Como fazer o delicioso Bom-bocado de rolo: Receita autêntica de dar água na boca

Como fazer o delicioso Bom-bocado de rolo: Receita autêntica de dar água na boca

Como fazer o delicioso Bom-bocado de rolo: Receita autêntica de dar água na boca, O Bom-bocado de rolo é uma iguaria tradicional da culinária brasileira, especialmente popular em algumas regiões do país. Trata-se de um doce que combina uma massa leve e macia com um recheio cremoso, geralmente feito à base de ovos, leite condensado e coco.

Origem: A origem exata do Bom-bocado de rolo não é completamente clara, mas sua criação é atribuída à influência da culinária portuguesa, que trouxe para o Brasil diversas receitas de doces e sobremesas durante o período colonial. Esse doce é uma variação do tradicional “bom-bocado”, que consiste em uma massa semelhante, porém sem o formato de rolo.

Popularidade: O Bom-bocado de rolo é mais comumente encontrado e consumido em algumas regiões específicas do Brasil, especialmente nos estados do Nordeste e do Norte. Entre os estados nordestinos, Pernambuco é particularmente conhecido pela sua tradição na produção desse doce. Além disso, estados como Paraíba, Ceará e Bahia também têm suas versões e tradições locais do Bom-bocado de rolo.

Em cidades como Recife e Olinda, em Pernambuco, é possível encontrar uma grande variedade de docerias e confeitarias que oferecem o Bom-bocado de rolo, muitas vezes como uma das especialidades da casa. Essa iguaria também é bastante popular em festas juninas e outras celebrações típicas da cultura nordestina, onde é apreciada tanto por moradores locais quanto por turistas.

Além do Nordeste, o Bom-bocado de rolo também pode ser encontrado em outras partes do país, porém com menos frequência. Sua popularidade está intimamente ligada à tradição culinária e às preferências regionais, o que faz com que seja mais comum em algumas áreas do que em outras.

Receita completa:

Como fazer o delicioso Bom-bocado de rolo: Receita autêntica de dar água na boca

Aqui está a receita completa do Bom-bocado de rolo:

Ingredientes:

Massa:

  • 4 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1/2 xícara de leite morno
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Recheio:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (use a medida da lata de leite condensado)
  • 100g de coco ralado

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180°C e unte uma assadeira retangular média com manteiga e farinha.
  2. Para a massa, separe as gemas das claras e bata as claras em neve. Reserve.
  3. Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa.
  4. Adicione o leite morno e a manteiga derretida à mistura de gemas e açúcar, mexendo bem.
  5. Acrescente a farinha de trigo peneirada aos poucos, mexendo delicadamente até incorporar completamente.
  6. Adicione o fermento em pó e misture novamente.
  7. Por fim, incorpore delicadamente as claras em neve à massa, misturando com movimentos suaves de baixo para cima.
  8. Despeje a massa na assadeira preparada e leve ao forno preaquecido por cerca de 20-25 minutos, ou até que esteja dourado e firme ao toque. Retire do forno e reserve.
  9. Enquanto a massa assa, prepare o recheio. Em uma panela, misture o leite condensado, o leite e o coco ralado. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até obter um creme consistente. Retire do fogo e reserve para esfriar.
  10. Quando a massa estiver completamente fria, desenforme sobre um pano de prato limpo e espalhe o recheio sobre ela.
  11. Com cuidado, enrole a massa como um rocambole, utilizando o pano para ajudar a enrolar.
  12. Transfira o rolo para um prato de servir e leve à geladeira por algumas horas antes de cortar e servir.

Dicas:

  • É importante que o leite para a massa esteja morno, não quente demais, para não cozinhar as gemas.
  • Ao incorporar as claras em neve à massa, faça movimentos suaves para não perder a aeração.
  • Espere a massa esfriar completamente antes de aplicar o recheio para evitar que ele derreta.
  • O tempo de geladeira após montar o rolo é fundamental para que ele firme e fique mais fácil de cortar.
  • Você pode decorar o Bom-bocado de rolo com coco ralado ou açúcar de confeiteiro antes de servir, se desejar.

Rendimento: Aproximadamente 10 porções

Tempo estimado de preparo: Cerca de 1 hora e 30 minutos (incluindo tempo de forno e geladeira)

Acompanhamentos:

Como fazer o delicioso Bom-bocado de rolo

Para acompanhar o delicioso Bom-bocado de rolo, você pode optar por uma variedade de acompanhamentos que complementem o sabor e a textura dessa sobremesa. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Sorvete de creme ou coco: O contraste entre o quente do Bom-bocado de rolo e o frio do sorvete cria uma combinação irresistível.
  2. Calda de chocolate: Uma generosa drizzle de calda de chocolate sobre o Bom-bocado de rolo adiciona indulgência e um toque extra de doçura.
  3. Frutas frescas: Fatias de morango, kiwi ou manga são opções refrescantes que equilibram a doçura do Bom-bocado de rolo.
  4. Chantilly: Um pouco de chantilly caseiro ou pronto adiciona uma textura cremosa e suave, tornando cada mordida ainda mais especial.
  5. Geleia de frutas: Geleias como a de damasco, abacaxi ou framboesa oferecem um contraste delicioso de acidez e doçura.
  6. Café ou chá: Uma xícara de café fresco ou chá quente complementa perfeitamente o sabor doce do Bom-bocado de rolo.
  7. Castanhas ou nozes caramelizadas: Adicione crocância e um sabor amanteigado com algumas castanhas ou nozes caramelizadas por cima do Bom-bocado de rolo.
  8. Calda de caramelo: Uma calda rica e aveludada de caramelo adiciona um toque de sofisticação e decadência ao prato.
  9. Vinho do Porto ou Moscatel: Para uma opção mais elegante, sirva o Bom-bocado de rolo com um copo de vinho do Porto ou Moscatel, criando uma combinação de sabores complexa e deliciosa.

