Aprenda a fazer a Deliciosa Muqueca Capixaba

Aprenda a fazer a Deliciosa Muqueca Capixaba
Aprenda a fazer a Deliciosa Muqueca Capixaba

Aprenda a fazer a Deliciosa Muqueca Capixaba.

A muqueca capixaba é um prato típico do Espírito Santo e, por isso, possui uma receita exclusiva. No entanto, existem alguns ingredientes que são comuns a todas as versões da muqueca, como tomates, cebola, azeite de dendê e leite de coco. Portano, hoje “MINHA VIAGENS RECEITAS” trás até você esse espetáculo da culinária Capixaba, então vamos lá!

Ingredientes

  • 1 kg de peixe (badejo, dentão, robalo, papaterra, dourado, namorado ou xerne)
  • 1 maço de coentro
  • 1 maço de cebolinha verde
  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 4 tomates
  • Pimenta malagueta
  • Azeite de oliva
  • Urucum
  • Óleo de soja

Modo de preparo

Escame bem o peixe, tire as vísceras e corte-o em postas de 5 cm de largura. Lave bem com limão e deixe descansando em um prato com água de sal fraca. Soque o alho, três rodelas de cebola, um maço de coentro picado, um maço de cebolinha verde e sal. Esfregue no fundo da panela de barro um pouco de óleo de soja (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher). Adicione à panela a massa obtida no socador, passando-a no seu fundo.

Retire as postas de peixe do prato com água e sal. Vire as postas de um lado para o outro nos temperos da panela. Arrume-as de modo que não fiquem umas por cima das outras. Corte o resto do coentro, da cebolinha verde, do tomate e da cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com um pouco de azeite e suco de limão. Deixe tudo descansando por 20 a 60 minutos.

Derreta em um pouco de óleo três colheres de urucum. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco deste caldo por cima da moqueca. Quando começar a abrir fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela aberta.Vá verificando o paladar do sal e do limão.

Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com o auxílio de um pedaço de pano grosso, para que as postas de peixe não agarrem no fundo. Vai bem com arroz branco, um belo pirão e um belo molho.

Acompanhamentos:

Moqueca de Bacalhau

A moqueca capixaba é um prato delicioso e tradicional da culinária brasileira, originário do estado do Espírito Santo. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com esse prato:

  1. Arroz branco: O arroz é um acompanhamento clássico para a moqueca, pois ajuda a equilibrar os sabores e absorve o molho delicioso da moqueca.
  2. Pirão: Um pirão de peixe feito com caldo de peixe e farinha de mandioca é um acompanhamento tradicional e delicioso para a moqueca capixaba. Ele complementa muito bem o prato, fornecendo uma textura cremosa e um sabor rico.
  3. Farofa: Uma farofa simples feita com farinha de mandioca, manteiga e temperos é uma opção popular. Ela adiciona uma textura crocante e um sabor adicional ao prato.
  4. Vinagrete: Um vinagrete fresco feito com tomates, cebolas, pimentões, coentro, limão e azeite pode ser servido como uma opção leve e refrescante para acompanhar a moqueca.
  5. Pimenta: Para os amantes de pimenta, uma boa pimenta malagueta ou molho de pimenta é sempre bem-vinda para adicionar um toque de calor ao prato.
  6. Salada verde: Uma salada simples de folhas verdes, tomate e pepino temperada com um molho de limão e azeite pode fornecer um contraste refrescante aos sabores ricos da moqueca.
  7. Farinha de mandioca: Além de ser usada para fazer o pirão e a farofa, a farinha de mandioca pode ser servida à parte para aqueles que desejam polvilhar um pouco sobre a moqueca para dar uma textura extra.

Estas são apenas algumas sugestões de acompanhamentos que combinam bem com a moqueca capixaba. Você pode escolher um ou mais desses acompanhamentos para criar uma refeição completa e deliciosa!

Informações nutricionais:

Aprenda a fazer a Deliciosa Muqueca Capixaba
Aprenda a fazer a Deliciosa Muqueca Capixaba

Como a moqueca capixaba pode variar de acordo com a receita e os ingredientes utilizados, fornecer informações nutricionais precisas para 100 gramas da receita depende dos ingredientes específicos que você está usando. No entanto, posso fornecer uma estimativa aproximada com base em uma receita típica de moqueca capixaba feita com peixe, óleo de dendê, cebola, tomate, pimentão, coentro e temperos. Aqui está uma estimativa aproximada das informações nutricionais para 100 gramas dessa moqueca:

  • Calorias: Cerca de 100-150 kcal
  • Proteína: Cerca de 10-15 gramas
  • Gordura: Cerca de 5-10 gramas (a maior parte vindo do óleo de dendê)
  • Carboidratos: Cerca de 5-10 gramas
  • Fibras: Cerca de 1-3 gramas
  • Vitaminas e minerais: Varia de acordo com os ingredientes utilizados, mas a moqueca geralmente é uma boa fonte de vitamina C, potássio e outros nutrientes encontrados em vegetais como tomate, pimentão e cebola.

Lembre-se de que esses valores são apenas estimativas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos e das quantidades utilizadas na sua receita. Se você tiver informações detalhadas sobre os ingredientes e suas quantidades, posso ajudá-lo a calcular as informações nutricionais de forma mais precisa.

APRENDA TAMBÉM EM NOSSO SITE:

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “Aprenda a fazer a Deliciosa Muqueca Capixaba”

Deixe um comentário