Como fazer pão australiano que todos vão adorar: Receita testada e aprovada

COMO FAZER PÃO AUSTRALIANO

Como fazer pão australiano, A massa escura, macia e adocicada desse pão tão popular leva melado de cana e cacau. Para deixar a casca com essa aparência rústica, vai uma polvilhada de fubá antes de assar. É campeão de audiência e sucesso garantido no brunch.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de farinha de centeio
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • ¼ de xícara (chá) de melado de cana
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • fubá para polvilhar

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande misture as farinhas, o cacau em pó, o açúcar mascavo e o sal. Na jarra medidora dissolva o fermento na água morna. Atenção: a água deve estar apenas morna para não matar o fermento, caso esteja muito calor na sua cidade pode usar água em temperatura ambiente mesmo. Junte a água com fermento aos ingredientes secos de uma só vez e misture bem com uma colher de pau. Adicione o melado de cana e misture bem com as mãos até incorporar toda a farinha – a massa é um pouco pesada e seca, não se preocupe é assim mesmo. Por último acrescente a manteiga em três etapas, amassando bem com as mãos.

Sove a massa dentro da tigela por cerca de 15 minutos faça movimentos contínuos, dobrando a massa sobre ela mesma, até ficar elástica. Para verificar o ponto, aperte a superfície da massa com o dedo indicador: se ela voltar, está no ponto caso contrário sove mais um pouco. Se preferir, sove a massa na bancada, mas atenção: não polvilhe a bancada com farinha (isso pode deixar o pão ressecado).

Modele a massa numa bola e volte para a tigela. Cubra com um pano de prato úmido (ou filme) para que não resseque enquanto fermenta. Deixe descansar por cerca de 2 horas, ou até dobrar de tamanho. Passado o tempo de fermentação é hora de modelar os pães. Transfira a massa para a bancada e corte ao meio com uma espátula de padeiro (ou faca). Aplaine cada pedaço delicadamente, sem perder o formato oval. Dobre as laterais maiores em direção do centro e aperte bem a emenda com as pontas dos dedos. Role os pães delicadamente na bancada para deixar o formato oval, típico do pão australiano.

Polvilhe uma assadeira grande com fubá e disponha os pães um ao lado do outro, deixando espaço entre cada um eles ainda vão crescer. Cubra novamente com o pano úmido (ou filme) e deixe descansar por mais 1 hora. Faltando 20 minutos do tempo da segunda fermentação, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Com uma peneira, polvilhe fubá na superfície dos pães. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até ficarem dourados. Retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira os pães para uma grelha. Deixe esfriar antes de cortar. Sirva a seguir.

DICA IMPORTANTE:

Em saco plástico bem fechado, o pão pode ser guardado por até cinco dias. Também dá para congelar o pão já assado. Para descongelar, leve ao forno préaquecido e borrife água. Quando estiverem macios, pode tirar do forno.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Dicas de acompanhamentos:

Pão de Soja com Cacau e Avelã

Aqui estão alguns acompanhamentos que combinam bem com o pão australiano:

  1. Manteiga de Mel e Canela: Uma combinação doce e aromática que realça os sabores ricos do pão australiano.
  2. Geleia de Frutas Vermelhas: A acidez das frutas vermelhas complementa a doçura do pão, criando um contraste delicioso.
  3. Queijo Cream Cheese: O sabor suave e cremoso do cream cheese contrasta bem com a robustez do pão australiano.
  4. Abacate Amassado: O abacate oferece uma textura cremosa e um sabor leve que complementa a densidade do pão.
  5. Ovos Mexidos ou Ovos Poché: A cremosidade dos ovos complementa a textura do pão australiano, criando um café da manhã satisfatório.
  6. Bacon Crocante: O sabor defumado e a textura crocante do bacon adicionam um elemento indulgente ao pão.
  7. Tomate e Manjericão Fresco: Fatias de tomate fresco e folhas de manjericão adicionam frescor e um toque de acidez ao pão.
  8. Salmão Defumado: O sabor delicado e defumado do salmão combina bem com a robustez do pão australiano.
  9. Tomate Seco e Rúcula: O contraste entre o tomate seco salgado e a rúcula picante realça os sabores do pão.
  10. Presunto e Queijo Gruyère: Uma combinação clássica que adiciona um sabor salgado e um toque de sofisticação ao pão australiano.

