Como fazer pão de inhame: Receita versátil para variar o cardápio

COMO FAZER PÃO DE INHAME

Como fazer pão de inhame, Nessa versão bem fofinha do mineiríssimo pão de queijo, pedaços cozidos e bem macios de inhame servem de base para a massa, que leva polvilho, azeite e queijo minas.

INGREDIENTES

  • 3 inhames (cerca de 350 g)
  • ½ xícara (chá) de polvilho azedo
  • ½ xícara (chá) de polvilho doce
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • ½ xícara (chá) de queijo minas padrão ralado

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave, descasque e corte os inhames em pedaços médios. Transfira para uma panela, cubra com água e leve para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até que fiquem macios. Escorra a água e, sobre uma tigela grande, passe os inhames ainda quentes por um espremedor. Acrescente os polvilhos, o azeite, o queijo e o sal e misture bem com as mãos – a massa deve ficar lisa e soltar dos dedos. Para modelar os pães: enrole porções da massa em bolinhas e transfira para uma assadeira grande, deixando que haja espaço entre cada um – os pães inflam no forno. Leve para assar por 30 minutos, até que cresçam e fiquem dourados. Sirva a seguir.

PODE CONGELAR

Para congelar, leve as assadeiras com as bolinhas moldadas ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco. Assim os pães não grudam um no outro. Para assar os pães de inhame congelados, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e leve os pães direto do congelador para o forno.

Acompanhamentos:

Como fazer pão de inhame: Receita versátil para variar o cardápio

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com pão de inhame:

  1. Patês de vegetais: Patê de berinjela, patê de abobrinha ou patê de tomate seco são opções deliciosas que complementam o sabor do pão de inhame.
  2. Queijos: Queijos como queijo branco, queijo de cabra ou queijo gorgonzola podem ser ótimos acompanhamentos para o pão de inhame, adicionando cremosidade e sabor.
  3. Geleias caseiras: Geleias de frutas como morango, framboesa ou damasco são excelentes para quem gosta de combinar o doce com o salgado.
  4. Azeite de oliva e vinagre balsâmico: Uma mistura de azeite de oliva extra virgem com vinagre balsâmico é um acompanhamento simples, mas delicioso, para mergulhar o pão de inhame.
  5. Homus: O homus, uma pasta de grão-de-bico temperada com tahine e limão, é uma excelente opção para acompanhar o pão de inhame, proporcionando uma textura cremosa e um sabor rico.
  6. Guacamole: Se você gosta de um toque mexicano, o guacamole é uma ótima escolha para acompanhar o pão de inhame, trazendo cremosidade e frescor ao prato.
  7. Ovos mexidos ou pochê: Uma opção de acompanhamento mais substancial é servir o pão de inhame com ovos mexidos ou pochê, criando um café da manhã ou brunch completo e nutritivo.
  8. Saladas: Uma salada fresca, como salada de rúcula com tomate cereja e lascas de queijo parmesão, pode ser um acompanhamento leve e refrescante para o pão de inhame.
  9. Sopas ou cremes: Se você estiver servindo o pão de inhame como parte de uma refeição mais substancial, considerar acompanhá-lo com uma sopa ou creme, como sopa de abóbora ou creme de ervilha.
  10. Carnes e embutidos: Para uma opção mais robusta, você pode servir o pão de inhame com carnes grelhadas, como frango, peixe ou carne vermelha, ou ainda com embutidos como presunto cru ou salame.

Informações nutricionais:

Como Fazer Pão de Amendoim de Forma Fácil e Rápida

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de pão de inhame podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na preparação, bem como das proporções de cada ingrediente na receita. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes comuns encontrados em receitas de pão de inhame. Aqui está uma estimativa aproximada:

  • Calorias: Cerca de 200-250 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 5-8 g
  • Gorduras totais: Em torno de 3-5 g
  • Gorduras saturadas: Geralmente menos de 1 g
  • Carboidratos totais: Cerca de 40-50 g
  • Fibras: Em média, 3-5 g
  • Açúcares: Geralmente menos de 5 g
  • Sódio: Pode variar dependendo do sal adicionado, geralmente menos de 300 mg

Lembre-se de que essas são apenas estimativas e os valores exatos podem variar com base nos ingredientes específicos e nas quantidades utilizadas na receita. Para obter informações nutricionais precisas, recomenda-se calcular os valores com base nos ingredientes exatos e nas proporções utilizadas na sua receita.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PÃO INTEGRAL COM NOZES

Como fazer pão integral saudável

Cascudo, com miolo macio e o crocante das nozes: esse pão é uma diversão. Sob medida para quem quer se aventurar nos terrenos da panificação.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • ½ colher (sopa) de mel
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de sal
  • farinha de trigo integral para polvilhar
  • água para borrifar o pão
  • gelo no momento de assar

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, coloque o mel e acrescente a água aos poucos, misturando bem com uma espátula. Deixe a farinha absorver a água por 10 minutos antes de sovar. Comece a sovar a massa na tigela para incorporar melhor os ingredientes, transfira para a bancada e sove por cerca de 10 minutos dobre, amasse, estique e amasse novamente até ficar bem lisa, macia e úmida. Se preferir, sove a massa na batedeira com o gancho em velocidade baixa.

Modele a massa numa bola, volte para a tigela e cubra com um pano de prato. Deixe em temperatura ambiente para crescer por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume. Enquanto isso, forre uma travessa oval com um pano de prato limpo e polvilhe com farinha integral ela vai manter o formato do pão modelado na segunda fermentação, se preferir utilize um baneton. Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e pressione delicadamente com as mãos para achatar. Coloque as nozes na massa e amasse novamente – assim as nozes ficam bem distribuidas por toda a massa.

Para modelar o pão: pressione delicadamente a massa até formar um retângulo. dobre a base (o lado maior da massa) até o centro e repita com a base oposta; pressione delicadamente e aperte bem a emenda com as pontas dos dedos para selar; dobre cerca de 2 cm das as pontas para o centro e aperte bem as emendas. Transfira o pão modelado para a travessa forrada (ou baneton), com a emenda para cima. Cubra com o pano de prato e deixe descansar por mais 40 minutos.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta) assim o forno vai atingir a temperatura certa no momento em que o pão estiver crescido. Coloque uma assadeira na grade inferior do forno para aquecer. Após os 40 minutos, polvilhe uma assadeira com farinha integral. Transfira o pão para a assadeira, com a emenda para baixo e, com a ponta de uma faca bem afiada (ou estilete), faça um corte na superfície da massa, ao longo de todo o comprimento do pão.


Leve o pão ao forno e borrife a superfície com água. Com um movimento rápido, coloque cubos de gelo na assadeira da grade inferior e feche a porta do forno – o gelo vai criar vapor no forno, o que ajuda a deixar o pão com uma casca crocante. Deixe assar por cerca de 30 minutos até o pão crescer e ficar com uma casca dourada e crocante. Retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira o pão para uma grelha. Deixe esfriar completamente antes de fatiar.

OBS: se preferir, você pode modelar o pão no formato redondo.

PODE ARMAZENAR

O pão integral com nozes pode ser guardado por até cinco dias em saco plástico bem fechado. Pode ser congelado em fatias e dura até 3 meses no congelador. 

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

7 comentários em “Como fazer pão de inhame: Receita versátil para variar o cardápio”

Deixe um comentário