Como preparar um pudim de pão sem calda com ingredientes básicos

COMO FAZER PUDIM DE PÃO SEM CALDA

O pudim de pão é um prato tradicional que remonta a tempos antigos, e sua versão sem calda é uma variação popular. Enquanto a origem exata do pudim de pão não pode ser atribuída a um país específico, é amplamente reconhecido como parte da culinária de várias regiões ao redor do mundo. A versão sem calda é uma variação que se desenvolveu ao longo do tempo para atender às preferências individuais e também para aproveitar ingredientes disponíveis de maneira econômica.

Popularidade: O pudim de pão sem calda é popular em muitos países, especialmente aqueles onde o pão é um alimento básico na dieta. Alguns dos lugares onde essa receita é mais apreciada incluem:

  1. Brasil: O pudim de pão é uma sobremesa comum no Brasil, onde é conhecido como “pudim de pão sem calda” ou simplesmente “pudim de pão”. É frequentemente feito em casa e servido como uma sobremesa reconfortante e econômica.
  2. Portugal: Em Portugal, o pudim de pão é conhecido como “pudim de pão sem calda” ou “pudim de pão à moda antiga”. É apreciado como uma sobremesa clássica, muitas vezes servido em restaurantes tradicionais e em ocasiões especiais.
  3. Estados Unidos: Nos Estados Unidos, o pudim de pão sem calda é uma sobremesa popular em muitas regiões, especialmente no sul do país. É frequentemente preparado em casa, usando pão envelhecido para evitar o desperdício de alimentos.
  4. Reino Unido: No Reino Unido, o pudim de pão sem calda é uma sobremesa caseira clássica, muitas vezes associada à culinária tradicional britânica. Pode ser servido quente ou frio, com ou sem cobertura de caramelo ou molho de baunilha.
  5. França: Embora o pudim de pão sem calda possa não ser tão proeminente quanto outras sobremesas francesas famosas, é apreciado em algumas regiões da França como uma maneira de usar pão velho e evitar o desperdício alimentar.

Esses são apenas alguns exemplos de onde o pudim de pão sem calda é popular, mas sua versatilidade e simplicidade o tornam um prato querido em muitas culturas ao redor do mundo.

INGREDIENTES DO PUDIM DE PÃO SEM CALDA

  • 8 pães amanhecidos
  • 1 litro de leite
  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 copo (requeijão) de açúcar
  • 4 colheres sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de margarina
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • canela em pó para polvilhar por

MODO DE PREPARO DO PUDIM DE PÃO SEM CALDA

Pique o pão com as mãos grosseiramente . Deixe o pão de molho no leite por alguns minutos. Bata no liquidificador os outros ingredientes e derrame sobre o pão, mexa bem, sem desmanchar. Unte um tabuleiro, enfarinhe e derrame a massa. Polvilhe canela em pó por cima. Asse até dourar.

Acompanhamentos da receita:

Como Reaproveitar um Pão que não deu Certo

Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que podem complementar muito bem o pudim de pão sem calda:

  1. Calda de Caramelo: Embora a receita seja para um pudim de pão sem calda, uma calda de caramelo pode ser um acompanhamento delicioso e contrastante. Você pode derramar um pouco por cima do pudim antes de servir.
  2. Frutas Frescas: Frutas frescas, como morangos, framboesas, mirtilos ou fatias de banana, adicionam um toque de frescor e cor ao pudim. Elas também fornecem uma textura adicional e um contraste de sabor.
  3. Chantilly: Uma colherada de chantilly caseiro ou pronto pode adicionar uma camada cremosa e suave ao lado do pudim. É uma escolha indulgente que complementa bem a sobremesa.
  4. Sorvete: Um pequeno bola de sorvete de baunilha ou creme pode ser um acompanhamento luxuoso para o pudim de pão. O contraste entre a temperatura fria do sorvete e a textura macia do pudim é uma combinação deliciosa.
  5. Molho de Frutas: Um molho rápido feito com frutas frescas ou congeladas, cozidas com um pouco de açúcar e talvez um toque de suco de limão, pode ser um acompanhamento refrescante e saboroso.
  6. Castanhas Caramelizadas: Castanhas caramelizadas, como nozes, amêndoas ou avelãs, adicionam crocância e um sabor rico ao pudim. Elas podem ser polvilhadas por cima do pudim ou servidas ao lado.
  7. Molho de Chocolate: Se você é fã de chocolate, um molho de chocolate quente ou frio pode ser um acompanhamento decadente para o pudim de pão. Ele adiciona uma camada extra de indulgência ao prato.
  8. Molho de Creme Inglês: Um molho de creme inglês, feito com gemas de ovo, leite, açúcar e baunilha, é um acompanhamento clássico para pudins e sobremesas cremosas. Ele complementa bem o sabor suave do pudim de pão.

Essas são apenas algumas ideias de acompanhamentos que podem elevar ainda mais a sua experiência com o pudim de pão sem calda. Sinta-se à vontade para experimentar e adaptar de acordo com suas preferências pessoais!