Experimente esses acompanhamentos para criar uma experiência gastronômica ainda mais deliciosa com o seu pão australiano caseiro!

Informações nutricionais:

Pão de Batata-Doce com Alecrim

Como as informações nutricionais podem variar dependendo dos ingredientes exatos e das proporções utilizadas na receita específica do pão australiano, vou fornecer estimativas gerais com base nos ingredientes comuns encontrados em receitas desse tipo de pão. Aqui estão as informações nutricionais aproximadas para 100 gramas da receita de pão australiano:

  • Calorias: Cerca de 250-300 calorias
  • Gorduras: Cerca de 5-10 gramas
    • Gorduras saturadas: Cerca de 1-3 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 45-55 gramas
    • Açúcares: Cerca de 5-10 gramas
  • Proteínas: Cerca de 7-10 gramas
  • Fibra: Cerca de 3-5 gramas
  • Sódio: Cerca de 300-400 miligramas

Essas são apenas estimativas e os valores específicos podem variar dependendo dos ingredientes e das proporções utilizadas na sua receita. Se você estiver buscando informações nutricionais precisas, recomendo calcular com base nos ingredientes específicos que você utilizará na sua receita.

Dicas de congelamento:

Como fazer pão macio e rico em proteínas com farinha de soja

Você pode congelar pão australiano, mas é importante seguir algumas etapas para garantir que ele mantenha sua qualidade e sabor quando descongelado. Aqui estão algumas orientações sobre como congelar o pão australiano:

  1. Esperar esfriar completamente: Antes de congelar, certifique-se de que o pão australiano tenha esfriado completamente à temperatura ambiente. Isso ajuda a evitar a formação de condensação dentro da embalagem, o que pode levar à umidade excessiva e à deterioração do pão.
  2. Embrulhar adequadamente: Enrole o pão australiano em filme plástico ou papel alumínio. Certifique-se de envolver bem o pão para evitar a entrada de ar, o que pode levar à queima do pão no congelador. Se preferir, você também pode cortar o pão em fatias e envolvê-las individualmente.
  3. Armazenar em saco hermético: Após embrulhar o pão australiano, coloque-o em um saco plástico hermético ou em um recipiente próprio para congelamento. Isso ajudará a evitar a absorção de odores indesejados e a preservar o sabor do pão.
  4. Etiquetar e datar: Não se esqueça de etiquetar o pão australiano com a data de congelamento. Isso ajudará você a saber por quanto tempo ele está armazenado no congelador.
  5. Congelar rapidamente: Coloque o pão australiano embrulhado no congelador imediatamente após o preparo. Quanto mais rápido o pão for congelado, melhor será a qualidade do resultado final.
  6. Descongelar corretamente: Para descongelar o pão australiano, retire-o do congelador e deixe-o descongelar à temperatura ambiente. Evite descongelar no micro-ondas, pois isso pode resultar em partes do pão ficando borrachudas.

O pão australiano pode ser congelado por até 2-3 meses sem perder muito em qualidade. No entanto, algumas pessoas podem preferir não congelar o pão devido à possível mudança na textura após o descongelamento. O congelamento pode causar quebra na estrutura do pão e resultar em uma textura ligeiramente mais densa quando descongelado. Além disso, se o pão não for armazenado corretamente no congelador, pode desenvolver queimaduras de congelamento, o que pode afetar negativamente o sabor e a qualidade do pão.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

25 comentários em “Como fazer pão australiano que todos vão adorar: Receita testada e aprovada”

Deixe um comentário