Como fazer Robalo com Crosta de Castanha-de-Caju: Um Guia Passo a Passo

ROBALO COM CROSTA DE CASTANHA-DE-CAJU

Robalo com crosta de castanha-de-caju, parece receita de restaurante, mas não tem nada de complicado no preparo. As tranches de peixe ficam bem úmidas, a farofinha forma um crosta crocante (diga três vezes bem rápido) e o jantar fica todo especial. Não tem como errar – e, de quebra, é rapidíssimo.

INGREDIENTES

  • 4 tranches (postas) de robalo com a pele (150 g cada)
  • ½ xícara (chá) de farinha de mandioca flocada (tipo biju)
  • ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
  • 50 g de manteiga gelada
  • caldo de 1 limão
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira média com azeite. Pique a castanha-de-caju grosseiramente e corte a manteiga em cubos. Numa tigela, misture a castanha com a farinha de mandioca, tempere com uma pitada de sal e pimenta a gosto. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa úmida.

Tempere o robalo com o caldo de limão, sal e pimenta a gosto. Transfira as tranches para a assadeira com a pele voltada para baixo e regue cada uma com um fio de azeite. Divida a farofa em quatro porções e disponha sobre cada tranche, pressionando delicadamente para fixar. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até a crosta ficar dourada – o peixe deve estar assado mas ainda úmido no centro. Retire do forno e sirva a seguir.

Acompanhamentos:

ROBALO COM CROSTA DE CASTANHA-DE-CAJU

aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com Robalo com Crosta de Castanha-de-Caju:

  1. Arroz selvagem ou arroz integral: O sabor e a textura desses tipos de arroz complementam bem o peixe e a crosta de castanha-de-caju.
  2. Legumes grelhados: Brócolis, aspargos, abobrinha, pimentões e cogumelos grelhados adicionam cor, sabor e nutrientes ao prato.
  3. Purê de batata-doce: O sabor adocicado da batata-doce contrasta bem com a crosta de castanha-de-caju e complementa o peixe.
  4. Salada de folhas verdes: Uma salada leve e fresca com uma variedade de folhas verdes, como rúcula, espinafre ou alface, com um molho de limão ou vinagrete, proporciona um contraste refrescante ao prato.
  5. Couscous marroquino: Este acompanhamento leve e macio adiciona textura e um sabor suave que não domina o peixe.
  6. Purê de mandioca: A mandioca cozida e amassada pode ser uma opção substancial e cremosa para acompanhar o peixe.
  7. Batatas assadas: As batatas assadas no forno com ervas e azeite são um acompanhamento clássico que combina bem com peixe.
  8. Espargos ao vapor: Espargos cozidos no vapor são uma opção saudável e fácil de preparar que complementa o sabor do peixe.
  9. Ratatouille: Esta tradicional receita francesa de legumes refogados é uma opção saborosa e colorida para acompanhar o robalo.
  10. Molho de manteiga com alcaparras: Um molho simples de manteiga com alcaparras pode adicionar um toque de acidez e complexidade ao prato de peixe.

Informações nutricionais:

Para fornecer informações nutricionais precisas para a receita de Robalo com Crosta de Castanha-de-Caju, precisaria de uma receita específica com quantidades precisas de ingredientes. No entanto, posso fornecer uma estimativa aproximada com base em ingredientes típicos e em valores médios.

Aqui está uma estimativa das informações nutricionais para 100 gramas da receita de Robalo com Crosta de Castanha-de-Caju:

  • Calorias: Aproximadamente 150-200 kcal (as calorias podem variar dependendo da quantidade de peixe e outros ingredientes utilizados)
  • Proteína: Cerca de 15-20 gramas (dependendo da quantidade de peixe)
  • Gordura: Aproximadamente 8-12 gramas (a castanha-de-caju adicionará uma quantidade significativa de gordura)
  • Carboidratos: Aproximadamente 5-10 gramas (a quantidade de carboidratos pode variar dependendo dos ingredientes usados na crosta e nos acompanhamentos)
  • Fibra: Variável, dependendo dos ingredientes utilizados, mas geralmente é baixa a moderada
  • Vitaminas e minerais: Dependerá dos ingredientes específicos utilizados na receita, mas o peixe geralmente é uma boa fonte de proteína magra, além de fornecer vitaminas e minerais como vitamina B12, selênio e ômega-3.

