Como Limpar o Azuleijo da Cozinha

Como Limpar o Azuleijo da Cozinha

Como limpar o azuleijo da cozinha, não há como negar: a cozinha é um dos cômodos mais desafiadores na hora da faxina. Afinal, a gordura resultante da preparação das refeições acaba indo parar na superfície dos eletrodomésticos, nos móveis e, como não poderia deixar de ser, no revestimento das paredes. Aí, a dúvida pode surgir: como limpar azulejo de cozinha de forma rápida e eficiente? 

Sabemos bem: poucas coisas acabam tanto com a motivação de cozinhar quanto a sujeira por todos os lados. Se adiar a tarefa pode parecer uma boa ideia na hora, a verdade é que isso só vai tornar a limpeza ainda mais difícil. O mais recomendado é sempre remover os respingos de gordura e restos de alimentos dos azulejos imediatamente, evitando o efeito bola de neve. 

A seguir, confira alguns truques imperdíveis (e fáceis!) para tirar essa limpeza de letra! 

1. Antes da limpeza: pano seco e teste de produto 

Para facilitar a etapa da higienização mais pesada, uma dica interessante é passar um pano seco e limpo nos azulejos, removendo a camada mais superficial de poeira e outras possíveis sujeiras. 

Outro cuidado prévio importante é fazer um teste do produto que você pretende utilizar (seja desengordurante, desinfetante ou alguma solução caseira). Umedeça um pano com o item e passe apenas em uma pequena parte de um azulejo, observando como a superfície “reage”. Se tudo estiver dentro do esperado, prossiga para a parede inteira. Dessa forma, você evita manchas e danos aos revestimentos. 

2. Limpeza com desengordurante 

O uso de desengordurante é o método mais clássico quando o assunto é como limpar azulejo de cozinha. De fato, esses produtos são facilmente encontrados em qualquer mercado e bastante eficientes na tarefa. Basta aplicá-los diretamente na superfície (de preferência em limpeza diária, após a preparação das refeições) e deixá-los agir por alguns minutos. Depois, é só remover os resquícios da solução com pano úmido e finalizar com um pano seco. 

3. Limpeza com detergente comum 

Você sabia que os detergentes comuns são grandes aliados na limpeza dos azulejos? Afinal de contas, se são capazes de remover a gordura dos utensílios da cozinha, também fazem um bom trabalho para deixar os revestimentos brilhando.  Aqui, a recomendação é pingar cerca de 10 gotas de detergente neutro em 1 litro de água morna. A partir daí, é só passar a solução nas paredes, esfregando com mais força quando houver necessidade. Esse truque é especialmente interessante para uma limpeza mais leve, que pode ser feita todos os dias. 

4. Receita de vinagre e limão 

Chegou a hora das receitas caseiras, que são sempre interessantes por serem mais naturais e delicadas – e nem por isso menos eficazes. Para colocar um bom truque em prática, misture uma xícara de suco de limão puro e uma xícara de vinagre branco destilado.  A solução pode ser aplicada com pano, mas o ideal é usar um borrifador. Deixe a mistura agindo por cerca de 15 minutos. Depois, esfregue com uma esponja para retirar a gordura e a sujeira, enxaguando com água fria em seguida. 

5. Receita de bicarbonato de sódio e água morna 

Poucas substâncias do dia a dia são tão potentes para a limpeza da casa quanto o bicarbonato – para os azulejos, o efeito também é incrível. Misture uma colher de sopa do produto em água morna até formar uma pasta e aplique na superfície. Depois, deixe a mistura agindo por aproximadamente 15 minutos. 

Para retirar a pasta dos azulejos, você pode utilizar uma escova de roupas ou pano úmido. Para finalizar, enxágue os revestimentos com água. 

Saiba Mais: 

6. Limpeza com detergente e vinagre 

Sim, você também pode misturar produtos caseiros e industrializados! Outro truque que facilita a limpeza dos azulejos é misturar detergente neutro e vinagre, diluindo-os na água morna. Aplique a solução com uma esponja, fazendo movimentos circulares para remover a gordura. Deixe agir por 5 minutos e retire os resquícios com um pano limpo. 

7. Receita de amido de milho 

Esta dica vale especialmente para os azulejos brancos! Dilua uma colher de sopa de amido de milho em 1 litro de água, aplicando a mistura nos azulejos e deixando agir por um tempo. Depois, é só enxaguar com água. Tome nota: quando aplicada com frequência, essa receita faz maravilhas para devolver o brilho aos revestimentos de cores claras. Vale a pena apostar! 

8. Truque para os rejuntes sujos 

Além dos próprios azulejos, os rejuntes também ficam expostos à gordura, manchas e outras sujeiras da cozinha. Você pode tentar raspá-los com um estilete ou palito de churrasco (caso haja muita gordura impregnada), mas há também uma outra técnica valiosa para esse tipo de limpeza: com a ajuda de um pincel ou escova de dentes velha, esfregue água sanitária no local. Voilà, rejuntes brancos de novo. 

Saiba Mais: 

9. Conservando a limpeza

Agora que você sabe como limpar azulejo de cozinha com mais facilidade (lançando mão tanto de truques caseiros como de produtos de mercado), vale a pena acrescentar dicas especiais para conservar os revestimentos limpos por mais tempo. 

Primeiro, depois de qualquer tipo de limpeza, é interessante finalizar passando um pano úmido e, em seguida, um pano limpo e seco. Enquanto o pano úmido vai remover qualquer resquício das soluções utilizadas (e eventuais sujeiras que restarem), o pano seco é um grande aliado para dar aquele brilho nos azulejos. 

Por fim, aqui vai uma receita final para conservar a higienização: misture meia xícara de lustra-móveis e 1 litro de água. Essa solução formará uma espécie de película de proteção nos azulejos, impedindo que a gordura se grude com facilidade. 

Como limpar azulejo de cozinha: afinal, qual é a frequência ideal? 

A lógica é simples: quanto mais tempo os azulejos da cozinha ficarem sem limpeza, mais a gordura vai se impregnar. Por isso, uma dica valiosa é sempre dar fazer aquela limpeza rápida no dia a dia quando notar manchas e respingos. Cozinhou um molho que espirrou na parede ou preparou aquela fritura? Limpe imediatamente com esponja e detergente. Esse cuidado evita que a sujeira se acumule, tornando a remoção muito mais simples no dia da faxina pesada.  De toda forma, a frequência indicada é fazer uma limpeza leve sempre que necessário e uma mais pesada semanalmente ou a cada 15 dias. 

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
LEIA TAMBÉM: LIMPEZA DE PISO QUAIS OS PRODUTOS CORRETOS

Deixe um comentário