
Como fazer compota de goiaba, Compota de fruta caseira com queijo minas fresco é o jeito mais brasileiro de terminar uma refeição. E não precisa ser quituteira para preparar essa compota de goiaba: é facílimo. Experimente servir com coalhada, com nata ou sobre o bolo de fubá.
INGREDIENTES
- 2 kg de goiabas vermelhas maduras
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar cristal
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 rama de canela
MODO DE PREPARO
Com o descascador de legumes (ou uma faca bem afiada), descasque as goiabas com cuidado para manter o formato da fruta bem redondinho. Corte cada goiaba ao meio e, com uma colher de sobremesa, retire o miolo com as sementes – você pode reservar esta parte da fruta na geladeira e preparar um suco. Numa panela média misture a água com o açúcar. Junte a rama de canela e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar sem mexer por 5 minutos depois de ferver, para formar uma calda rala.
Mergulhe as goiabas na calda e espere ferver novamente. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos – nesse tempo as goiabas ficam macias, absorvem o açúcar e também passam sabor à calda. Atenção ao tempo: caso as goiabas estejam muito maduras deixe cozinhar por menos tempo pois podem desmanchar. Para verificar o ponto: espete as frutas com um garfo, elas devem estar macias, mas sem desmanchar. Desligue o fogo e transfira as goiabas com a calda para uma compoteira. Deixe esfriar completamente antes de fechar e levar à geladeira. Sirva gelada.
SEM DESPERDÍCIO
No liquidificador bata os miolos da goiaba com 2 xícaras (chá) de água e cubos gelo a gosto. Bata bem, até triturar o gelo. Passe o suco por uma peneira para coar os caroços antes de servir. Rend
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM COMPOTA DE FRUTAS
Quer um truque para as frutas nunca estragarem? Faça compota. Nesta receita fomos de pera e maçã, mas você pode usar as frutas que tiver em casa. Não se esqueça da canela para perfumar e do caldo de limão: é ele quem faz as frutas virarem compota!
INGREDIENTES
- 2 maçãs fuji
- 2 peras williams
- ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
- ½ xícara (chá) de açúcar demerara
- caldo de 1 limão taiti
- 1 canela em rama
MODO DE PREPARO
Lave e seque as maçãs e as peras. Descarte as sementes e cabos e corte as frutas em cubos de cerca de 1 cm.
Numa panela, coloque as frutas picadas. Junte as uvas-passas, o caldo de limão, o açúcar e a canela em rama. Misture e leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando – as frutas vão soltar líquido e cozinhar no próprio caldo. Desligue o fogo e transfira a compota para um recipiente com fechamento hermético. Deixe amornar antes de fechar. A compota de frutas dura até 15 dias na geladeira.
DE SOBREMESA A ACOMPANHAMENTO
Aproveite a compota de frutas para preparar mais duas receitas: um perfumado chutney ou uma saborosa torta de frutas.
LEIA TAMBÉM:
FAÇA TAMBÉM DOCE DE ABÓBORA
Um clássico que nunca sai de moda, o doce de abóbora é uma das sobremesas preferidas entre as muitas da culinária nacional.
INGREDIENTES
- 500 g de abóbora
- 200 g de açúcar
- 3 cravos-da-índia
- 2 ramas de canela em pau
- 1 colher (chá) de água de flor de laranjeira (opcional)
FAVORITAR
MODO DE PREPARO
Sobre uma tábua, corte a abóbora em cubinhos, usando uma faca afiada. Numa panela grande, coloque os cubinhos de abóbora, o açúcar, os cravos e a canela. Deixe descansar por duas horas. Mexa com uma colher de pau e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e tampe a panela, deixando uma fresta para o vapor sair. Deixe cozinhar por 20 minutos e desligue o fogo. Se quiser, adicione a água de flor de laranjeira e tampe a panela novamente. Deixe o doce esfriar completamente com a panela fechada, para não ficar com aparência de enrugado. Com o auxílio de uma colher, retire o doce da panela e transfira para uma compoteira. Guarde em local seco e arejado.
Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango