FRANGO COM MOLHO DE MEL E PÁPRICA

FRANGO COM MOLHO DE MEL E PÁPRICA

Frango com molho de mel e paprica, uma receita pra la de gosotosa que trazemos hoje para voce. O corte usado nesta receita é o sassami, a parte interna do peito, muito macia e suculenta. A superfície brilhante e adocicada é por causa do molho agridoce, preparado com mel, páprica e vinagre. Sirva acompanhado de escarola refogada com amendoim picante.

INGREDIENTES

  • 500 g de frango (10 unidades)
  • ¼ de xícara (chá) de amido de milho
  • ¼ de xícara (chá) de mel
  • ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1½ colher (chá) de páprica doce
  • ¼ de colher (chá) de cominho em pó
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, misture o mel com o vinagre, a água, a páprica, o cominho e ½ colher (chá) de sal. Tempere o frango com 1 colher (chá) de sal e com pimenta a gosto. Coloque o amido de milho num prato raso. Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio e, enquanto ela aquece, passe metade dos filezinhos de frango pelo amido para empanar — pressione bem com as mãos para cobrir toda a superfície. 

Regue a frigideira com 1 colher (sopa) de óleo, coloque os filezinhos empanados um ao lado do outro e deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado. Enquanto isso, empane o restante. Transfira o frango dourado para uma travessa e repita o processo com a outra metade, regando a frigideira com mais óleo.  Volte os filezinhos dourados para a frigideira e abaixe o fogo. Acrescente o molho e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, até que o molho engrosse levemente e fique bem brilhante. Vá virando o frango com a pinça para que toda a superfície fique coberta pelo molho. Sirva a seguir.

FAÇA TAMBEM FRANGO ASSADO PRÁTICO

Essa é uma versão crocante e suculenta do frango assado tradicional. Só que de um jeito menos trabalhoso de fazer. Ótimo e prático de preparar para a família num almoço de fim de semana. Experimente!

INGREDIENTES

  • 1 frango de 2 Kg
  • 1 xícara (chá) de sal
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 cebola
  • 1 cabeça de alho

MODO DE PREPARO

Retire os miúdos do frango e guarde na geladeira ou no congelador. Eles não serão usados nesta receita mas podem ser usados em outras preparações, como uma farofa ou caldo.
Lave o frango e, com uma tesoura ou faca, retire o excesso de gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango. Para hidratar, deixe o frango num soro caseiro por 40 minutos: numa tigela bem grande, coloque o sal, o açúcar e misture bem. Coloque o frango na tigela e espalhe a mistura por dentro e por fora. Tempere também o peito de frango, sob a pele. Junte a cebola descascada e cortada ao meio. Cubra com água, tampe a tigela e reserve fora da geladeira.

Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta). Depois de hidratar, retire o frango do soro, lave sob água corrente para retirar o excesso de tempero e escorra por uns minutinhos. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango. Quanto mais sequinho ele estiver, mais crocante fica a pele.
Coloque o frango seco num refratário, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto. Se quiser, amarre as coxinhas com um barbante. Corte uma tampa da cabeça de alho e coloque a parte de baixo no refratário. Leve ao forno para assar por 1 hora e 30 minutos. Atenção: nos primeiros 15 minutos, mantenha a temperatura a 220 °C; em seguida, abaixe para 180 °C (temperatura média) e mantenha no forno por mais 1 hora e 15 minutos. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo.

No final do tempo, quando o frango estiver dourado, verifique se ele está completamente assado. Basta furar a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se ainda tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve voltar ao forno por mais alguns minutos. Se a parte externa do frango estiver começando a queimar, cubra com papel-alumínio. Teste novamente até que o líquido saia limpo.
Retire o frango do forno e deixe descansar em temperatura ambiente, coberto com papel-alumínio, por cerca de 15 minutos, isso faz com que ele fique mais suculento. Destrinche o frango começando pela coxa, depois corte as asas e, por último, o peito. Transfira para uma travessa com a cabeça de alho assada. Sirva a seguir.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário