Como Fazer Crepe Fit de Couve com Queijo: Receita Balanceada e Deliciosa

CREPE VERDE DE COUVE COM QUEIJO

O Crepe Verde de Couve com Queijo é uma variação saudável e saborosa do crepe tradicional, onde a massa é enriquecida com couve e recheada com queijo, proporcionando uma combinação única de sabores e texturas. Esta receita combina a leveza do crepe com a nutrição da couve, além do sabor do queijo derretido.

Origem: Embora não exista uma origem precisamente definida para o Crepe Verde de Couve com Queijo, ele é uma adaptação criativa do crepe clássico, que é uma especialidade da culinária francesa. A inclusão da couve na massa pode ter origem em tentativas de tornar o crepe mais nutritivo, adicionando vegetais verdes à receita.

Popularidade no Brasil: No Brasil, o Crepe Verde de Couve com Queijo tem ganhado popularidade, especialmente entre aqueles que buscam opções mais saudáveis e criativas na culinária. Embora seja uma receita que pode ser encontrada em diferentes regiões do país, ela é mais comum em locais onde há uma maior valorização de alimentos saudáveis e orgânicos, como em mercados e feiras gastronômicas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

Restaurantes especializados em alimentação saudável e vegetariana também tendem a incluir o Crepe Verde de Couve com Queijo em seus cardápios, devido à sua aceitação entre aqueles que seguem dietas específicas ou que procuram alternativas mais nutritivas em suas refeições.

Além disso, com o aumento da conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada e rica em vegetais, é provável que a popularidade do Crepe Verde de Couve com Queijo continue a crescer no Brasil, especialmente entre os adeptos da gastronomia saudável e sustentável.

Receita completa:

Como Fazer um Delicioso Crepe de Natal

INGREDIENTES

  • ⅓ de xícara (chá) de couve rasgada refogada
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
  • manteiga para untar a frigideira
  • folhas de salsinha e de manjericão-roxo a gosto para servir

MODO DE PREPARO

No liquidificador, coloque a couve rasgada refogada, o leite, o ovo, a farinha de trigo e o sal. Bata por cerca de 1 minuto, até que a mistura fique bem lisa. Transfira a massa de crepe para uma tigela e deixe descansar por, no mínimo, 20 minutos em temperatura ambiente (se quiser fazer com mais antecedência, reserve na geladeira). Leve uma frigideira média antiaderente (ou uma panquequeira) ao fogo médio. Quando ela aquecer, espalhe, com um pedaço de papel-toalha, um pouquinho de manteiga (ou de óleo) para untar o fundo. 

Passados os 20 minutos de descanso, dê uma boa mexida na massa. Com uma das mãos, levante a frigideira e, com a outra, ponha uma concha de massa no centro dela (cerca de ¼ de xícara [chá] de massa). Faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo e mantenha o fogo médio. Quando as bolhas começarem a aparecer e a massa se soltar do fundo da frigideira, vire com uma espátula de silicone para dourar o outro lado.  Transfira o crepe para um prato e repita o processo com o restante da massa, untando a frigideira com manteiga a cada preparo.

Para rechear o crepe: mantenha a frigideira em fogo médio, coloque um crepe e distribua ¼ de xícara (chá) de queijo numa das metades. Dobre a massa sobre o queijo e pressione levemente com a espátula até que o queijo derreta. Dobre novamente para formar um triângulo. Transfira para um prato e repita com o restante da massa. Sirva os crepes acompanhados de picles de rabanete com cebola-roxa e folhas de salsinha e manjericão.

DICA IMPORTANTE:

Você pode preparar os discos de crepe com antecedência. Eles duram de um dia para o outro na geladeira.

Informações nutricionais:

CREPE VERDE DE COUVE COM QUEIJO

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de Crepe Verde de Couve com Queijo podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na preparação, bem como das proporções exatas de cada componente. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais com base nos ingredientes comuns encontrados nessa receita:

  • Calorias: Cerca de 150-200 calorias por 100g, dependendo da quantidade de óleo ou manteiga utilizada na preparação.
  • Proteínas: Aproximadamente 5-10g, principalmente provenientes do queijo e dos ovos.
  • Gorduras: Varia entre 5-10g, dependendo da quantidade de óleo ou manteiga e do tipo de queijo utilizado.
  • Carboidratos: Geralmente em torno de 15-20g, provenientes principalmente da farinha de trigo ou farinha de arroz, dependendo da receita.
  • Fibras: Pode conter de 1-3g de fibras, principalmente se a massa for feita com farinha integral ou se forem adicionados outros ingredientes ricos em fibras, como grãos integrais.
  • Vitaminas e minerais: A presença de couve na receita pode aumentar o teor de vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina K, vitamina C, cálcio e ferro. A quantidade específica pode variar dependendo da quantidade de couve utilizada na massa.

É importante lembrar que essas são estimativas gerais e os valores exatos podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções utilizadas na receita. Se desejar informações nutricionais mais precisas, recomenda-se calcular com base nos ingredientes exatos e nas porções utilizadas na sua preparação.

Dicas de congelamento:

Como Fazer um Delicioso Crepe de Natal

O Crepe Verde de Couve com Queijo pode ser congelado, mas há alguns detalhes a serem considerados para garantir que ele mantenha sua textura e sabor quando descongelado. Aqui estão algumas informações sobre como congelar e descongelar o crepe:

  1. Escolha dos Ingredientes: Certifique-se de utilizar ingredientes frescos e de alta qualidade na preparação do crepe. Isso ajudará a preservar melhor o sabor e a textura após o congelamento.
  2. Resfriamento: Após preparar os crepes, deixe-os esfriar completamente em temperatura ambiente antes de prosseguir com o congelamento. Isso ajuda a evitar a formação de condensação, que pode levar à formação de cristais de gelo e afetar a qualidade do crepe congelado.
  3. Embalagem Adequada: Enrole individualmente cada crepe em filme plástico ou papel alumínio. Certifique-se de que eles estejam bem vedados para evitar a entrada de ar, o que pode causar queimaduras pelo frio e afetar a textura do crepe.
  4. Armazenamento: Coloque os crepes embalados em um recipiente hermético ou saco plástico próprio para congelamento. Certifique-se de retirar o máximo de ar possível antes de selar o recipiente ou saco.
  5. Etiquetagem: Não se esqueça de etiquetar os crepes com a data de congelamento para que você saiba por quanto tempo eles estão no freezer.
  6. Congelamento: Coloque os crepes no freezer e congele-os rapidamente para preservar a frescura. Evite colocar os crepes em contato direto com outros alimentos congelados para evitar a transferência de odores e sabores.
  7. Tempo de Armazenamento: Os crepes podem ser armazenados no freezer por até 1-2 meses para obter os melhores resultados. Após esse período, a qualidade do crepe pode começar a deteriorar-se.

Descongelamento e Reaquecimento:

  1. Descongelamento: Para descongelar, retire os crepes do freezer e deixe-os na geladeira durante a noite ou por algumas horas até descongelarem completamente.
  2. Reaquecimento: Após descongelados, os crepes podem ser reaquecidos no forno a baixa temperatura ou em uma frigideira antiaderente em fogo baixo. Isso ajudará a recuperar a textura e o sabor dos crepes sem queimar ou ressecar.

Por que você não pode congelar:

Se os crepes não forem embalados corretamente ou se forem congelados por um período muito longo, eles podem desenvolver queimaduras pelo frio, textura borrachenta ou perder sabor. Além disso, se os crepes estiverem recheados com ingredientes que não congelam bem, como molhos à base de laticínios ou vegetais com alto teor de água, isso pode afetar a qualidade do crepe quando descongelado.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM COUVE RASGADA REFOGADA

Quem inova nunca se cansa: o clássico acompanhamento da feijoada ou do pê-efe ganha uma textura diferente com uma mudança muito simples. Rasgada em pedaços, a couve fica com uma apresentação mais rústica. O tostadinho que você vê aí na foto? Tem técnica para isso, claro! Você precisa de uma frigideira grande e bem quente. Aí, é só refogar a couve em levas.

INGREDIENTES

  • 2 maços de couve (cerca de 20 folhas)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Lave e seque as folhas de couve. Com as mãos, puxe os talos e rasgue as folhas em pedaços de cerca de 5 cm. Você pode reservar os talos na geladeira por até 3 dias para utilizar em refogados ou outras receitas.Leve uma frigideira grande e, de preferência, antiaderente ao fogo médio. Quando ela estiver bem quente, regue com 2 colheres (chá) de azeite, coloque um terço da couve rasgada, tempere com pitadas de sal e de pimenta e refogue por cerca de 2 minutos. É jogo rápido mesmo a couve é refogada em etapas na frigideira bem quente para que fique levemente tostada e não acumule água. Transfira a couve refogada para uma travessa e repita o processo com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva a seguir.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

3 comentários em “Como Fazer Crepe Fit de Couve com Queijo: Receita Balanceada e Deliciosa”

Deixe um comentário