Como Fazer receita de Nhoque de Batatas

Quer Aprender a Fazer Nhoque Essa Delícia Italiana
Delícia Italiana

Como Fazer receita de Nhoque de Batatas, pensando no almoço em família? nada melhor do que uma massa para trazer as raízes italianas a essa reunião familiar! Portanto, vamos fazer um Nhoque caseiro de batata, super rápido de fazer, e que vai surpreender a todos.

Ingredientes:

  • 8 batatas médias do tipo Asterix
  • 400g de Farinha de trigo
  • 3 gemas
  • Sal, pimenta do reino e azeite à gosto
  • Farinha de semolina (para untar)

Modo de Preparo:

Antes de mais nada, lembre-se em Usar a batata asterix por ser mais seca, ou seja não ter muita água. 

Esse é o segredo do nhoque que não desmancha e não gruda no paladar. Não pode ser molhado. 

Primeiramente, lave bem as batatas e fure-as com um garfo. Cozinhe no microondas por 15 minutos ou no forno convencional por 1 hora.

Deixe esfriar um pouco e retire a pele. Em seguida, amasse todos com um espremedor de batatas. Adicione as gemas, um pouco de azeite, sal e pimenta. Acrescente a farinha aos poucos e misture com as mãos até não grudar. Essa é a questão. Usei a massa para fazer “dobras” cilíndricas como costumávamos trabalhar com plasticina na escola e corte o nhoque no tamanho desejado. Coloque a semolina em uma tigela para que não grude. Deixe secar por 15 minutos antes de cozinhar.

Esquente a água em uma panela, mas não deixe a água ferver. Coloque os nhoques na água até que eles flutuem na água e está pronto para cozinhá-los. Coloque um pouco de óleo para não grudar. Por fim, quando tudo estiver cozido, coloque o molho especial! Combina com tudo!

NHOQUE DE RICOTA COM RASPAS DE LIMÃO E MOLHO DE TOMATE

Tudo neste nhoque passa longe do lugar comum. Começa pelo tamanho, ele é maior, na linha “nhocão”. Depois vem o sabor: as raspas de limão siciliano, o tomilho e a noz-moscada deixam a massa toda perfumada. Enfim, o modo de preparo: ele cozinha no forno, no molho de tomate. Que, aliás, é facílimo de preparar.

PARA O MOLHO DE TOMATE

INGREDIENTES

  • 2 latas de tomate pelado em cubos (com o líquido)
  • ½ cebola
  • 3 ramos de manjericão
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Corte ao meio e descasque metade da cebola – guarde a outra metade. Lave e seque as folhas de manjericão.

Leve uma panela média ao fogo médio. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite e adicione metade do manjericão. Deixe fritar por apenas 1 minuto e junte a cebola. Adicione o tomate pelado (com o líquido), tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até o molho encorpar. Desligue o fogo e misture o restante do manjericão. Reserve.

PARA OS NHOQUES

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de ricota (450 g)
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • 2 ovos
  • raspas de 1 limão siciliano
  • 8 ramos de tomilho
  • 1 colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto para gratinar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Numa tigela grande esfarele a ricota com as mãos. Em outra tigela pequena, quebre os ovos, um de cada vez, e junte à ricota – se um estiver estragado você não perde a receita. Adicione ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado, as raspas do limão siciliano e as folhas de tomilho debulhadas. Tempere com o sal, noz-moscada e pimenta a gosto e misture bem com uma colher. Junte a farinha de trigo aos poucos, misturando com as mãos, até formar uma massa úmida que não grude nos dedos.

Para modelar os nhoques: divida a massa em 12 partes e, com as mãos enrole cada porção em bolas médias.Num refratário que possa ir ao forno, coloque um pouco do molho de tomate, apenas para cobrir o fundo. Disponha os nhoques um ao lado do outro, cubra com o restante do molho e polvilhe com parmesão ralado a gosto.

Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até que os nhoques estejam cozidos e firmes. Sirva a seguir. Fica uma delícia acompanhado de salada de espinafre.

NHOQUE DE MANDIOQUINHA COM MOLHO DE MANTEIGA E SÁLVIA

Que tal trocar as batatas do nhoque por mandioquinha? Além da cor linda, esse nhoque passado na frigideira tem sabor e textura incríveis. O molho? Deixe por conta da sálvia fresca. Simples e elegante.

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de mandioquinha (batata-baroa)
  • 2 gemas
  • 1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • 1 maço de sálvia
  • 1 colher (sopa) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Lave, descasque e corte cada mandioquinha em 3 pedaços. Transfira para uma panela grande e cubra com água. Leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.

Transfira as mandioquinhas para uma peneira e deixe escorrer bem a água. Sobre uma tigela, passe as mandioquinhas, ainda quentes, por um espremedor de batatas e tempere com o sal.

Acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo para resfriar a mandioquinha – isso evita que, ao incluir as gemas, elas cozinhem com o calor. Adicione as gemas e amasse bem. Junte o restante da farinha aos poucos, até dar ponto. Para verificar o ponto da massa: com as mãos limpas, separe uma porção da massa e tente modelar uma bolinha sem que grude nas mãos. A quantidade de farinha de trigo utilizada na receita pode variar – evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar.

Para modelar os nhoques: polvilhe a bancada com farinha de trigo. Retire uma porção de massa e, com as mãos, faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro. Com uma faca (ou espátula) corte os rolinhos a cada 2 cm. Transfira os nhoques para uma assadeira grande (ou refratário) polvilhada com farinha e reserve. Repita o processo com toda a massa.

Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.

Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe o restante dos nhoques e não despreze a água do cozimento – ela vai ser utilizada para fazer o molho.

Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte ½ colher (sopa) de manteiga e adicione cerca de 30 nhoques. Deixe por 1 minuto de cada lado para dourar por igual. Transfira para uma travessa e doure o restante dos nhoques, adicionando manteiga a cada leva.

Depois que dourar todos os nhoques, diminua o fogo da frigideira para baixo e acrescente 4 colheres (sopa) de manteiga. Assim que derreter, junte as folhas de sálvia e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto para perfumar. Desligue o fogo e acrescente 1 concha da água do cozimento do nhoque. Faça movimentos circulares com a frigideira para misturar e formar um molho liso – não mexa com uma espátula, a gordura da manteiga pode se separar do molho.

Regue os nhoques dourados com o molho e as folhas de sálvia. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário