Como Fazer o Saboroso Merengue de Chocolate

Como Fazer o Saboroso Merengue de Chocolate

Como Fazer o Saboroso Merengue de Chocolate
Antes de mais nada, Essa é uma verdadeira maravilha que trazemos hoje até você. Iremos fazer hoje a receita do saboroso Saboroso Merengue de Chocolate, muito fácil de fazer, portanto vamos lá!

Ingredientes:

  • 1 embalagem de Biscoito Tortinhas Sabor Chocolate tipo Suíço (160g), picado grosseiramente
  • 150g de suspiro
  • chocolate ao leite a gosto, ralado

Creme:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 medidas da lata com leite
  • 2 gemas peneiradas diluídas em 1 xícara (chá) de leite junto com 2 colheres
  • (sopa) de amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 2 colheres (sopa) de licor de chocolate

Modo de preparo:

Primeiramente, prepare o creme. em seguida, numa panela média, junte todos os ingredientes, menos o licor de chocolate, ponha no fogo médio e deixe engrossar.
Logo depois, deixe esfriar, adicione o licor de chocolate, mexa suavemente e reserve. Monte o merengue de chocolate num refratário pequeno da seguinte forma:
creme, biscoito sabor chocolate tipo suíço com suspiro, creme, espalhe por cima chocolate ao leite ralado e decore com biscoitos e suspiro. Por fim, goloque na geladeira.
Portanto, agora tudo pronto é só reunir a familia e se deliciar.

BOLO DE CENOURA COM MERENGUE E PISTACHE

Sua busca por um bolo de aniversário de adulto acabou. O bolo cenoura ganhou versão festiva, com perfume de raspas de laranja e canela e uma camada de merengue salpicado de pistaches.

PARA O BOLO

INGREDIENTES

  • 4 cenouras médias
  • 6 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de óleo de milho
  • 2 ¼ xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • ¼ de colher (chá) de canela
  • raspas de 1 laranja
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma retangular de 32 cm x 22 cm. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para tirar o excesso.

Numa tigela misture a farinha, o sal, a canela e o fermento. Reserve.

Descasque, corte as cenouras em rodelas e transfira para o liquidificador.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte às cenouras – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o óleo, o açúcar e bata até ficar bem liso, por cerca de 5 minutos (se seu liquidificador for pequeno, divida os ingredientes e bata em duas etapas).

Transfira a mistura líquida para uma tigela grande e acrescente as raspas de laranja. Adicione aos poucos os ingredientes secos, passando pela peneira e misture delicadamente com um batedor de arame para incorporar.

Transfira a massa para a fôrma e dê uma leve batidinha contra a bancada para nivelar. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Para saber se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, pode tirar do forno; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar.

PARA A COBERTURA E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 3 claras
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de pistache cru e sem casca

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela vai servir de base para o banho-maria. Pique o pistache em pedaços pequenos (se preferir, bata no pilão).

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela de vidro (ou inox) e guarde as gemas por até 2 dias na geladeira, para outra receita (misture com um garfo para que as películas não ressequem e armazene em pote bem fechado).

Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 5 minutos, até ficar liso – cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira as claras com açúcar para a batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme.

Cubra o bolo com uma tábua (ou prato de servir) e vire de uma só vez para desenformar. Com uma colher, espalhe o merengue sobre o bolo, formando picos. Polvilhe com o pistache e sirva a seguir.

TORTA DE LIMÃO COM MERENGUE

De básica esta torta não tem nada. O segredo está na gema de ovo: ela deixa o creme brilhante, sedoso e amarelinho. Ponto também para a decoração queimada, um luxo!

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga gelada em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia.
  2. Modele a massa numa bola e achate levemente para formar um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 30 minutos (se preferir, deixe de um dia para o outro). Enquanto isso, prepare o creme de limão.

PARA O CREME DE LIMÃO

INGREDIENTES

  • 8 gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • caldo de 3 limões (cerca de ½ xícara)
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • ½ colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Sobre uma panela pequena, peneire as gemas – reserve 3 claras em uma tigela para preparar o merengue da cobertura. Junte o açúcar às gemas na panela e misture bem com um batedor de arames para dissolver. Junte o caldo de limão e o extrato de baunilha.

Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula de silicone por cerca de 10 minutos até engrossar levemente – passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela, para o creme não grudar. Atenção para o ponto: o creme deve ficar espesso como um mingau e num tom de amarelo opaco.

Sobre uma tigela, passe o creme de limão por uma peneira (limpa) para elimina gruminhos de gema cozida.

Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, mexendo vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar – o creme de limão fica mais espesso e brilhante. Cubra com filme, em contato com o creme, e leve para firmar na geladeira por pelo menos 20 minutos antes de montar a torta (se preferir, prepare o creme no dia anterior).

PARA ABRIR E ASSAR A MASSA

INGREDIENTES

  • grãos de feijão cru

MODO DE PREPARO

Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro, dois sacos plásticos para alimento e papel-manteiga.

Coloque a massa entre os dois sacos plásticos abertos – a massa doce é mais quebradiça e pode rachar, os sacos ajudam a manter a textura e o formato além de evitar da massa grudar no rolo e na bancada. Com o rolo de macarrão comece a abrir o disco de massa mantendo o formato circular – no começo ela é mais dura e resistente e as laterais tendem a rachar. Continue abrindo e, se necessário, pressione as bordas com as mãos para eliminar as rachaduras e manter o formato. A massa vai ficando mais maleável e menos quebradiça conforme é aberta.

Abra a massa até formar um círculo 5 cm maior que o diâmetro da fôrma. Retire o plástico de cima e vire a massa de uma só vez sobre a fôrma. Com cuidado, pressione o centro da massa no fundo da fôrma e vá ajeitando as laterais, para deixar a torta bem retinha – aproveite o plástico para alisar a massa e não deixar a torta com marcas de dedos.

Retire o plástico que sobrou na massa e, com uma faca (ou carretilha), corte o excesso da borda para nivelar a altura – a torta deve ficar com pelo menos 4 cm de altura.

Para decorar a lateral da torta: com a ponta de uma colher de sobremesa, pressione delicadamente a massa da lateral e puxe para fazer o corte. O resultado é uma coroa. Junte todas as aparas de massa e reserve na geladeira – você pode  fazer biscoitinhos

Leve a fôrma com a massa à geladeira por 20 minutos para firmar – assim não corre o risco de as laterais baixarem na hora de assar. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Fure todo o fundo da massa com um garfo (ou palito). Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha com o feijão cru – os grãos servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por 20 minutos até as laterais começarem a dourar.

Tire do forno e, com cuidado, retire o papel com os feijões. Volte a massa ao forno deixe assar por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente – o fundo da massa deve perder o aspecto de crua e ficar mais sequinho. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e rechear. 

PARA O MERENGUE E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 3 claras
  • 1 xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria.

Numa tigela de vidro refratário coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame por 4 minutos, até ficar liso – atenção para o ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira para batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme e brilhante. Reserve.

Desenforme e transfira a base da torta para um prato grande. Preencha o fundo da torta com o creme de limão, nivelando com as costas de uma colher. Com duas colheres, distribua o merengue no centro da torta formando picos, para dar um aspecto mais rústico. Com o maçarico, queime o merengue para ficar bem dourado (se preferir, você pode deixar a torta branquinha, sem queimar). Sirva a seguir.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode fazer uma etapa da receita a cada dia: separe um dia para preparar e assar a base da torta (ela fica crocante por até 5 dias embalada em filme). No outro dia, prepare o creme de limão e armazene na geladeira num pote com fechamento hermético por até 3 dias. Deixe para fazer o merengue apenas na hora de montar a torta.


QUER CONGELAR?

A torta não pode ser congelada inteira, mas vale congelar só a massa assada para adiantar o preparo. Depois de assada, deixe a base esfriar completamente. Embale muito bem com filme, para que não absorva umidade nem pegue gosto de outras comidas, e leve ao congelador. Para descongelar, basta deixar a base em temperatura ambiente. Depois é só rechear. A base tem validade de 3 meses congelada.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

11 comentários em “Como Fazer o Saboroso Merengue de Chocolate”

  1. Estou amando essas receitas. Já fiz algumas e adorei são ingredientes que podemos encontrar fácil. Agradeço a esse grupo maravilhoso. Quero participar do sorteio.

    Responder
  2. Feliz ano novo desejo a toda equipe
    Gostaria de agradecer por estas receitas maravilhosas que vocês
    Tem nós enviado
    Fiz uma receita de pêssego
    Ficou uma delícia
    Foi uma receita fácil e diferente
    Todos gostaram
    Obrigado
    Gostaria de estar participando do
    Sorteio

    Responder
  3. Estou gostando destas receitas são maravilhosas
    E gostaria de participar do sorteio
    E ganhar que e o melhor de tudo

    Responder

Deixe um comentário