PÃO INTEGRAL COM LINHAÇA E CROSTA DE GERGELIM

PÃO INTEGRAL COM LINHAÇA E CROSTA DE GERGELIM

Pão integral com linhaça e crosta de gergelim, Comece bem o dia com este pão de miolo macio e crostinha crocante.

INGREDIENTES

  • 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de farinha de linhaça
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 30 g / 2 tabletes de fermento fresco para pão
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 2 ½ xícaras (chá) de água morna
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 ovo
  • ¼ de xícara (chá) de gergelim
  • ½ colher (sopa) de sal grosso

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture bem as farinhas e o sal. Em outra tigela, junte o fermento, o açúcar, o mel, a água e o óleo. Misture bem até dissolver o fermento e deixe repousar por 10 minutos até que se forme uma camada de espuma. Com as mãos, misture o conteúdo da tigela do fermento com as farinhas até conseguir formar uma bola. Cubra com um pano e deixe repousar por 1 hora e 20 minutos ou até que a massa tenha dobrado de tamanho. Divida a massa em duas partes iguais. Transfira para uma superfície lisa e com um pouco de farinha. Sove cada massa por 5 minutos. Faça uma bola com cada massa e enrole para que fique ovalada.

Unte uma assadeira de 40 cm de comprimento com óleo. Numa tigela, bata o ovo. Na assadeira, disponha as bolas de massa, lembre-se que as massas irão crescer, por isso deixe um espaço suficiente para não grudarem. Pincele as massas com os ovos batidos e cubra com uma camada generosa de gergelim e com um pouco de sal grosso. Deixe crescer por 30 minutos antes de levar ao forno. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Faça dois cortes paralelos na superfície dos pães, no sentido do comprimento. Leve ao forno preaquecido para assar por 1 hora.

DICA IMPORTANTE

Para verificar se o pão está assado, retire da assadeira e bata com o dedo na parte de baixo: você deve ouvir um som oco. Caso contrário, deixe assar mais um pouquinho. Depois de pronto, coloque o pão sobre uma grade até esfriar.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM PÃO DE FÔRMA CASEIRO

Sabia que dá para fazer pão de fôrma em casa? Então anota aí: com ele você faz torrada, sanduíche no tostex e um canapé delicioso. A vantagem de fazer em casa é que dá para fatiar na espessura que quiser – e se sobrar, dá-lhe rabanada!

INGREDIENTES

  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco (cerca de 6 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • ½ xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada
  • 2 colheres (chá) de sal

MODO DE PREPARO

Retire o leite e a manteiga da geladeira antes de começar a preparar a receita – eles precisam estar em temperatura ambiente. Se a manteiga não estiver macia (no ponto de pomada) leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos. Numa tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) da água morna até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar. 

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Junte o fermento dissolvido e misture aos poucos com a farinha, do centro para a borda. Acrescente o restante de água morna aos poucos, misturando com a mão para incorporar. Regue com o leite, também aos poucos, sem parar de misturar e amassar com a mão. 

Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem para incorporar – não se assuste, parece que não vai dar certo, a manteiga demora para ser absorvida pela massa. Aperte, amasse, estique e amasse novamente até ficar com a textura macia e úmida – marque 10 minutos no relógio! Se preferir, sove a massa na bancada ou na batedeira com o gancho. 

Modele uma bola, volte a massa para a tigela e cubra com filme (ou pano de prato). Deixe descansar por 1 hora até dobrar de tamanho. Unte com manteiga 2 fôrmas para bolo inglês de 22 cm x 10 cm (se a fôrma for antiaderente não há necessidade de untar). 

Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e divida ao meio. Achate delicadamente cada uma das metades até formar um retângulo. Para modelar os pães: dobre a base do retângulo (lado maior da massa) até o centro e aperte delicadamente; cubra com a base oposta e aperte bem para selar; dobre cerca de 4 cm das laterais (use a fôrma de bolo inglês como referência para o tamanho) e aperte bem as emendas para selar. 

Transfira as massas, com a emenda voltada para baixo, para as fôrmas untadas. Cubra com um pano de prato limpo (ou filme) e deixe crescer por mais 40 minutos. Quando faltar 20 minutos para o tempo do pão preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até os pães crescerem e dourarem. Retire do forno e, com cuidado, desenforme sobre uma grelha – se o pão ficar na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e amolecer a casca.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário