Aprenda a fazer uma deliciosa caipirinha

Aprenda a fazer uma deliciosa caipirinha

Antes de mais nada, veja como preparar uma bebida nacional sem errar. São apenas três ingredientes: cachaça de cana, limão e açúcar.

Todavia, você nunca pode errar com uma caipirinha seguindo esta receita. Cuidado com o excesso de bagaço para não amargar, açúcar residual no fundo. Contudo, a nossa caipirinha é a bebida favorita do brasileiro e fácil de preparar.

O principal: corte os limões em fatias finas e mergulhe-os levemente no açúcar. Por favor, não esmague muito e não bata no shaker.

Em seguida, corte um limão ao meio e, em seguida, corte em fatias de meia-lua. Fatias de limão levemente mergulhadas (esmagadas) com açúcar em um copo baixo (muito mergulho tornará a bebida amarga). Logo após,  coloque gelo e adicione a cachaça. Misture e finalize com rodelas de limão.

Aprenda a fazer uma deliciosa caipirinha

Aprenda a fazer uma deliciosa caipirinha

DICAS de uma Boa Caipirinha

● Vai preparar caipirinha para muita gente? Basta lembrar da regra dos terços, dica do barman Lívio Poppovic: 1 copo ou pote de rodelas de limão, 1 parte de gelo e 1 parte de cachaça.

● As regras são verdadeiras: quanto melhor a cachaça, melhor a caipirinha.

● A cachaça pode ser envelhecida na caipirinha? pode sim, mais Lembre-se, que isso adiciona uma nova camada de sabor à bebida.

A origem da Caipirinha

No entanto, pouco se sabe sobre sua origem. A princípio, podemos supor pelo nome de caipirinha que esta bebida aparecerá no interior de Minas Gerais ou São Paulo, terra dos caipiras. Mas é em Paraty, no Rio de Janeiro, que encontramos o registro mais antigo de possível inspiração para o coquetel nacional.

Segundo uma segunda versão do método erudito, alguns historiadores afirmam que a caipirinha foi criada no século 19 pelos grandes latifundiários de Piracicaba (SP), não como remédio, mas como bebida local para grandes e importantes comemorações, enaltecendo o poder e a força da cana Brasileira.

Aprenda a fazer uma deliciosa caipirinha

Lenda popular de seu surgimento 

De acordo com a versão popular, a caipirinha foi criada pelo fazendeiro Paulo Vieira, como remédio, em 1918 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. De acordo com as histórias, alguns trabalhadores de Paulo Vieira adoeceram por conta da gripe espanhola. Em sua receita inicial, ele teria colocado limão, alho e mel, e, ao invés de usar álcool, álcool mesmo, Paulo Vieira utilizou a cachaça. Com o passar do tempo, retiraram o alho e o mel e adicionaram açúcar para adoçar essa bebida.

Diferentes lendas da origem da caipirinha

Moradores de Paraty dizem que a caipirinha surgiu por ali, onde marinheiros misturavam cachaça e limão como uma maneira de evitar o escorbuto. Há outras lendas que afirmam que a caipirinha surgiu no interior do país, por isso de seu nome. Onde eles utilizavam a mistura de álcool para ajudar na utilização dos limões na cura da gripe. E aí? O que você achou? Na sua opinião, a caipirinha surgiu como? Diz aí pra gente nos comentários!

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também COMO FAZER COMPOTA DE GOIABA

Deixe um comentário