FILÉ DE FRANGO COM MOLHO DE LARANJA E PURÊ DE BATATA

FILÉ DE FRANGO COM MOLHO DE LARANJA E PURÊ DE BATATA

Filé de frango com molho de laranja e purê de batata, o filé de frango com purê de batata é imbatível no dia a dia. Mas pode ser um pouco sem graça… Opa! Com esta receita, você descobre que é possível fazer um prato muito saboroso (ele é marinado no suco de laranja) sem deixar de ser saudável.

PARA O FRANGO E MOLHO

INGREDIENTES

  • 4 filés de peito de frango
  • 2 xícaras (chá) de caldo de laranja
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • azeite para untar

MODO DE PREPARO

Sob água corrente, lave os filés de frango. Aproveite para descascar e amassar o dente de alho. Esprema apenas 1 xícara de suco de laranja (a outra será usada mais para frente) e, numa tigela grande, misture com ¼ de xícara (chá) de azeite e o dente de alho (descascado e amassado). Mergulhe os filés de frango, tampe com o prato e deixe marinar por 20 a 30 minutos, em temperatura ambiente (se quiser deixar mais tempo, leve à geladeira). Atenção: não usamos filezinho de frango e sim o filé, que nada mais é do que a metade de um peito inteiro.

Enquanto o frango fica na marinada, prepare o purê de batatas (veja a receita abaixo). Quando o purê estiver pronto, preaqueça o forno a temperatura baixa. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente grande. Quando aquecer, regue com um fio de azeite (apenas para untar o fundo). Com uma pinça, pegue um filé de frango, escorra bem a marinada. Coloque a parte de cima para dourar primeiro. Coloque dois filés por vez. Tempere com sal e pimenta-do-reino e não mexa mais na carne. Depois de 4 minutos, vire, tempere novamente e deixe cozinhar por mais 4 minutos. Doure apenas dois filés por vez. Atenção: para que o frango cozinhe direitinho, a frigideira tem que estar quente, mas não soltando fumaça. Caso contrário, ele irá queimar por fora e continuar cru por dentro.

Transfira os peitos para um refratário e leve ao forno preaquecido para que não esfriem enquanto você termina de dourar os outros filés. Repita do procedimento e deixe o frango no forno enquanto prepara o molho. Junte na tigela da marinada mais 1 xícara (chá) de suco de laranja e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Misture bem, até dissolver a farinha. Abaixe o fogo da frigideira onde o frango foi preparado e misture o líquido de uma vez.

Com um colher de pau, vá raspando no fundo da frigideira – depois o molho vai passar pela peneira, mas esses queimadinhos do fundo é que vão garantir o sabor do molho. Mexa vigorosamente por 2 minutos. Junte um ramo de alecrim e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Se passar do ponto, regue com água. Desligue o fogo e passe o molho pela peneira. Prove o tempero e acerte com sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir quente sobre o filé de frango, acompanhado do purê de batatas.

PARA O PURÊ DE BATATAS

INGREDIENTES

  • 1 kg de batata Asterix
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • noz-moscada ralada a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 50 g de manteiga gelada (para aveludar)

MODO DE PREPARO

Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios. Coloque imediatamente numa panela com bastante água fria (para que elas não oxidem e escureçam). Acrescente um pouco de sal à água e leve a panela, com a batata, ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar o ponto). Desligue o fogo em seguida. Escorra a água e deixe as batatas no escorredor por uns minutinhos.

Enquanto isso, coloque o leite numa panelinha e leve ao fogo baixo para aquecer um pouco (não é preciso deixar ferver). Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, voltando para a mesma panela. Junte as 2 colheres (sopa) de manteiga e o leite quente à batata espremida. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma boa pitada de noz-moscada. Misture muito bem. O purê está pronto, mas se quiser um purê extra cremoso, corte 50 g de manteiga gelada em cubinhos e bata com o purê quente na batedeira. Desligue a batedeira e retorne o purê à panela. Aqueça antes de servir com o peito de frango.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

FILÉ DE FRANGO GRELHADO COM PÁPRICA

Esta não é uma simples receita, é uma técnica culinária, a marinada seca, para deixar o frango bem temperado e suculento. Experimente acrescentar outras especiarias, como cúrcuma ou cominho.

INGREDIENTES

  • 1 filé de peito de frango
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • 1 pitada de páprica doce
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ½ colher (chá) de azeite

MODO DE PREPARO

Tempere o frango com o sal, uma pitada de páprica e pimenta a gosto, espalhando bem com as mãos para cobrir toda a superfície do filé. Deixe em temperatura ambiente por 15 minutos ou transfira para um pote com tampa e leve à geladeira por até 24 horas.

Caso você tenha armazenado o frango na geladeira, retire e mantenha em temperatura ambiente por pelo menos 10 minutos antes de começar a grelhar — ele não pode estar gelado na hora de ir para a frigideira. 

