Como Fazer Pão de Alho Recheado com Queijo

Como Fazer Pão de Alho Recheado com Queijo

Como Fazer Pão de Alho Recheado com Queijo, o pão de alho recheado com queijo é uma variação saborosa do tradicional pão de alho, com a adição de queijo derretido em seu interior. É uma receita bastante popular em churrascos e festas, especialmente no Brasil.

Origem: Embora não haja uma fonte exata sobre a origem do pão de alho recheado com queijo, é uma evolução do pão de alho, que por sua vez é um acompanhamento muito comum em churrascos brasileiros. O pão de alho tradicional consiste em pão francês ou baguete cortado em fatias, untado com uma mistura de alho, manteiga ou azeite e geralmente grelhado.

Adaptações: A versão recheada com queijo é uma adaptação moderna que ganhou popularidade, acrescentando uma camada de queijo entre as fatias de pão, que derrete durante o processo de grelhar ou assar, adicionando um sabor ainda mais rico e cremoso.

Popularidade: O pão de alho recheado com queijo se tornou um item bastante popular em churrascarias, festas e até mesmo entre os entusiastas de churrasco caseiro no Brasil. Ele é frequentemente servido como acompanhamento para carnes grelhadas, especialmente durante os churrascos ao ar livre, onde é preparado na grelha junto com as carnes, absorvendo os sabores defumados.

Locais de Popularidade: Embora seja uma receita comum em muitas regiões do Brasil, é especialmente popular nas áreas onde o churrasco é uma tradição arraigada, como nos estados do Sul, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde o hábito de preparar churrascos é muito difundido.

No entanto, sua popularidade se estende por todo o país, sendo facilmente encontrado em restaurantes, quiosques de praia e até mesmo em supermercados, onde versões pré-preparadas estão disponíveis para compra e posterior preparação em casa.

Agora a Receita completa:

Pão de Alho Recheado com Queijo

aqui está a receita do pão de alho recheado com queijo:

Ingredientes:

  • 1 pão grande (pode ser francês, baguete ou outro pão rústico)
  • 100g de queijo (muçarela, provolone ou outro que derreta bem)
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  • 4 dentes de alho picados ou amassados
  • 1 colher de sopa de salsinha fresca picada (opcional)
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Preparação da manteiga de alho: Em uma tigela, misture a manteiga em temperatura ambiente com o alho picado ou amassado. Adicione a salsinha picada (se estiver usando) e tempere com sal a gosto. Reserve.
  2. Corte do pão: Faça cortes diagonais em ambos os sentidos do pão, formando quadrados ou losangos sem separar as fatias completamente. Corte o queijo em fatias finas.
  3. Recheio do pão: Com cuidado, insira as fatias de queijo nos cortes do pão, garantindo que cada corte contenha um pouco de queijo.
  4. Manteiga de alho: Com a ajuda de uma faca ou pincel de cozinha, espalhe generosamente a mistura de manteiga de alho por cima do pão, garantindo que ela entre nos cortes e cubra toda a superfície.
  5. Embrulho para assar: Envolva o pão recheado em papel alumínio, deixando a parte de cima aberta para facilitar o acesso durante o cozimento.
  6. Cozimento: Leve o pão embrulhado para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 15-20 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e o pão levemente crocante por fora.
  7. Finalização: Se desejar um acabamento mais dourado e crocante, abra o papel alumínio da parte de cima do pão nos últimos minutos de cozimento e deixe dourar levemente.
  8. Servir: Retire do forno e sirva ainda quente, cortando as fatias que foram previamente marcadas. O pão de alho recheado com queijo é ótimo como acompanhamento para churrascos ou como petisco em diversas ocasiões.

Dicas:

  • Escolha um pão que tenha uma boa estrutura para manter o recheio e absorver os sabores da manteiga de alho.
  • Varie os tipos de queijo para experimentar diferentes sabores.
  • Se preferir, adicione outras ervas, como orégano ou tomilho, para complementar o sabor.
  • Ao embrulhar o pão no papel alumínio, certifique-se de selar bem as bordas para manter a umidade.
  • Ajuste o tempo de cozimento de acordo com a potência do seu forno e a quantidade de queijo desejada.

Rendimento:

Dependendo do tamanho do pão utilizado e do número de fatias feitas, o rendimento pode variar. Geralmente, um pão de tamanho médio a grande recheado com queijo serve de 4 a 6 pessoas como acompanhamento.

Acompanhamentos:

Pão de Alho Recheado com Queijo

o pão de alho recheado com queijo é um prato versátil que combina muito bem com diferentes acompanhamentos. Aqui estão algumas sugestões:

Molhos e Pastas:

  • Maionese temperada: Uma maionese com ervas, alho e limão pode complementar muito bem o sabor do pão de alho.
  • Molho de chimichurri: Oferece um contraste delicioso com seu sabor herbáceo e levemente ácido.
  • Pasta de alho: Uma pasta cremosa de alho pode intensificar o sabor do pão.

Saladas:

  • Salada Caprese: Tomates, muçarela de búfala, manjericão e azeite são refrescantes e contrastam bem com o sabor mais intenso do pão de alho.
  • Salada verde com vinagrete: Uma salada simples de folhas verdes com um vinagrete cítrico pode equilibrar a refeição.

Acompanhamentos de Churrasco:

  • Farofa: Uma farofa crocante e temperada é um acompanhamento clássico para churrascos e vai bem com o pão de alho.
  • Arroz de carreteiro: Outra opção tradicional que combina arroz, carne e temperos.
  • Legumes grelhados: Abobrinha, pimentão, cebola e outros vegetais grelhados podem complementar o sabor defumado do churrasco.

Petiscos e Antepastos:

  • Azeitonas marinadas: A acidez das azeitonas pode ser um contraponto interessante para o sabor mais encorpado do pão.
  • Patês e pastinhas: Patês de berinjela, ricota com ervas ou pastinhas de pimentão podem ser ótimos para servir junto com o pão.

Bebidas:

  • Cerveja gelada: Uma cerveja bem gelada pode realçar os sabores e refrescar o paladar.
  • Caipirinha ou limonada: Bebidas cítricas e refrescantes que combinam muito bem com o churrasco e o sabor do alho.

Escolher acompanhamentos vai depender do seu gosto pessoal e do restante do cardápio. A ideia é equilibrar sabores e texturas para uma refeição completa e deliciosa!

Informações Nutricionais da Receita:

Pão de Alho Recheado com Queijo

as informações nutricionais podem variar com base nos ingredientes específicos utilizados e nas proporções exatas na preparação da receita do pão de alho recheado com queijo. Aqui estão estimativas aproximadas com base em ingredientes comuns:

Informações Nutricionais (por porção aproximada):

  • Calorias: Cerca de 300-350 kcal por porção (considerando uma fatia média).
  • Gorduras: A manteiga e o queijo adicionam a maior parte das gorduras. Estima-se cerca de 15-20g de gordura por porção.
  • Carboidratos: O pão contribui com a maior parte dos carboidratos. Aproximadamente 25-30g por porção.
  • Proteínas: O queijo adiciona proteínas à receita. Cerca de 10-15g por porção.
  • Fibra: Dependendo do tipo de pão utilizado, pode variar entre 1-3g por porção.
  • Sódio: O teor de sódio pode variar dependendo da quantidade de sal adicionada, mas geralmente é moderado devido ao queijo e à manteiga.

Esses números são estimativas gerais e podem variar com base nos ingredientes específicos, como a marca do queijo, tipo de pão e quantidade de manteiga utilizada na preparação. É importante considerar também o tamanho das porções, pois um pão de alho recheado pode ter diversas fatias e a quantidade consumida influenciará nas informações nutricionais totais.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como Fazer Pão de Alho Recheado com Queijo”

Deixe um comentário