
Aprenda a Fazer Acarajé essa Delícia Baiana
Primeiramente, foi o acarajé dos iorubás da África Ocidental, o falafel originário do Oriente Médio, que deu origem ao acarajé brasileiro. Contudo, foram os árabes levaram esta iguaria para África durante várias invasões nos séculos VII e XIX. Favas secas e grãos de bico em falafel são substituídos por feijão fradinho na África.
Todavia, segundo o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, o acarajé é um tipo de bolo de feijão frito em óleo de palma da região iorubá da Nigéria e do que hoje é o Benin via escravos nagô. Mais tarde, o Dahomey foi introduzido no Brasil, principalmente na Bahia. Mas, você sabia que a palavra acarajé tem origem na língua africana iorubá? Neste nome, “akará” significa “bola de fogo” e “jé” significa “comer”.
No início, apenas as baianas saíam às ruas carregando bandejas para vender acarajé aos escravos da cidade. Na época, o prato era vendido sem nenhum acompanhamento.
A princípio, somente após a Segunda Guerra Mundial, o acarajé caiu no gosto dos baianos e deixou de ser um alimento apenas dos escravos. Atualmente, muito amado em todo país, o prato costuma ser vendido nas regiões turísticas da Bahia.
Hoje “MINHA VIAGEM RECEITAS” trás essa delícia para você, Portanto, vamos lá!
INGREDIENTES
- 1 kg e meio de feijão fradinho
- 6 cebola picadinhas
- Sal a vontade
- Azeite de dendê a vontade
Molho
- Pimenta malagueta a gosto
- Azeite dendê
- 150 g de camarão
MODO DE PREPARO
Antes de tudo, comece batendo os feijões secos apenas para quebrá-los no liquidificador. Em seguida, mergulhe em bastante água por cerca de 1 hora e meia para soltar a pele e manchas escuras. Continue trocando a água para remover a pele levantada e manchas escuras, depois escorra. Enquanto isso, bata o feijão com a cebola e o sal no liquidificador. No entanto, se desejar, adicione um pouco de água para misturar melhor. Depois de um tempo, coloque a massa em uma tigela, misture bem e fique bem lisa. No entanto, para bater, use uma colher de pau. Desta forma, adicione óleo de palma à frigideira para aquecê-la completamente. Em seguida, use uma colher para retirar a massa e frite. Por fim, depois de fritos, coloque-os em uma tigela forrada com papel absorvente.
Molho
Corte algumas pimentas. Logo depois aqueça um pouco de azeite de dendê e frite os pimentões verdes. Em seguida, adicione o camarão, frite um pouco mais, retire do fogo e adicione uma pitada de vatapá. Maravilhoso e vale a pena experimentar.
APRENDA MAIS EM NOSSO SITE.
- Aprenda a fazer a Deliciosa Muqueca Capixaba
- Festa junina chegou! aprenda a fazer Arroz doce de Leite Ninho
- Aprenda a fazer o Bolo de Paçoca para festa junina
- Pasta Italiana de Frutos do Mar
- Festa Junina Merece Quentão! Aprenda a Fazer
APRENDA A FAZER ACARAJÉ, VATAPÁ E CARURU DE MODO FACIL
INGREDIENTES
MASSA DO ACARAJÉ:
- 3 cebolas grandes cebola
- 1/2kg de feijão fradinho (quebrado)
- Sal a gosto
MASSA DO VATAPÁ:
- 300 g de castanha de caju torrada
- 300 g de amendoim torrado
- 300 g de camarão seco
- 10 pães de sal amanhecidos
- 10 colheres de sopa de azeite de dendê
- 1 tomate
- 1 cebola
- Cheiro verde (cebolinha, coentro, salsa) a gosto
- 1 pimentão
- 1 caldo de camarão
- 200 ml de leite de coco
- 200 ml de leite
MASSA DO CARURU:
- 10 quiabos cortados em pedacinhos
- 300 g de castanha de caju torrada
- 300 g de amendoim torrado
- 300 g de camarão seco
- 200 g de farinha de mandioca
- 10 colheres de sopa de azeite de dendê
- 1 tomate
- 1 cebola
- Cheiro verde (cebolinha, coentro, salsa) a gosto
- 1 pimentão
- 1 caldo de camarão
- 200ml de leite de coco
- 1 litro de água
- Azeite de dendê e de oliva para fritar os acarajés
MODO DE PREPARO
MASSA DO ACARAJÉ:
Em uma vasilha coloque o feijão na água de um dia para o outro. As casquinhas irão separar do grão. Retire os caroços e bata no liquidificador com a cebola picada e o sal. Bata bastante e depois despeje em outra vasilha e continue mexendo bem, batendo com o auxílio de uma colher de pau, isso fará o acarajé ficar fofinho. Após bater bastante frite-os em azeite de dênde e de oliva bem quentes.
VATAPÁ:
Pique os pães e deixe amolecer no leite e no leite coco. Depois bata no liquidificador essa mistura e reserve. Bata no liquidificador a castanha, amendoim, camarão, junte aos pães e mexa. Bata todos os temperos, menos o azeite de dendê. Junte tudo em uma panela, coloque o sal e o azeite e leve ao fogo, mexendo até que solte do fundo da panela.
CARURU:
Coloque os quiabos para cozinhar na água e sal. Após amolecer junte a farinha feita no liquidificador com castanha, camarão e amendoim e mexa, acrescente todos os temperos tambeé batidos no liquidificador, o azeite de dendê e leite de coco. Deixe cozinhar bem, até que fique borbulhando.
MONTAGEM:
Parta os acarajés ao meio e recheie com Vatapá e caruru. De preferência deixe para fritar os acarajés na hora de servir. Pode ainda colocar uma salada de tomates verdes e camarão fresco.