É importante lembrar que essas são estimativas aproximadas e que as informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes exatos e das quantidades utilizadas na receita específica. Se você tiver uma receita específica em mente com quantidades precisas de ingredientes, posso ajudá-lo a calcular as informações nutricionais mais precisas.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PESCADA BRANCA FRITA

Servido com vinagrete de chuchu e uma deliciosa saladinha de ervas frescas damos novos sabores ao clássico peixe frito – ainda mais prático nesta versão!

INGREDIENTES

  • 4 filés de pescada (cerca de 300 g)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • caldo de ½ limão
  • óleo para fritar
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

MODO DE PREPARO

Numa travessa coloque os filés de peixe, regue com o caldo de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Espalhe a farinha de trigo num prato fundo (ou assadeira), tempere com sal a gosto e misture. Forre uma travessa com papel toalha. Leve ao fogo médio uma frigideira com ¼ de xícara (chá) de óleo para aquecer – a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente apenas para cobrir o fundo.

Retire dois filés de peixe do tempero e deixe escorrer o excesso de caldo de limão. Passe pela farinha de trigo, empanando bem os dois lados – pressione delicadamente com as mãos para a farinha grudar.
Assim que o óleo estiver quente, coloque delicadamente os filés de peixe empanados, sem sobrepor. Conte cerca de 3 minutos, até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, vire os filés para dourar o outro lado. Enquanto isso, empane os filés de peixe restantes. Transfira os filés de peixe fritos para a travessa forrada com papel toalha. Repita o procedimento com os outros filés empanados e sirva a seguir. Fica uma delícia com vinagrete de chuchu.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM ATUM FRESCO EM CROSTA PICANTE E SALADA

Quem gosta de atum vai adorar essa receita. Envolto por uma camada picante, ele fica muito macio e levemente cru por dentro. As endívias fazem um acompanhamento ideal.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • 100 g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de vinagre de sherry
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • caldo de 1 limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora gosto

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando começar a derreter, acrescente os outros ingredientes. Misture bem e reserve.

PARA O ATUM E A MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 1 tranche de atum (cerca de 200 g)
  • 1 maço de endívia
  • 3 colheres (sopa) de mix de pimentas em grãos (rosa, verde, branca e preta)
  • 2 colheres (sopa) de óleo

MODO DE PREPARO

Separe e lave as folhas de endívia. Numa tigela, deixe-as de molho por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas com cuidado para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela. Sobre uma tábua, coloque as pimentas, cubra com um pano limpo e bata com um martelo até que os grãos se quebrem. Limpe muito bem a tranche de atum. Pressione delicadamente a tranche contra o mix de pimentas. Não é preciso cobrir toda a superfície do peixe.

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto. Quando estiver bem quente, regue a frigideira com o óleo, e sele o atum por cerca de 30 segundos de cada lado – a ideia é deixar a parte externa dourada e o centro ainda cru. Retire o lombo da frigideira e transfira para uma tábua. Com uma faca bem afiada, corte o atum em fatias de 0,5 cm de largura. Distribua as folhas de endívia em dois pratos. Disponha as fatias do atum formando um leque ao lado das folhas e regue com o molho. Sirva a seguir.

Dica: Se preferir que o atum fique menos apimentado, use apenas as pimentas verde e rosa. 

E entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

1 comentário em “Como fazer Robalo com Crosta de Castanha-de-Caju: Um Guia Passo a Passo”

Deixe um comentário