Granola Caseira Crocante: Café da Manhã Rico em Fibras

Granola Caseira Crocante: Café da Manhã Rico em Fibras

Granola Caseira Crocante: Café da Manhã Rico em Fibras, a granola caseira crocante é um alimento nutritivo e versátil, geralmente consumido como parte de um café da manhã saudável. Embora não haja uma história exata sobre sua origem, a granola tem suas raízes na América do Norte, onde ganhou popularidade no final do século XIX e início do século XX como um alimento saudável.

Originalmente, a granola foi criada como parte de um estilo de vida saudável e natural, promovido por movimentos de saúde e bem-estar. Ela é feita a partir de uma mistura de ingredientes como aveia, sementes, frutas secas, oleaginosas e adoçantes naturais, como mel ou xarope de bordo, que são misturados e assados até ficarem crocantes.

A popularidade da granola caseira crocante como um café da manhã rico em fibras cresceu ao longo do tempo, tornando-se um alimento querido em várias partes do mundo, especialmente em países como os Estados Unidos, Canadá e em regiões da Europa. Sua versatilidade permite que seja consumida de diversas maneiras: com iogurte, leite, frutas frescas ou como um snack saudável.

Devido à sua natureza nutritiva, a granola ganhou destaque entre pessoas que buscam opções alimentares saudáveis e ricas em fibras, sendo uma excelente fonte de energia para começar o dia.

No entanto, é importante mencionar que a popularidade da granola caseira pode variar de acordo com os hábitos alimentares e as preferências regionais de cada lugar. Em muitos locais, ela é encontrada em supermercados, padarias e lojas de produtos naturais, mas a receita caseira também é muito praticada em diversos lares ao redor do mundo.

Receita completa:

Granola Caseira Crocante: Café da Manhã Rico em Fibras

aqui está uma receita básica de granola caseira crocante que você pode adaptar de acordo com seus gostos pessoais:

Ingredientes:

  • 3 xícaras de aveia em flocos
  • 1 xícara de oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, etc.), picadas
  • 1/2 xícara de sementes (sementes de abóbora, girassol, chia, linhaça, etc.)
  • 1/2 xícara de coco ralado (opcional)
  • 1/2 xícara de mel, xarope de bordo ou outro adoçante natural
  • 1/4 xícara de óleo de coco ou outro óleo vegetal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
  • 1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)
  • 1 pitada de sal
  • Frutas secas a gosto (passas, cranberries, tâmaras, etc.) adicionadas depois de assar (opcional)

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 150°C.
  2. Em uma tigela grande, misture a aveia, as oleaginosas, as sementes e o coco ralado (se estiver usando).
  3. Em uma panela pequena, aqueça o mel (ou o adoçante escolhido), o óleo de coco, o extrato de baunilha, a canela em pó e o sal. Misture bem até que todos os ingredientes estejam combinados.
  4. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos na tigela e mexa até que todos os ingredientes estejam bem revestidos.
  5. Espalhe a mistura uniformemente em uma assadeira forrada com papel manteiga ou tapete de silicone.
  6. Asse no forno por 25-30 minutos, mexendo a cada 10 minutos para garantir que a granola asse de maneira uniforme e não queime.
  7. Após assar, deixe a granola esfriar completamente na assadeira.
  8. Adicione frutas secas à mistura resfriada, se desejar.
  9. Armazene em um recipiente hermético depois de completamente resfriada.

Dicas:

  • Você pode personalizar a granola adicionando ingredientes como chocolate picado, gengibre em pó, ou outros temperos de sua preferência.
  • Ajuste a quantidade de adoçante de acordo com o seu gosto pessoal.
  • Se gosta da granola mais crocante, espalhe-a em uma camada fina na assadeira.
  • Armazene em um recipiente hermético para manter a crocância por mais tempo.

Rendimento: Esta receita geralmente rende cerca de 4-5 xícaras de granola, dependendo do tamanho das porções. Ajuste as quantidades dos ingredientes conforme necessário para obter a quantidade desejada.

Melhores Acompanhamentos:

Granola Caseira Crocante: Café da Manhã Rico em Fibras

a granola caseira crocante é bastante versátil e pode ser combinada com uma variedade de acompanhamentos para criar um café da manhã delicioso e nutritivo. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Iogurte: Sirva a granola com iogurte natural, grego ou vegano para adicionar cremosidade e uma combinação de texturas.
  2. Frutas Frescas: Fatias de banana, morangos, mirtilos, maçãs ou qualquer fruta da estação adicionam doçura natural e frescor à granola.
  3. Leite ou Leite Vegetal: Use leite tradicional, leite de amêndoa, leite de coco ou qualquer outro leite vegetal para desfrutar da granola como um cereal crocante.
  4. Smoothies: Adicione granola como cobertura ou misture diretamente em smoothies para dar uma textura crocante e aumentar a quantidade de fibras.
  5. Pancakes ou Waffles: Polvilhe a granola sobre panquecas ou waffles antes de cozinhar para um toque crocante.
  6. Açaí Bowl: Use a granola como cobertura em tigelas de açaí para adicionar crocância e sabor.
  7. Sobremesas: Utilize a granola como camada crocante em sobremesas como parfaits, tortas ou sobremesas de camadas.
  8. Snack Saudável: Coma a granola sozinha como um snack nutritivo entre as refeições.

Esses acompanhamentos são apenas algumas ideias; você pode experimentar diferentes combinações para descobrir o que mais agrada ao seu paladar.

Informações Nutricionais:

Granola Caseira Crocante: Café da Manhã Rico em Fibras

as informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções utilizadas na receita de granola caseira crocante. Aqui está uma estimativa aproximada com base nos ingredientes comuns usados na receita:

Informações Nutricionais para uma porção de 1/4 de xícara (aproximadamente 30g) de granola:

  • Calorias: Cerca de 130-150 calorias
  • Carboidratos: 15-20g
  • Proteínas: 3-5g
  • Gorduras: 6-9g (dependendo das oleaginosas e do óleo de coco utilizados)
  • Fibras: 2-4g
  • Açúcares: 5-8g (dependendo do tipo e quantidade de adoçante usado)

É importante lembrar que esses valores são aproximados e podem variar com base nos ingredientes específicos e nas proporções exatas usadas na receita. A granola caseira tende a ser uma fonte saudável de carboidratos complexos, fibras, proteínas e gorduras saudáveis, especialmente quando feita com ingredientes naturais e sem adição excessiva de açúcares refinados.

Se você está buscando valores nutricionais precisos, recomenda-se calcular com base nos rótulos nutricionais de cada ingrediente utilizado na sua receita.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Granola Caseira Crocante: Café da Manhã Rico em Fibras”

Deixe um comentário