Leve uma frigideira média, de preferência antiaderente, ao fogo médio para aquecer. Regue a frigideira com o azeite e coloque o filé com o lado mais liso para baixo — assim, o frango não sai da frigideira com um aspecto achatado. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado e abaixe o fogo — esse processo vai selar a carne e manter o filé suculento.

Deixe o filé de frango terminar de cozinhar em fogo baixo por mais 3 minutos de cada lado. O tempo pode variar dependendo do tamanho e da espessura do filé. Atenção: o fogo tem que estar baixo, do contrário, a carne queima por fora e fica crua por dentro. Sirva a seguir.

FRANGO ASSADO PRÁTICO

Essa é uma versão crocante e suculenta do frango assado tradicional. Só que de um jeito menos trabalhoso de fazer. Ótimo e prático de preparar para a família num almoço de fim de semana. Experimente!

INGREDIENTES

  • 1 frango de 2 Kg
  • 1 xícara (chá) de sal
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 cebola
  • 1 cabeça de alho

MODO DE PREPARO

Retire os miúdos do frango e guarde na geladeira ou no congelador. Eles não serão usados nesta receita mas podem ser usados em outras preparações, como uma farofa ou caldo. Lave o frango e, com uma tesoura ou faca, retire o excesso de gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango.

Para hidratar, deixe o frango num soro caseiro por 40 minutos: numa tigela bem grande, coloque o sal, o açúcar e misture bem. Coloque o frango na tigela e espalhe a mistura por dentro e por fora. Tempere também o peito de frango, sob a pele. Junte a cebola descascada e cortada ao meio. Cubra com água, tampe a tigela e reserve fora da geladeira. Preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta).

Depois de hidratar, retire o frango do soro, lave sob água corrente para retirar o excesso de tempero e escorra por uns minutinhos. Com um pano de prato limpo, seque bem o frango. Quanto mais sequinho ele estiver, mais crocante fica a pele.

Coloque o frango seco num refratário, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto. Se quiser, amarre as coxinhas com um barbante. Corte uma tampa da cabeça de alho e coloque a parte de baixo no refratário. Leve ao forno para assar por 1 hora e 30 minutos. Atenção: nos primeiros 15 minutos, mantenha a temperatura a 220 °C; em seguida, abaixe para 180 °C (temperatura média) e mantenha no forno por mais 1 hora e 15 minutos. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo.

No final do tempo, quando o frango estiver dourado, verifique se ele está completamente assado. Basta furar a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se ainda tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve voltar ao forno por mais alguns minutos. Se a parte externa do frango estiver começando a queimar, cubra com papel-alumínio. Teste novamente até que o líquido saia limpo.
Retire o frango do forno e deixe descansar em temperatura ambiente, coberto com papel-alumínio, por cerca de 15 minutos, isso faz com que ele fique mais suculento.

Destrinche o frango começando pela coxa, depois corte as asas e, por último, o peito. Transfira para uma travessa com a cabeça de alho assada. Sirva a seguir.

FRANGO COM ESPECIARIAS E LEITE DE COCO

O peito de frango fica todo suculento e perfumado nesta receita que mistura especiarias, coco e pasta de amendoim. Um ensopado bem cremoso e intenso, para variar o cardápio do dia a dia.

INGREDIENTES

  • 1 peito de frango sem pele nem osso (cerca de 700 g)
  • ½ cebola
  • 1 colher (chá) de sementes de mostarda
  • ¼ colher (chá) de semente de erva-doce
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • ½ colher (chá) de cúrcuma
  • ½ colher (chá) de pimenta-de-caiena
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco (cerca de 200 ml)
  • 2 colheres (sopa) de pasta de amendoim sem açúcar
  • folhas de coentro a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Retire o frango da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes. No pilão, bata as sementes de mostarda e de erva-doce até triturar bem. Misture a páprica, a cúrcuma, a pimenta-de-caiena e o sal. Descasque e pique fino a cebola.

Corte o frango em cubos médios, de 2,5 cm. Transfira para uma tigela, tempere com as especiarias e misture bem com as mãos até envolver todos os pedaços.

Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o óleo, acrescente a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos até murchar.

Junte o frango e refogue por 3 minutos, até os cubos perderem o aspecto de cru. Acrescente o leite de coco, misture bem e deixe cozinhar até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos, mexendo de vez em quando, até que os cubos de frango estejam cozidos.

Por último, misture a pasta de amendoim e deixe cozinhar por mais 2 minutos para o caldo engrossar. Sirva a seguir com folhas de coentro frescas.

LEITE DE COCO CASEIRO

Para fazer a quantidade de leite de coco necessária para a receita: bata 1 xícara (chá) de coco fresco ralado com ½ xícara (chá) de água no liquidificador até triturar bem e formar um líquido branco. Sobre uma tigela, coe o líquido numa peneira forrada com um pano de algodão fino. Torça bem o pano para espremer o bagaço e extrair todo o leite de coco.

FRANGO ASSADO COM LARANJA E ALECRIM

O segredo para um frango assado beeem suculento está no soro. São só 30 minutos imerso em água com sal e açúcar antes de ganhar uma camada caprichada de sabor com manteiga temperada e ir para o forno.

PARA O SORO

INGREDIENTES

  • 1 frango inteiro, com pele, de cerca de 2 kg
  • ½ xícara (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Numa tigela bem grande, misture o sal com o açúcar e 2 litros de água.Retire o frango da geladeira e, com uma tesoura ou faca, corte e descarte o excesso de pele e gordura. Reserve os miúdos do frango na geladeira para uma outra receita – você pode preparar uma farofa.

Transfira o frango para a tigela e, se necessário, complete com mais água – a ave deve ficar completamente imersa no soro. Tampe e deixe hidratar por 30 minutos fora da geladeira. O frango não pode estar gelado na hora de ir para o forno, caso esteja muito calor, mantenha a tigela dentro da geladeira nos primeiros 15 minutos do soro.

PARA ASSAR

INGREDIENTES

  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • 1 ½ colher (chá) de páprica doce
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • caldo de 1 laranja-baía (cerca de ½ xícara)
  • 4 ramos de alecrim
  • 2 laranjas-baía
  • 2 cabeças de alho inteiras
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Separe um rolo de barbante de algodão para amarrar o frango.Retire o frango do soro e lave em água corrente para tirar o excesso de sal. Transfira o frango, com a abertura para baixo, para um escorredor e deixe por alguns minutos para tirar o excesso de água. Enquanto isso prepare a manteiga temperada.

Caso a manteiga esteja gelada, coloque numa tigela e leve para rodar por alguns segundos no micro-ondas até ficar no ponto pomada, ou seja, macia mas sem derreter. Acrescente 2 colheres (chá) de sal, a páprica, o gengibre e misture para formar uma pastinha.

Com um pano de prato limpo, seque bem o frango por dentro e por fora – quanto mais sequinho estiver, mais crocante fica a pele. Transfira para uma assadeira grande, com o peito para cima e, com as pontas dos dedos, solte delicadamente a pele do peito do frango – tomando cuidado para não rasgar a pele.

Espalhe bem a manteiga temperada entre o peito e a pele, sobre a pele e sob e sobre a pele e por toda a superfície do frango. Misture o caldo de laranja com o vinho e regue na assadeira – assim o frango permanece úmido ao assar e ganha mais uma camada de sabor.

Corte um pedaço de barbante e amarre as coxinhas – além de ficar mais bonito, isso faz que o frango asse por igual e mantenha a umidade interna. Corte apenas as pontas das cabeças de alho (oposta à raiz); corte uma laranja em quartos e outra em rodelas grossas. Distribua as laranjas cortadas e a cabeças de alho na assadeira, regue com azeite a gosto e tempere com sal e pimenta a gosto.

Leve a assadeira ao forno para assar por cerca de 30 minutos até a pele do frango começar a dourar. Abaixe a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média), junte os ramos de alecrim e deixe assar por mais 1 hora. Ao longo desse período, verifique o líquido da assadeira, caso necessário regue com ½ xícara (chá) de água para não secar. O cálculo é de 45 minutos no forno para cada quilo de frango. Ao longo desse período, verifique o líquido da assadeira, caso necessário regue com ½ xícara (chá) de água para não secar.

Para verificar se o frango está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Caso a pele do frango comece a dourar em excesso, cubra com um pedaço de papel-alumínio.

Retire o frango do forno, cubra com papel-alumínio e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de cortar – assim os sucos da carne se redistribuem e o frango fica mais suculento. Sirva a seguir.

QUER ASSAR MAIS DE UM FRANGO?


Caso seu forno seja grande e você queira assar 2 frangos numa assadeira de uma só vez para o Natal: dobre a quantidade de ingredientes da manteiga temperada e a quantidade do líquido da assadeira também. Atenção: utilize uma assadeira maior para que o calor se distribua entre os frangos. Fique atento apenas ao tempo do forno, ele é praticamente o mesmo para a receita de 1 peça, mas pode variar um pouco dependendo do tamanho do seu forno.

Se for fazer 3 frangos numa mesma assadeira, use as seguintes medidas:

Para a manteiga temperada:

  • 150g de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1½ colher (sopa) de páprica
  • 1 colher (sopa) de gengibre

Para o líquido da assadeira:

  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • caldo de 2 laranjas-baía (cerca de 1 xícara)

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

3 comentários em “FILÉ DE FRANGO COM MOLHO DE LARANJA E PURÊ DE BATATA”

Deixe um comentário