Como Fazer o Delicioso Bolinho de Bacalhau

Como Fazer o Delicioso Bolinho de Bacalhau

Como Fazer o Delicioso Bolinho de Bacalhau, natal sem bolinho de bacalhau não é natal, então acompanhe a melhor forma de fazer essa delícia.

Ingredientes para bolinho de bacalhau

  • 300 g de bacalhau dessalgado e desfiado
  • 3 xícara (chá) de batatas cozidas e espremidas
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
  • óleo para fritar

Modo de Preparo do bolinho de bacalhau

Primeiramente, em uma tigela, misture bem todos os ingredientes. Em seguida,Com uma colher de sopa, pegue porções de massa, frite em óleo quente até dourar e escorra em papel absorvente.

DICAS IMPORTANTES:

Sabe como fazer bolinhos de bacalhau com facilidade? Esta receita de bolinho de bacalhau é prática e deliciosa!
1 Não sabe como dessalgar o bacalhau? Confira as dicas para dessalgar peixes:

Primeiro, lave o bacalhau em água corrente para retirar o excesso de sal. Coloque o bacalhau, com a pele para cima, em uma tigela com água fria e leve à geladeira. Você terá que trocar a água algumas vezes enquanto o peixe estiver de molho.
Normalmente, as fatias grossas precisam de molho por 48 horas; os bifes médios precisam de molho por 24 horas e o bacalhau em fatias finas ou picado precisa de molho por 6 horas. O ideal é trocar a cada 3 ou 4 horas com água fria.

2- Retire a pele do bacalhau

A pele do bacalhau deve ser completamente removida. Você pode optar por removê-lo antes ou depois do cozimento, mas é mais fácil retirá-lo após o cozimento.

3 – Não se esqueça das espinhas de bacalhau

As espinhas são as outras partes do bacalhau que devem ser descartadas. Se optar por picar o bacalhau, será mais fácil retirá-lo e pode fazê-lo antes ou depois da cozedura.

4 – O tempero é importante para o bacalhau

Apesar de ser um peixe super salgado, o bacalhau não pode ficar sem tempero. Depois de totalmente dessalgado, lembre-se de temperar com azeite, ervas e outros temperos de sua preferência.

5 – Por fim, sempre cozinhe bacalhau

Se a receita pedir apenas bacalhau cozido, coloque os pedaços de bacalhau num tacho com água e leve ao lume brando. Nunca cozinhe demais o bacalhau, pois vai ressecar o peixe!

BOLINHO DE CHUVA

Não tem nada melhor do que estes bolinhos para o lanche de uma tarde chuvosa. Mas você não precisa esperar chover para preparar os seus. Faça agora!

INGREDIENTES

  • 2 ovos
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • óleo para fritar
  • açúcar e canela em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO

Numa tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem. Acrescente alternadamente à mistura o leite e a farinha de trigo, mexendo sempre com uma colher.  Junte o fermento e misture bem.  Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer.  Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. 

Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado.  Com cuidado, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. 

Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. Num prato fundo, coloque açúcar e canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura até envolvê-los completamente. Sirva a seguir.

BOLINHO DE BACALHAU COM INHAME

Quer usar mais inhame no dia-a-dia? O princípio é simples: onde vai batata, pode ir inhame. Aqui o bolinho de bacalhau pegou essa onda e ficou uma delícia.

INGREDIENTES

  • 150 g de bacalhau desfiado
  • 3 inhames (cerca de 350 g)
  • ½ cebola picada fino
  • 1 dente de alho picado fino
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 500 ml de óleo para fritar os bolinhos

MODO DE PREPARO

Para dessalgar o bacalhau: coloque o peixe numa tigela e complete com água; cubra com filme (ou um prato) e deixe de molho na geladeira durante 12 horas (se preferir faça na noite anterior ao preparo). Troque a água pelo menos 2 vezes ao longo do processo. 

Lave, descasque e corte o inhame em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto, quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o inhame ficar macio. 

Enquanto isso, descasque e pique fino a cebola e o alho. Escorra a água do bacalhau e desfie o peixe em pedaços menores – descarte pedaços de pele e espinhas. 

Assim que estiverem cozidos, escorra bem a água e, sobre uma tigela, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Reserve. 

Volte a panela (sem água) ao fogo médio – nem precisa lavar. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. 

Adicione o bacalhau desfiado e refogue por mais 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte a salsinha e misture bem. Acrescente o purê de inhame e mexa por cerca de 2 minutos para deixar a massa mais sequinha. Desligue o fogo, prove e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe amornar um pouco para conseguir modelar os bolinhos. 

Coloque a farinha de trigo num prato e modele os bolinhos: com as mãos umedecidas (ou 2 colheres de sobremesa) retire porções da massa e modele no formato que desejar (tradicional ou bolinha); passe na farinha de trigo e bata com a mão para tirar o excesso; transfira para um prato e repita com toda a massa. 

Forre uma travessa com papel toalha. Coloque o óleo numa panela pequena e funda e leve ao fogo médio – para saber a temperatura, mergulhe um palito de fósforos no óleo ainda frio, quando acender está no ponto certo para fritar. Com a escumadeira, mergulhe 4 bolinhos de cada vez no óleo quente e deixe fritar até dourar. Transfira para a travessa forrada e repita com o restante. Sirva a seguir.

BOLINHO DE ARROZ SALTEADO

O bolinho feito com sobras de arroz, servido por muita gente como petisco, vira prato principal nesta receita. Os segredos do preparo são o sabor adocicado da cebola caramelizada e a forma de levar ao fogo: em vez de frito, ele é salteado.

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de arroz cozido
  • 1 cebola
  • ½ cenoura
  • ¼ de xícara (chá) salsinha e cebolinha picadas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • óleo para dourar os bolinhos

MODO DE PREPARO

Descasque, corte ao meio e fatie a cebola em meias-luas (não muito finas).  Leve ao fogo baixo uma frigideira média (de preferência antiaderente). Regue com 1 colher (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar. 

Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador; lave e seque a salsinha e a cebolinha. Pique fino a salsinha e corte a cebolinha em fatias médias.  Transfira as cebolas douradas para uma tigela grande, junte o arroz cozido e misture. 

Aumente o fogo para médio, regue com mais um fio de azeite e acrescente a cenoura. Refogue por cerca de 2 minutos e junte a salsinha e a cebolinha. Desligue o fogo, junte ao arroz e misture bem.  Acrescente o queijo ralado, prove e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione os ovos e, por último, misture bem o amido de milho. 

Passe um papel toalha para limpar a frigideira e leve ao fogo médio. Quando aquecer, regue com óleo para cobrir todo o fundo. Adicione duas colheradas da mistura de arroz e achate levemente com as costas da colher (no formato de um hambúrguer) – faça de 1 a 2 bolinhos por vez, deixando espaço entre cada um para não grudar. 

Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Transfira os bolinhos prontos para uma travessa e repita com toda a mistura de arroz (se necessário regue a frigideira com mais óleo). Sirva os bolinhos ainda quentes.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

Deixe um comentário