Aprenda a Tortilhas espanholas

Aprenda a Tortilhas espanholas

A receita de tortilha espanhola é rápida e fácil de fazer, deliciosa e satisfaz o apetite com muito pouco tempo de cozimento. Ainda mais, o custo é muito baixo. Não tem a sofisticação de outros pratos espanhóis, no entanto, quem não gosta de tortilhas espanholas, principalmente nos dias em que você não liga para o fogão.

Ingredientes para Tortilhas Espanholas

  • quatro colheres de azeite virgem;
  • uma cebola picada;
  • 2 batatas pré-cozidas, cortadas em rodelas (de meio a um centímetro de espessura);
  • três colheres de chá de tomilho picado;
  • uma colher de chá de pimenta em pó;
  • 1/2 xícara de queijo ralado. Depois pode escolher o queijo que gosta, desde que esteja seco;
  • seis ou oito ovos, dependendo do tamanho;
  • quatro ou cinco claras de ovos, dependendo do tamanho;
  • 1/2 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de pimenta (dependendo do seu gosto);

MODO DE PREPARO

Aqueça o forno a 350 graus, Em seguida, em uma frigideira média, esquente o óleo com fogo médio; Em seguida, adicione a cebola e frite até dourar, em seguida, adicione as batatas e os pimentões; Cubra e mexa. Deixe cozinhar até que as batatas pré-cozidas estejam cozidas. Cubra e cozinhe por alguns minutos, três a cinco minutos; Em uma tigela, misture os ovos, a salsa, o tomilho, a páprica, o sal e a pimenta;

Despeje a mistura de ovos sobre os legumes na panela e mexa para combinar; Misture bem com uma espátula ou colher de pau para que todos os ingredientes fiquem cobertos com a mistura de ovos. Cozinhe até que as tortilhas estejam firmes, de 12 a 15 minutos. Ao desenformar, levante a tortilha com uma espátula, tomando cuidado para não quebrá-la. Em seguida, cubra com um prato grande e vire para que as tortilhas caiam da panela. Por fim, decore as tortilhas com salsa e sirva.

PREPARO DA TORTILHA ESPANHOLA

Ovo é um ingrediente universal. E omelete, uma receita cheia de versões. Em japonês, por exemplo, diga: tamagoyaki. Mas não espere por um disco de ovos. Ela é feita em camadas fininhas, que vão sendo enroladas e resultam numa espécie de omelete-rocambole. Além de técnica, é preciso ter uma frigideira especial, retangular. O preparo é tão lindo que coloquei um vídeo no fim do post para quem quiser assistir.

Na França, a omelete é fofinha e, depois de pronta, pode ser recheada com queijos, frios, tomate, cogumelo… Já os italianos incluem o recheio antes de os ovos irem para a frigideira. Outra diferença é que a frittata termina o cozimento no forno. Isso porque é um tipo de omelete bem mais espessa, quase uma torta de ovos; sem o forno, a base queimaria antes que o meio cozinhasse.

A receita que escolhi fazer é a versão espanhola da omelete. Como todas as outras, ela também é prática e deliciosa. A tortilla geralmente é feita com batata e cebola, além dos ovos. Outros ingredientes, como pimentão, podem ser incluídos. O preparo é mais simples que o da frittata, pois não vai ao forno. Também é mais fácil que o da francesa, porque você não precisa ir trazendo as beiradas para o centro da frigideira à medida que o ovo vai se solidificando. Sim, é assim que se faz uma omelete clássica. Quanto à versão japonesa, eu nunca preparei, mas fiquei com vontade de testar. Antes, porém, preciso comprar uma daquelas panelinhas.

Outra grande vantagem da tortilla, ou tortilha, é que fica ainda mais gostosa fria. E, por isso, é mais versátil. Pode até servir de aperitivo para o domingão!

Tortilha espanhola
Serve 8 porções

Esta omelete espanhola pode ser servida quente ou fria. É versátil, prática, econômica e muito saborosa.

Ingredientes

4 batatas grandes
2 cebolas médias
5 ovos
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte em rodelas bem finas. Coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, conte 3 minutos e desligue. Escorra as batatas e passe por água corrente para cessar o cozimento. Reserve. Descasque e corte as cebolas em rodelas bem finas. Numa tigela, quebre os ovos, junte o creme de leite e misture bem.

Numa frigideira antiaderente média, leve o azeite para esquentar. Quando estiver bem quente, refogue a cebola por 5 minutos. Junte as batatas e refogue por mais 3 minutos. Tempere muito bem com sal e pimenta-do-reino. Regue a mistura de ovos com creme na frigideira. Abaixe bem o fogo e tampe a frigideira. Deixe cozinhar por uns 4 minutos. Destampe e passe uma espátula na lateral da frigideira para desgrudar a tortilla. Levante a ponta da tortilla delicadamente para o ovo que ainda não está cozido escorra para baixo. Quando não tiver mais líquido em cima da tortilla, passe novamente a espátula nas bordas.

Coloque um prato sobre a frigideira e vire de uma vez. Escorregue a tortilla de volta para a frigideira e deixe dourar por mais 4 minutos. Transfira para um prato e sirva a seguir ou em temperatura ambiente.

MASSA CROCANTE PARA TORTAS

Depois de assada, a torta feita com essa massa fica bem crocante, daquelas que desmancha fácil na boca, como se fosse um biscoito gigante. E é fácil, fácil de fazer, uma massa gostosa de manusear.

INGREDIENTES

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 200 g de manteiga gelada, cortada em cubinhos
  • 1 lata de creme de leite com soro

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa tigela grande, coloque a farinha, o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, vá misturando, até formar uma farofa grossa. Junte o creme de leite e trabalhe a massa, até formar uma bolota. 

Transfira a massa para uma superfície lisa e continue trabalhando, sovando, até que ela esteja uniforme, mas evite trabalhar a massa mais do que isso. O ideal é deixar pontinhas de manteiga intactas, elas fazem a massa ficar mais crocante. Divida a massa em três partes. Reserve uma para fechar a torta. 

Junte duas partes, formando uma bola. Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra a massa até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. 

Transfira a massa para a fôrma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo de macarrão e desenrolar sobre a fôrma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da fôrma e retire as sobras. 

Com um garfinho, faça furos no fundo da massa, para que ela não infle ao assar. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da fôrma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. 

Coloque na fôrma o recheio que quiser. Abra a massa restante com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. Faça um pequeno corte em cruz no centro da torta para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair. 

Se quiser fazer os filetes para quadricular a torta, faça uma bolota com as rebarbas e abra novamente a massa. Corte os filetes e coloque na torta. Com ou sem filetes, pincele a massa com uma gema e leve para assar por 40 minutos ou até dourar.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Como Fazer Carne Seca Acebolada

5 comentários em “Aprenda a Tortilhas espanholas”

Deixe um comentário