Doce Celestial: Pavê de Morango

Doce Celestial: Pavê de Morango

Doce Celestial: Pavê de Morango, o Pavê de Morango, também conhecido como Doce Celestial ou Pavê Celestial de Morango, é uma sobremesa muito apreciada em diversas regiões do mundo, especialmente no Brasil. A origem do Pavê é um tanto incerta, mas muitos acreditam que a receita tenha suas raízes na França, conhecida como “pavé” (que significa “pavimento” ou “calçada”, possivelmente devido às camadas sobrepostas no doce).

No entanto, sua popularidade e variações específicas, como o Pavê de Morango, tornaram-se mais proeminentes em países como o Brasil. No Brasil, o Pavê é uma sobremesa clássica, muitas vezes presente em festas, celebrações e ocasiões especiais. A versão com morangos geralmente consiste em camadas de biscoitos ou bolachas intercaladas com creme de baunilha ou chantilly e morangos frescos ou geléia de morango.

É difícil apontar um local específico onde o Pavê de Morango seja mais popular, já que é um prato bastante difundido por todo o país. Em festas familiares, confraternizações e até mesmo em cardápios de restaurantes, é comum encontrar essa sobremesa deliciosa.

A combinação de texturas entre os biscoitos macios e o creme cremoso, juntamente com o sabor fresco e adocicado dos morangos, faz do Pavê de Morango uma opção muito apreciada por diversas culturas ao redor do mundo.

Receita Completa:

Doce Celestial: Pavê de Morango

Ingredientes:

  • 1 pacote de biscoito tipo maisena ou champagne
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (use a medida da lata de leite condensado)
  • 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • 500g de morangos frescos
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

  1. Comece lavando e cortando os morangos em fatias. Reserve algumas fatias para a decoração final.
  2. Em uma panela, coloque os morangos, o açúcar e a água para fazer uma calda. Cozinhe em fogo médio até obter uma consistência de geleia mais líquida. Reserve.
  3. Em outra panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar e obter um creme. Deixe esfriar.
  4. Quando o creme estiver frio, misture delicadamente o creme de leite, fazendo movimentos suaves para incorporar bem.
  5. Em um refratário ou travessa, comece montando o pavê: mergulhe rapidamente os biscoitos em uma mistura de leite com açúcar ou em suco de sua preferência (opcional), e faça uma camada no fundo do recipiente.
  6. Por cima dos biscoitos, coloque uma camada do creme preparado e, em seguida, uma camada das fatias de morango.
  7. Repita as camadas até terminarem os ingredientes, finalizando com o creme por cima.
  8. Decore com as fatias de morango reservadas e, se desejar, com um pouco da calda de morango que foi preparada.
  9. Leve à geladeira por algumas horas para firmar antes de servir.

Dicas:

  • Os biscoitos podem ser mergulhados em leite, suco ou uma mistura de leite com um pouco de licor, como rum ou licor de laranja, para dar um toque especial ao pavê.
  • Certifique-se de deixar o creme esfriar completamente antes de adicionar o creme de leite, para evitar que o creme de leite talhe.
  • É importante montar o pavê em um recipiente transparente para que as camadas fiquem visíveis e bonitas.
  • O rendimento pode variar de acordo com o tamanho do recipiente usado, mas geralmente rende de 8 a 10 porções, dependendo do tamanho das fatias.

Espero que a receita seja útil e que faça um pavê delicioso!

Melhores Acompanhamentos:

Doce Celestial: Pavê de Morango

o Pavê de Morango é uma sobremesa versátil e deliciosa que pode ser acompanhada por uma série de complementos que realçam seu sabor. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que podem ser servidos junto com o pavê:

Chantilly ou Cobertura de Chocolate:

  • Uma camada de chantilly fresco por cima do pavê pode adicionar uma textura mais leve e cremosa.
  • Cobertura de chocolate ou calda de chocolate é outra opção deliciosa para quem gosta de um toque mais rico.

Frutas Frescas:

  • Além dos morangos na receita, outras frutas frescas podem ser servidas ao lado do pavê, como mirtilos, framboesas, fatias de kiwi ou pedaços de manga. Essas frutas complementam bem o sabor e trazem uma variedade de cores ao prato.

Castanhas ou Amêndoas:

  • Polvilhar algumas castanhas picadas, como nozes, amêndoas ou castanha de caju, sobre o pavê pode adicionar uma crocância e um sabor extra.

Sorvete:

  • Uma pequena bola de sorvete de baunilha ou sorvete de creme ao lado do pavê pode ser uma adição divina, especialmente se servida enquanto o pavê ainda está um pouco quente.

Folhas de Hortelã:

  • Folhas de hortelã frescas podem ser usadas para decorar o prato, adicionando um toque de frescor e um aroma agradável.

Café ou Chá:

  • Para os amantes de café, uma xícara de café fresco ou um chá de sua preferência pode complementar muito bem o sabor doce do pavê.

Escolha os acompanhamentos de acordo com suas preferências e o que achar que combina melhor com o seu Pavê de Morango. Essas opções oferecem uma variedade de texturas, sabores e experiências sensoriais para apreciar junto com essa deliciosa sobremesa.

Informações Nutricionias:

Doce Celestial: Pavê de Morango

as informações nutricionais podem variar um pouco dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades exatas utilizadas na receita, mas aqui estão estimativas aproximadas para uma porção média de Pavê de Morango (considerando uma porção de aproximadamente 100g):

Informações Nutricionais Aproximadas por Porção:

  • Calorias: Cerca de 250-300 kcal
  • Carboidratos: Aproximadamente 30-40g
  • Gorduras: Em torno de 10-15g
    • Gorduras saturadas: Cerca de 5-8g
  • Proteínas: Em média, 4-6g
  • Açúcares: Variam bastante dependendo da quantidade de açúcar adicionada à receita, mas normalmente entre 15-20g por porção

Esses valores são aproximados e podem variar de acordo com fatores como a marca dos ingredientes utilizados, a quantidade de açúcar adicionada, o tipo de biscoito usado, entre outros.

É importante lembrar que o Pavê de Morango é uma sobremesa mais calórica e rica em açúcares e gorduras, devido ao creme, leite condensado e biscoitos, então o consumo deve ser moderado, especialmente para aqueles que estão controlando a ingestão de açúcares ou calorias.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

3 comentários em “Doce Celestial: Pavê de Morango”

Deixe um comentário