar. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe por cerca de 6 minutos, virando com uma pinça para dourar por igual. Transfira os floretes dourados para uma travessa e repita com o restante. Sirva a seguir.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário