Como Fazer Queijo Minas Caseiro

Como Fazer Queijo Minas Caseiro

Como Fazer Queijo Minas Caseiro, hoje você irá aprender a fazer um delicioso queijo de minas, essa receita é muito prática basta você seguir o passo a passo e preparar essa maravilha, então vamos lá aqui está a receita simples para fazer queijo Minas caseiro. Lembre-se de que fazer queijo requer cuidado e higiene adequada. Vamos lá!

Ingredientes:

  • 4 litros de leite integral fresco
  • 1/4 de colher de chá de coalho líquido (ou conforme instruções da embalagem)
  • 1 colher de sopa de sal

Equipamentos necessários:

  • Panela grande
  • Termômetro de cozinha
  • Peneira ou escorredor
  • Pano de queijo ou tecido de algodão limpo
  • Forma de queijo (opcional)

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, aqueça o leite em fogo médio atingir uma temperatura de aproximadamente até 32°C. Use o termômetro de cozinha para medir a temperatura. Mexa o leite ocasionalmente para evitar que grude no fundo da panela. Retire a panela do fogo e adicione o coalho líquido. Misture delicadamente com uma colher durante alguns segundos para distribuir bem o coalho no leite.

Cubra a panela com uma tampa ou pano de prato limpo e deixe o leite descansar em temperatura ambiente por cerca de 1 hora. Durante esse período, o leite irá coalhar e formar uma massa. Após 1 hora, verifique se a coalhada está firme. Ela deve apresentar uma textura semelhante a um pudim. Se estiver muito líquido, aguarde mais alguns minutos.

Com uma faca, corte a coalhada em pequenos cubos. Em seguida, mexa delicadamente a coalhada para ajudar na liberação do soro. Retorne a panela ao fogo médio e aqueça até atingir uma temperatura de aproximadamente 43°C, mexendo ocasionalmente. Evite mexer vigorosamente para não quebrar a coalhada.

Quando a temperatura atingir os 43°C, apaga-se o fogo e deixa-se a coalhada descansar por mais 10 minutos. Isso ajuda na separação do soro. Forre uma peneira ou escorredor com um pano de queijo ou tecido de algodão limpo. Coloque uma peneira sobre uma tigela para colher o soro.

Com cuidado, despeje a coalhada sobre o pano de queijo na peneira. Deixe o soro escorrer por aproximadamente 1 hora ou até parar de pingar. Após escorrer o soro, adicionar o sal à coalhada e misturar bem. Agora você pode moldar o queijo no formato que desejar. Se preferir, você também pode usar uma forma para queijo.

Deixe o queijo descansar em temperatura ambiente por algumas horas ou leve à geladeira por aproximadamente 2 horas para ficar mais firme. Após o período de descanso, seu queijo Minas caseira está pronto para ser saboreado!

Dicas:

  • Utilize leite fresco de boa qualidade para obter os melhores resultados.
  • Certifique-se de manter uma boa higiene durante todo o processo, lavando bem as mãos, utensílios e recipientes.

Receita simples para fazer queijo ricota caseiro

Ingredientes:

  • 4 litros de leite integral fresco
  • Suco de 2 limões (ou vinagre branco destilado)
  • 1 colher de chá de sal (opcional)

Equipamentos necessários:

  • Panela grande
  • Termômetro de cozinha
  • Peneira ou escorredor
  • Pano de queijo ou tecido de algodão limpo
  • tábua de corte
  • fachada grande

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, aqueça o leite em fogo médio atingir uma temperatura de aproximadamente 85°C. Use o termômetro de cozinha para medir a temperatura. Mexa o leite ocasionalmente para evitar que grude no fundo da panela.

Assim que o leite atingir a temperatura de 85°C, apague o fogo e acrescente o suco de limão (ou vinagre) lentamente, mexa suavemente. Continue mexendo por cerca de 1 minuto para ajudar na separação do soro.

Cubra a panela com uma tampa e deixe o leite descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 minutos. Durante esse período, o leite irá coalhar e formar uma massa.

Forre uma peneira ou escorredor com um pano de queijo ou tecido de algodão limpo. Coloque uma peneira sobre uma tigela para colher o soro.

Com cuidado, despeje a massa coalhada na peneira e deixe o soro escorrer por aproximadamente 1 hora ou até parar de pingar. Após escorrer o soro, acrescente o sal à ricota e misture bem. Agora sua ricota caseira está pronta para ser utilizada em receitas ou saboreada pura!

Dicas:

  • Utilize leite fresco de boa qualidade para obter os melhores resultados.
  • Se preferir uma ricota mais úmida, você pode adicionar um pouco do soro drenado para ajustar a consistência.
  • Caso queira uma ricota mais cremosa, você pode adicionar um pouco de creme de leite ao final do processo.
  • A ricota caseira pode ser guardada em um recipiente hermético na geladeira por até 5 dias.

Rendimento: A quantidade de ricota produzida pode variar de acordo com a quantidade de soro drenado, mas em média essa receita rende aproximadamente 300-400 gramas de queijo ricota.

QUEIJO DE IOGURTE CASEIRO

Essa é uma receita em que o tempo faz quase todo o trabalho por você. Depois que o soro é drenado, o iogurte se transforma num queijinho delicioso, para servir às colheradas. Fica excelente em saladas de grãos, acompanhando legumes assados, crudités, no pão, como recheio da batata assada no micro-ondas…

INGREDIENTES

  • 3 potes de iogurte natural sem açúcar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela funda — se a tigela for rasa, o soro drenado fica em contato com o iogurte. Numa tigela, misture o iogurte com o sal e transfira para a peneira forrada. Leve para a geladeira e deixe drenar de 8 a 12 horas o iogurte vai liberar o soro aos poucos e ficar com a consistência de uma coalhada firme. Se necessário, durante a drenagem, descarte o líquido para evitar o contato do soro com o iogurte. 

Assim que estiver firme, retire a peneira da geladeira e transfira o queijo para um pote com tampa. Mantenha na geladeira por até 5 dias.

PODE TROCAR

Não tem pano? Pode usar dois filtros de café descartáveis (de tamanho grande), abertos: é só cortar uma das laterais.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

6 comentários em “Como Fazer Queijo Minas Caseiro”

Deixe um comentário