Como fazer ovos mexidos perfeitos para um café da manhã delicioso

OVOS MEXIDOS DE CAFÉ DA MANHÃ

Como fazer ovos mexidos perfeitos para um café da manhã delicioso, Os ovos mexidos são uma das formas mais populares de preparar ovos em muitas culturas ao redor do mundo. Aqui está uma visão geral sobre os ovos mexidos:

Origem e História:

Os ovos mexidos têm uma origem antiga e são consumidos há séculos. No entanto, sua origem exata não é totalmente clara. Muitas culturas têm suas próprias versões de ovos mexidos, mas a versão mais conhecida, associada ao estilo americano, é frequentemente atribuída aos colonos ingleses na América do Norte. Os ingleses costumavam preparar ovos mexidos em panelas de ferro e acrescentavam ingredientes como manteiga e creme para obter uma textura cremosa.

Popularidade e Consumo:

Os ovos mexidos são um prato versátil e fácil de preparar, por isso são populares em muitos países ao redor do mundo. Além dos Estados Unidos e do Reino Unido, onde são uma escolha comum para o café da manhã, os ovos mexidos são consumidos em grande parte da Europa, América Latina, Ásia e outras regiões.

Variações Regionais:

  • Estados Unidos e Canadá: Os ovos mexidos são frequentemente servidos com bacon, salsichas, torradas ou panquecas no café da manhã.
  • Reino Unido: Lá, os ovos mexidos são tradicionalmente servidos com torradas ou muffins ingleses, às vezes acompanhados de feijões cozidos.
  • México: Embora os ovos mexidos não sejam tão populares quanto outras formas de preparar ovos, como os ovos estrelados (huevos estrellados), eles são consumidos em certas regiões e podem ser servidos com tortilhas ou acompanhamentos típicos mexicanos.
  • França: Na França, os ovos mexidos são chamados de “œufs brouillés” e são frequentemente servidos como parte de um brunch ou como um prato principal acompanhado de salada.
  • Japão: Os ovos mexidos são chamados de “tamagoyaki” e são preparados enrolando finas camadas de ovos em uma frigideira retangular especial. Eles são frequentemente servidos como parte de uma refeição japonesa tradicional ou como um recheio para sushi.

Versatilidade e Personalização:

Uma das razões para a popularidade dos ovos mexidos é a sua versatilidade. Eles podem ser personalizados de várias maneiras, adicionando ingredientes como queijo, cebolas, pimentões, cogumelos, espinafre, tomates e ervas frescas. Isso permite que cada pessoa ajuste os ovos mexidos de acordo com suas preferências individuais.

Valor Nutricional:

Os ovos mexidos são uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, além de conterem importantes nutrientes como vitaminas B12, D e K, bem como minerais como ferro, zinco e selênio. No entanto, o valor nutricional pode variar dependendo dos ingredientes adicionados, como queijos, bacon ou outros acompanhamentos.

Em resumo, os ovos mexidos são um prato versátil e popular em muitas partes do mundo, oferecendo uma maneira deliciosa e nutritiva de começar o dia ou desfrutar de uma refeição rápida e satisfatória a qualquer hora.

INGREDIENTES

  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100 ml de leite
  • sal

MODO DE PREPARO

Passe toda a manteiga no fundo de uma frigideira e coloque os ovos sobre a manteiga. Em seguida, quebre as gemas sem mexer os ovos. Só depois deste passo, leve a frigideira para o fogo com fogo baixo. A clara vai cozinhar primeiro que a gema. Quando a gema começar a ficar cozida, acrescente o leite e mexa vigorosamente para misturar a manteiga do fundo da frigideira e o leite. Não frite demais, pois o mexido deve ficar úmido e cremoso.

DICA IMPORTANTE:

  • Dicas para preparar a melhor receita de ovos mexidos Algumas pessoas podem achar 100 ml de leite uma quantidade além da necessária. Nesse caso, vá testando com um quantidade um pouco menor até achar o ponto perfeito para o seu ovo mexido! Cuidado ao esperar a gema cozinhar, pois ela poderá queimar se você demorar muito tempo para acrescentar o leite. O sal pode ser adicionado ao final da receita. Saber como fazer ovos mexidos é ótimo para incrementar o seu café da manhã! Essa receita é fácil, rápida e você terá um ovo mexido cremoso e igual ao de hotel!

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM OVOS NEVADOS NO MICRO-ONDAS

A clássica sobremesa francesa andou meio sumida da mesa do dia a dia. Mas, com esta versão prática, a gente aposta que ela vai voltar com tudo! As claras, em vez de cozinhar no leite, vão ao micro-ondas para assar. Na hora de servir, canela e castanha-do-pará entram no lugar da baunilha e das amêndoas. Para trazer um charme especial, você pode adicionar lindas flores comestíveis, como na foto.

PARA O CREME INGLÊS

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 4 gemas
  • ½ xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Numa tigela, quebre os ovos, separando as claras das gemas. Transfira as gemas para uma tigela média e reserve 3 claras em outra tigela para o preparo do merengue reserve a quarta clara num pote com tampa na geladeira por até 2 dias ou no freezer por até 1 mês para outra preparação. Adicione ¼ de xícara (chá) do açúcar às gemas e misture bem com o batedor de arame. Numa panela média, misture o leite, o creme de leite e o restante do açúcar. 

Leve a panela ao fogo baixo, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone para aquecer por igual e não formar nata. Assim que surgirem as primeiras bolhas, retire do fogo — não deixe ferver! Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do líquido quente às gemas com açúcar, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem esse processo, chamado temperagem, evita que as gemas cozinhem no leite e o creme talhe.

Volte a mistura de gemas com leite para a panela e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo delicadamente com a espátula até engrossar, por cerca de 5 minutos. Para saber se o creme está no ponto, mergulhe a espátula no creme e passe o dedo indicador nas costas dela, formando uma linha: o creme não deve escorrer. Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme, deixando o filme em contato com o creme isso evita a formação de uma película espessa na superfície. Leve à geladeira para esfriar por pelo menos 2 horas (se preferir, prepare o creme inglês no dia anterior ao de assar as claras)

PARA O MERENGUE

INGREDIENTES

  • 3 claras
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Coloque as claras na batedeira e comece a bater em velocidade média até formar uma espuma branca e densa. Vá adicionando o açúcar aos poucos, sem parar de bater se precisar, pare de bater durante o processo e raspe a lateral da tigela com uma espátula para incorporar o açúcar de maneira uniforme. Após adicionar todo o açúcar, aumente a velocidade da batedeira e continue batendo até formar um merengue firme e brilhante, por cerca de 4 minutos ele fica bem marcado pelo batedor, no ponto de bico firme.

Separe 2 pratos grandes, rasos, que possam ir ao micro-ondas eles serão usados para assar o merengue. Com 2 colheres grandes (aquelas de servir arroz), modele o merengue em 6 quenelles, colocando 3 unidades em cada prato e deixando espaço entre cada uma elas inflam bastante ao assar.

Leve um prato de cada vez ao micro-ondas, em potência média, para rodar por cerca de 40 segundos, até as quenelles inflarem bastante e firmarem. Atenção: o tempo pode variar dependendo do seu micro-ondas. Observe as quenelles: elas inflam bastante, param de crescer e começam a rachar. Esse é o momento exato de tirá-las do micro-ondas. Se assarem demais, as quenelles racham em excesso e ficam borrachudas e murchas depois de esfriar. Deixe as quenelles amornar por alguns segundos em temperatura ambiente: elas vão dar uma leve abaixada e estabilizar, sem perder o formato. Leve os pratos para a geladeira até a hora de servir.

PARA A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • todo o creme inglês gelado
  • quenelles de merengue assadas
  • canela em pó a gosto para polvilhar
  • castanha-do-pará laminada a gosto
  • flores comestíveis (opcionais)

MODO DE PREPARO

Na hora de servir, distribua o creme inglês gelado em 6 pratos fundos. Com uma espátula de confeiteiro pequena (ou espátula de bolo), transfira com cuidado uma quenelle de merengue assada para o centro de cada prato.Polvilhe os pratos com canela em pó a gosto e salpique com as lâminas de castanha-do-pará e flores comestíveis (opcionais). Sirva a seguir.

OBS.: para fazer lâminas de castanha-do-pará, com cuidado, passe a castanha pelo mandolin, no sentido da largura. Se preferir, fatie fino com a faca.

DICA DE PLANEJAMENTO

Esta sobremesa fica ainda mais gostosa servida bem gelada! Você pode montar os pratos com até 24 horas de antecedência e manter na geladeira até o momento de servir. Mas atenção: creme e merengue assado devem estar completamente frios. Deixe para polvilhar a canela e a castanha laminada na hora.

Confira também essa receita deliciosa: Como Fazer o Delicioso Salpicão de Frango
E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI

2 comentários em “Como fazer ovos mexidos perfeitos para um café da manhã delicioso”

Deixe um comentário