Informações nutricionais:

COMO FAZER PUDIM DE PÃO SEM CALDA

posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais comuns para um pudim de pão sem calda, com base nos ingredientes típicos usados e nas quantidades comuns. Aqui está uma estimativa aproximada para 100 gramas de pudim de pão sem calda:

  • Calorias: Aproximadamente 200-250 kcal
  • Proteínas: Cerca de 5-8 gramas
  • Gorduras totais: Cerca de 5-10 gramas
    • Gorduras saturadas: Cerca de 2-4 gramas
    • Gorduras insaturadas: Cerca de 2-6 gramas
  • Carboidratos: Cerca de 30-40 gramas
    • Açúcares: Cerca de 10-20 gramas
  • Fibra dietética: Cerca de 1-3 gramas
  • Sódio: Cerca de 100-200 miligramas

Esses valores são aproximados e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções usadas na sua receita. Se você tiver os detalhes dos ingredientes e as quantidades exatas usadas na sua receita, poderá calcular as informações nutricionais com mais precisão usando ferramentas online ou consultando os rótulos nutricionais dos ingredientes individuais.

FAÇA TAMBÉM PUDIM DE PÃO DE LIQUIDIFICADOR

Como fazer pudim de banana caramelizada: Uma variação de sabor usando bananas maduras

INGREDIENTES

  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 pães (francês)
  • 1 colher de margarina
  • 2 medidas de leite (medir na lata de leite condensado)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de açúcar para a calda 

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Reserve. Em uma forma própria para pudim derreta o açúcar para fazer a calda, espere endurecer um pouco e coloque o líquido que está no liquidificador. Leve ao fogo por uns 35 minutos ou até você enfiar um garfo e ele sair limpo.

APROVEITE E FAÇA PUDIM DE PÃO COM LEITE CONDENSADO

Como fazer pudim de tapioca: Uma sobremesa de tapioca leve e cheia de textura

INGREDIENTES

CALDA:

  • 2 xícaras (chá) de açúcar

MASSA DO PUDIM DE PÃO:

  • 3 pãezinhos franceses amanhecidos (pode ser com ou sem a casca)
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 medida (da lata) de leite em temperatura ambiente
  • 1 caixinha de creme de leite

MODO DE PREPARO

CALDA:

  1. Para preparar a calda pegue uma panela e coloque o açúcar. Em seguida, leve ao fogo baixo para derreter. Ao ficar dourado, coloque meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher de pau ou silicone, até ferver e dissolver os torrões de açúcar. Com a calda pronta, pegue a forma grande com furo central (23 cm de diâmetro) derrame sobre esta e reserve. A calda deve ficar como caramelo.

PARA FAZER O PUDIM:

Bata no liquidificador todos os ingredientes, em seguida, despeje sobre a forma caramelizada. Cubra a forma com papel alumínio. Leve ao forno médio (180° C), preaquecido, em banho-maria por aproximadamente 1 hora e meia. Espere esfriar e leve à geladeira. Sirva gelado.

FAÇA TAMBÉM PUDIM DE CLARAS

Como fazer pudim de banana caramelizada: Uma variação de sabor usando bananas maduras

PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

  • ¾ de xícaras (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

Preaqueca o forno a 150 ºC (temperatura baixa).  Numa tigela, dissolva a água com o açúcar. Transfira para uma fôrma de pudim grande (com furo no meio) de cerca de 24 cm de diâmetro.  Leve a fôrma diretamente ao fogo baixo e deixe a calda cozinhar, sem mexer, até que ela engrosse e fique com uma coloração levemente dourada. – leva cerca de 10 minutos.  Segure a fôrma com um pano de prato para não se queimar e vá girando para caramelizar a base e as laterais.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

  • 10 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Separe as claras das gemas: bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da outra e deixe a clara escorrer numa tigela; coloque a gema em outra; transfira a clara para a tigela da batedeira. Repita o procedimento com todos os ovos. Use uma tigela para escorrer a clara, antes de colocar na tigela da batedeira, assim, caso um ovo não esteja bom, você não perde toda a receita. As gemas reservadas podem ser usadas no preparo da baba de moça. 

Bata as claras na velocidade baixa da batedeira com 1 pitada de sal. Quando começarem a espumar, aumente a velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme, formando picos durinhos – cerca de 10 a 15 minutos.  Nesse ponto, acrescente o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira. Bata por mais 10 minutos, até formar um merengue firme. 

Leve uma chaleira com um pouco de água para ferver. Ela será usada para fazer um banho-maria para assar o pudim.  Com uma colher de sopa, transfira as claras para a fôrma preparada: espalhe uma camada, alise com as costas da colher e dê umas batidinhas na bancada para que se acomodem – dessa forma o pudim fica mais uniforme, sem correr riscos de ficar com buracos. 

Coloque a fôrma numa assadeira retangular e leve ao forno. Regue a água fervente na assadeira para formar o banho-maria. Deixe assar por 1 hora ou até que o pudim fique bronzeado e estruturado. Ele vai crescer bastante, mas quando sai do forno volta a ficar com a altura original. 

Retire do forno e aguarde 5 minutos antes de virar. Coloque um pano de prato sob a fôrma para não se queimar. Passe uma faquinha de ponta redonda na lateral, apenas para soltar a beiradinha que costuma grudar na fôrma. Coloque um prato de bolo com borda alta (para conter a calda) sobre a fôrma e vire de uma vez, o mais rápido o possível – a calda vai escorrer. Quando esfriar, leve à geladeira.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

2 comentários em “Como preparar um pudim de pão sem calda com ingredientes básicos”

Deixe um comentário