Escolha um ou mais desses acompanhamentos de acordo com suas preferências pessoais e desfrute de uma experiência gastronômica verdadeiramente memorável com o Bom-bocado de rolo!

Dica de variações:

Bom-bocado de rolo

Você pode variar o tempero do Bom-bocado de rolo de várias maneiras para criar diferentes sabores e experiências. Aqui estão algumas sugestões para variar o tempero da receita:

  1. Adicionar essência de baunilha: Uma colher de chá de essência de baunilha na massa ou no recheio adicionará um sabor rico e aromático ao Bom-bocado de rolo.
  2. Incorporar raspas de limão ou laranja: Adicionar raspas de limão ou laranja à massa dará um toque cítrico refrescante ao doce, adicionando complexidade ao sabor.
  3. Utilizar especiarias: Experimente adicionar uma pitada de canela, noz-moscada ou cravo em pó à massa para um toque de especiarias que aquece o paladar.
  4. Adicionar rum ou conhaque: Uma colher de sopa de rum ou conhaque na massa ou no recheio pode intensificar o sabor e acrescentar uma nota alcoólica sutil.
  5. Incorporar chocolate: Adicione pedaços de chocolate meio amargo à massa ou ao recheio para criar um Bom-bocado de rolo com sabor de chocolate rico e indulgente.
  6. Utilizar leite de coco: Substitua parte do leite de vaca por leite de coco na massa ou no recheio para adicionar um sabor tropical e cremoso ao doce.
  7. Experimentar outros extratos ou licores: Além da baunilha, você pode experimentar outros extratos de sabor, como amêndoa, coco ou café, ou mesmo licores como Amaretto ou licor de café para variar o perfil de sabor do Bom-bocado de rolo.

Ao experimentar com esses diferentes temperos, lembre-se de ajustar as quantidades de acordo com seu gosto pessoal e de fazer testes para encontrar a combinação de sabores que mais lhe agrada. A versatilidade dessa receita permite uma ampla gama de variações para satisfazer todos os paladares!

Informações nutricionais:

bom bocado

Calculando as informações nutricionais para 100 gramas da receita do Bom-bocado de rolo, aqui estão as estimativas:

  • Valor energético: Aproximadamente 260 kcal
  • Proteínas: Cerca de 5 g
  • Carboidratos: Aproximadamente 35 g
  • Gorduras totais: Cerca de 11 g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 7 g
  • Fibra alimentar: Aproximadamente 1 g
  • Açúcares: Cerca de 25 g
  • Colesterol: Cerca de 70 mg
  • Sódio: Aproximadamente 100 mg

Essas são estimativas aproximadas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na receita, bem como de possíveis variações nos métodos de preparo. É importante lembrar que o Bom-bocado de rolo é uma sobremesa que contém açúcares e gorduras, portanto, deve ser consumido com moderação como parte de uma dieta equilibrada.

Dicas de congelamento:

delicioso Bom-bocado de rolo:

O Bom-bocado de rolo pode ser congelado com sucesso, mas é importante seguir algumas orientações para garantir que ele mantenha sua textura e sabor após o descongelamento. Aqui estão os detalhes de como congelar o Bom-bocado de rolo:

  1. Esperar esfriar completamente: Antes de congelar, certifique-se de que o Bom-bocado de rolo esteja completamente frio. O ideal é deixá-lo na geladeira por algumas horas para que esteja firme e pronto para o congelamento.
  2. Embrulhar bem: Enrole o Bom-bocado de rolo firmemente em filme plástico ou papel alumínio. Certifique-se de envolvê-lo completamente para evitar a entrada de ar, o que pode causar ressecamento e queima pelo frio.
  3. Armazenar em recipiente hermético: Coloque o Bom-bocado de rolo embrulhado em um recipiente hermético ou saco plástico próprio para congelamento. Isso ajudará a proteger o doce de odores indesejados e possíveis contaminações.
  4. Rotular e datar: Não se esqueça de rotular o recipiente com o nome do doce e a data de congelamento. Assim, você poderá controlar quanto tempo ele está no freezer e garantir sua qualidade.
  5. Congelar rapidamente: Coloque o Bom-bocado de rolo no freezer imediatamente após o embrulho. Congele-o em uma superfície plana até que esteja completamente congelado, o que pode levar algumas horas.
  6. Armazenar no freezer por até 1 mês: O Bom-bocado de rolo pode ser armazenado no freezer por até 1 mês sem perder significativamente sua qualidade. Após esse período, ele pode começar a perder sabor e textura.

Ao descongelar o Bom-bocado de rolo, retire-o do freezer e deixe-o descongelar na geladeira durante a noite. Evite descongelar em temperatura ambiente, pois isso pode levar ao crescimento de bactérias. Uma vez descongelado, o Bom-bocado de rolo pode ser consumido diretamente ou aquecido no forno a baixa temperatura para servir morno, se desejar.

Por que o Bom-bocado de rolo pode ser congelado?

O Bom-bocado de rolo pode ser congelado porque sua textura e ingredientes são adequados para o congelamento. A massa e o recheio à base de ovos, leite e açúcar têm uma boa tolerância ao congelamento, mantendo sua estrutura e sabor após descongelados. No entanto, é importante seguir as orientações de armazenamento para garantir que ele mantenha sua qualidade.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário