Aprenda a Tortilhas espanholas

Aprenda a Tortilhas espanholas

A receita de tortilha espanhola é rápida e fácil de fazer, deliciosa e satisfaz o apetite com muito pouco tempo de cozimento. Ainda mais, o custo é muito baixo. Não tem a sofisticação de outros pratos espanhóis, no entanto, quem não gosta de tortilhas espanholas, principalmente nos dias em que você não liga para o fogão.

Ingredientes para Tortilhas Espanholas

  • quatro colheres de azeite virgem;
  • uma cebola picada;
  • 2 batatas pré-cozidas, cortadas em rodelas (de meio a um centímetro de espessura);
  • três colheres de chá de tomilho picado;
  • uma colher de chá de pimenta em pó;
  • 1/2 xícara de queijo ralado. Depois pode escolher o queijo que gosta, desde que esteja seco;
  • seis ou oito ovos, dependendo do tamanho;
  • quatro ou cinco claras de ovos, dependendo do tamanho;
  • 1/2 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de pimenta (dependendo do seu gosto);

MODO DE PREPARO

Aqueça o forno a 350 graus, Em seguida, em uma frigideira média, esquente o óleo com fogo médio; Em seguida, adicione a cebola e frite até dourar, em seguida, adicione as batatas e os pimentões; Cubra e mexa. Deixe cozinhar até que as batatas pré-cozidas estejam cozidas. Cubra e cozinhe por alguns minutos, três a cinco minutos; Em uma tigela, misture os ovos, a salsa, o tomilho, a páprica, o sal e a pimenta;

Despeje a mistura de ovos sobre os legumes na panela e mexa para combinar; Misture bem com uma espátula ou colher de pau para que todos os ingredientes fiquem cobertos com a mistura de ovos. Cozinhe até que as tortilhas estejam firmes, de 12 a 15 minutos. Ao desenformar, levante a tortilha com uma espátula, tomando cuidado para não quebrá-la. Em seguida, cubra com um prato grande e vire para que as tortilhas caiam da panela. Por fim, decore as tortilhas com salsa e sirva.

PREPARO DA TORTILHA ESPANHOLA

Ovo é um ingrediente universal. E omelete, uma receita cheia de versões. Em japonês, por exemplo, diga: tamagoyaki. Mas não espere por um disco de ovos. Ela é feita em camadas fininhas, que vão sendo enroladas e resultam numa espécie de omelete-rocambole. Além de técnica, é preciso ter uma frigideira especial, retangular. O preparo é tão lindo que coloquei um vídeo no fim do post para quem quiser assistir.

Na França, a omelete é fofinha e, depois de pronta, pode ser recheada com queijos, frios, tomate, cogumelo… Já os italianos incluem o recheio antes de os ovos irem para a frigideira. Outra diferença é que a frittata termina o cozimento no forno. Isso porque é um tipo de omelete bem mais espessa, quase uma torta de ovos; sem o forno, a base queimaria antes que o meio cozinhasse.

A receita que escolhi fazer é a versão espanhola da omelete. Como todas as outras, ela também é prática e deliciosa. A tortilla geralmente é feita com batata e cebola, além dos ovos. Outros ingredientes, como pimentão, podem ser incluídos. O preparo é mais simples que o da frittata, pois não vai ao forno. Também é mais fácil que o da francesa, porque você não precisa ir trazendo as beiradas para o centro da frigideira à medida que o ovo vai se solidificando. Sim, é assim que se faz uma omelete clássica. Quanto à versão japonesa, eu nunca preparei, mas fiquei com vontade de testar. Antes, porém, preciso comprar uma daquelas panelinhas.

Outra grande vantagem da tortilla, ou tortilha, é que fica ainda mais gostosa fria. E, por isso, é mais versátil. Pode até servir de aperitivo para o domingão!

Tortilha espanhola
Serve 8 porções

Esta omelete espanhola pode ser servida quente ou fria. É versátil, prática, econômica e muito saborosa.

Ingredientes

4 batatas grandes
2 cebolas médias
5 ovos
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte em rodelas bem finas. Coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, conte 3 minutos e desligue. Escorra as batatas e passe por água corrente para cessar o cozimento. Reserve. Descasque e corte as cebolas em rodelas bem finas. Numa tigela, quebre os ovos, junte o creme de leite e misture bem.

Numa frigideira antiaderente média, leve o azeite para esquentar. Quando estiver bem quente, refogue a cebola por 5 minutos. Junte as batatas e refogue por mais 3 minutos. Tempere muito bem com sal e pimenta-do-reino. Regue a mistura de ovos com creme na frigideira. Abaixe bem o fogo e tampe a frigideira. Deixe cozinhar por uns 4 minutos. Destampe e passe uma espátula na lateral da frigideira para desgrudar a tortilla. Levante a ponta da tortilla delicadamente para o ovo que ainda não está cozido escorra para baixo. Quando não tiver mais líquido em cima da tortilla, passe novamente a espátula nas bordas.

Coloque um prato sobre a frigideira e vire de uma vez. Escorregue a tortilla de volta para a frigideira e deixe dourar por mais 4 minutos. Transfira para um prato e sirva a seguir ou em temperatura ambiente.

Entre no nosso grupo para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário