Aprenda a fazer Canjica de Milho Verde com Leite Condensado

Aprenda a fazer Canjica de Milho Verde com Leite Condensado
Aprenda a fazer Canjica de Milho Verde com Leite Condensado

Aprenda a fazer canjica de milho verde com leite condensado, é bem mais rápido que o tradicional e prometo que é mais gostoso também. No espírito festivo, MINHA VIAGEM RECEITAS, traz para você esta receita de canjica de verde com leite condensado que é tão fácil de fazer que você não precisa ficar muito tempo no fogão. Para quem não conhece a canjica de milho verde com leite condensado, esse é um prato típico da festa junina à base de milho e leite, também conhecido como curau em algumas cidades brasileiras.

Então, agora mãos à obra,

Ingredientes

  • uma lata de milho
  • uma caixa de leite condensado 
  • 250 ml de leite
  • 200 ml de leite de coco
  • uma colher de sopa de amido de milho
  • duas colheres de sopa de água

Modo de preparo

Primeiramente, coloque o milho no liquidificador sem a água, em seguida, adicione o leite, bem como o leite de coco e bata até que fique bem homogêneo, logo depois, coe essa mistura e despreze o bagaço, imediatamente, dissolva a Maizena na água e adicione à essa mistura,

Nesse meio tempo, passe a mistura para uma panela, acrescente o leite condensado e misture bem, leve ao fogo médio e mexa até levantar fervura, depois que ferver, abaixe o fogo e mexa por mais 15 minutos. Por fim, despeje a canjica numa travessa ou taças individuais, espere esfriar e sirva com canela salpicada por cima. Sua Canjica de Milho Verde com Leite Condensado será um sucesso com toda certeza, então vamos lá, mãos à obra.

Receita completa de canjica com amendoim:

Ingredientes:

  • 500g de canjica branca
  • 2 litros de água
  • 1 litro de leite
  • 1 xícara de amendoim torrado e sem casca
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pau (opcional) para decorar

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, coloque a canjica e cubra com água suficiente para cobrir os grãos. Deixe de molho por pelo menos 8 horas ou durante a noite. Escorra a água do molho e transfira a canjica para uma panela de pressão. Adicione os 2 litros de água e leve ao fogo alto. Assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo para médio e cozinhe por aproximadamente 30 minutos.

Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela. Verifique se a canjica está macia. Se ainda estiver dura, cozinhe por mais alguns minutos até que esteja no ponto desejado. Enquanto a canjica cozinha, prepare o amendoim. Triture-o no liquidificador ou processador de alimentos até obter uma farofa grossa.

Em outra panela, coloque o leite, o leite condensado, o creme de leite, o açúcar, a canela em pó, o sal e o amendoim triturado. Leve ao fogo médio e mexa bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Assim que a canjica estiver cozida, escorra o excesso de água (se houver) e adicione-a à panela com os ingredientes do passo 5. Mexa bem para que a canjica absorva o creme e cozinhe por mais 10 a 15 minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente.

Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a canjica descansar por alguns minutos para que o creme engrosse um pouco mais. Transfira a canjica para um recipiente de servir e decore com canela em pau, se desejar. Sirva a canjica quente ou fria, de acordo com a sua preferência. É uma ótima opção para festas juninas ou como sobremesa em qualquer época do ano!

Aproveite a sua deliciosa canjica com amendoim!

Aqui estão algumas dicas sobre a canjica:

  1. Escolha a canjica adequada: A canjica é feita a partir de grãos de milho branco seco. Certifique-se de escolher uma variedade de canjica própria para o preparo, que pode ser encontrada em supermercados ou lojas de produtos naturais.
  2. Deixe a canjica de molho: Antes de cozinhar, é importante deixar a canjica de molho por pelo menos 8 horas ou durante a noite. Isso ajuda a amolecer os grãos e acelera o tempo de cozimento.
  3. Utilize uma panela de pressão: Para reduzir o tempo de cozimento da canjica, utilize uma panela de pressão. Cozinhar na pressão ajuda a amolecer os grãos mais rapidamente e torna o processo mais eficiente.
  4. Adicione ingredientes aromáticos: Para realçar o sabor da canjica, adicione ingredientes aromáticos durante o cozimento, como canela em pau, cravo-da-índia ou casca de laranja. Isso dará um toque extra de sabor e perfume à sobremesa.
  5. Varie os ingredientes: Embora a canjica tradicionalmente seja feita com leite, açúcar e canela, você pode adicionar ingredientes extras para dar um toque pessoal à receita. Experimente adicionar coco ralado, leite de coco, amêndoas ou outros tipos de castanhas para adicionar textura e sabor.
  6. Ajuste a consistência: Se preferir uma canjica mais cremosa, adicione mais leite ou creme de leite durante o cozimento. Se preferir mais firme, diminua a quantidade de líquido. A consistência é uma questão de preferência pessoal, então ajuste de acordo com o seu gosto.
  7. Decore e sirva adequadamente: Ao servir a canjica, você pode decorar com canela em pó, amendoim torrado, coco ralado ou até mesmo frutas frescas. Além disso, a canjica pode ser servida tanto quente quanto fria, dependendo da sua preferência.
  8. Armazene corretamente: Se sobrar canjica, você pode armazená-la em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. Ao reaquecer, adicione um pouco de leite para evitar que fique muito seca.

Essas são algumas dicas para tornar o preparo da canjica mais fácil e saboroso. Sinta-se à vontade para adaptar a receita de acordo com o seu gosto pessoal. Aproveite!

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

5 comentários em “Aprenda a fazer Canjica de Milho Verde com Leite Condensado”

Deixe um comentário