Como fazer uma torta de nozes caseira perfeita para qualquer ocasião

COMO FAZER TORTA DE NOZES

Como fazer torta de nozes, esta é a sobremesa certa para grandes comemorações. É chique e muito gostosa, um clássico da família. Chama torta mas na verdade é bolo, com massa de nozes, recheio de baba de moça e cobertura de merengue. Imagine! Ou melhor, experimente.

PARA A MASSA

INGREDIENTES

  • 500 g de nozes sem cascas e moídas (cerca de 5 xícaras)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 12 ovos
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte duas assadeiras redondas de 30 cm com manteiga. Corte dois discos de papel-manteiga usando o fundo da fôrma como medida. Pressione com os dedos para colar o papel no fundo untado e unte novamente com manteiga sobre o papel. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso. Sobre uma tigela, peneire o açúcar ele não pode estar com gruminhos ou empedrado na hora de bater com os ovos. Em outra tigela, misture as nozes moídas com a farinha de rosca e reserve. Como o bolo não leva fermento, é importante deixar todos os ingredientes no jeito antes de começar a bater.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela –se um estiver estragado, você não perde toda a receita. Bata as claras em neve: comece a bater em velocidade baixa, até começar a espumar, aumente a velocidade gradualmente e deixe bater por mais 5 minutos até atingir o ponto de neve firme. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. Por último, adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até formar um creme fofo e brilhante se necessário, pare de bater e raspe as laterais da tigela com uma espátula para incorporar o açúcar.

Transfira o creme de ovos para uma tigela bem grande tem que ser grande mesmo para você conseguir misturar toda a massa. Acrescente a mistura de nozes e farinha aos poucos, misturando delicadamente com a espátula, de baixo para cima. Divida a massa nas duas assadeiras preparadas e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Espete com um palito para conferir: se sair limpo, o bolo está pronto. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Enquanto isso, prepare o recheio.

OBS: se quiser fazer a torta no formato retangular, utilize duas assadeiras de 34 cm X 24 cm.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

  • 6 gemas (reserve as claras para a cobertura)
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco caseiro (200 ml)
  • 6 claras de ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena coloque a água, o açúcar e misture delicadamente com a ponta do dedo até dissolver assim o açúcar não espirra na lateral da panela e você evita de queimar a calda. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio: mergulhe e levante uma colher, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Desligue o fogo e deixe amornar por 5 minutos. Sobre uma tigela, passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira – é ela que pode deixar a baba de moça com um aroma forte de ovo.

Junte o leite de coco e as gemas à calda e misture bem com o batedor de arame. Volte a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula, por cerca de 10 minutos ou até engrossar lembre-se de que o creme engrossa ao esfriar, ele deve sair da panela na consistência de mingau. Atenção: se o creme começar a grudar no fundo, retire a panela do fogo, mexa vigorosamente com o batedor de arame para resfriar e volte ao fogo. Repita esse vai e vém quantas vezes necessário para evitar a formação de grumos. Transfira a baba de moça para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme isso evita a formação de uma película endurecida na superfície. Deixe amornar antes de levar para a geladeira.

PARA A COBERTURA E MONTAGEM

INGREDIENTES

  • 6 claras de ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio ela vai ser a base para o banho-maria. Numa tigela de vidro refratário, coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com o batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso. Atenção para não cozinhar as claras: para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até esfriar e formar um merengue firme e brilhante. Cubra um dos bolos com um prato redondo, desvire de uma só vez para desenformar e transfira para o prato de servir. Desenforme o outro bolo e reserve.

Espalhe toda a baba de moça sobre o bolo, do centro para as laterais, deixando 1 cm da borda livre – assim o recheio não escorre e cubra com o outro bolo. Com uma espátula de confeitar, espalhe primeiro uma camada fina de merengue sobre toda a superfície do bolo assim a cobertura fica perfeita, sem nenhum pedacinho de bolo aparecendo. Cubra o bolo com o restante do merengue e decore com as costas da colher para ficar bem rústico, formando picos. Sirva a seguir ou leve para a geladeira até a hora de servir.

BOLO EM ETAPAS

Faça um bom planejamento para a festa: você pode assar o bolo e preparar a baba de moça até 3 dias antes da festa. Armazene a baba de moça na geladeira e reserve o bolo em temperatura ambiente, bem embalado com filme em duas travessas. Deixe apenas para bater o merengue e montar o bolo no dia.

Acompanhamntos:

COMO FAZER TORTA DE NOZES

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com torta de nozes:

  1. Sorvete de creme ou baunilha: O contraste entre o quente da torta e o frio do sorvete é delicioso. Além disso, o sabor suave do sorvete complementa bem a riqueza da torta de nozes.
  2. Chantilly: Uma generosa colherada de chantilly por cima da torta adiciona uma textura leve e cremosa, além de um toque extra de indulgência.
  3. Creme de mascarpone: Um creme de mascarpone levemente adoçado pode ser uma opção mais sofisticada para acompanhar a torta de nozes, adicionando uma camada de cremosidade e um sabor suave de queijo.
  4. Calda de caramelo ou chocolate: Uma calda quente de caramelo ou chocolate derramada sobre a torta de nozes pode elevar ainda mais o sabor e a apresentação do prato.
  5. Frutas frescas: Fatias de frutas como morangos, framboesas ou figos frescos podem adicionar um contraste refrescante e uma nota de acidez que equilibra a doçura da torta.
  6. Creme de rum ou bourbon: Um creme levemente alcoolizado, feito com rum ou bourbon, pode adicionar uma dimensão extra de sabor à torta de nozes, especialmente se ela tiver um toque de noz-moscada ou canela.
  7. Nozes caramelizadas: Algumas nozes caramelizadas adicionadas como guarnição ou ao lado da torta podem realçar ainda mais o sabor das nozes na sobremesa.
  8. Queijo cremoso: Uma fatia fina de queijo cremoso, como queijo brie ou queijo de cabra, pode proporcionar um contraste interessante de sabores e texturas.
  9. Café ou chá: Uma xícara de café quente ou chá de sua escolha pode ser o acompanhamento perfeito para uma fatia de torta de nozes, especialmente em uma tarde tranquila.
  10. Geléia ou compota de frutas: Uma colherada de geléia ou compota de frutas, como damasco ou figo, pode adicionar um toque agridoce que complementa bem a torta de nozes.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

LEIA TAMBÉM:

18 comentários em “Como fazer uma torta de nozes caseira perfeita para qualquer ocasião”

  1. Torta que delícia mas tem coisa que eu preferi compra d que fazer mas com a receita e outra história derepente tento fazer valeu

    Responder

Deixe um comentário