Banana Sem Glúten e Sem Lactose

Banana Sem Glúten e Sem Lactose

Banana Sem Glúten e Sem Lactose, O bolo de banana é uma sobremesa que sempre agrada, mas para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten e à lactose, pode ser difícil encontrar uma receita que atenda às suas necessidades. Felizmente, existem alternativas deliciosas que podem ser preparadas sem esses ingredientes e o resultado é um bolo fofinho e saboroso que todos vão adorar.

Nesta receita de bolo de banana sem glúten e sem lactose, utilizamos amido de milho e polvilho doce para substituir a farinha de trigo, e óleo no lugar da manteiga ou margarina. Além disso, a adição de canela em pó dá um toque especial de sabor e aroma.

Bolo de Banana Sem Glúten e Sem Lactose

Com apenas 10 minutos de preparo e 45 minutos de cozimento, este bolo é uma ótima opção para um lanche da tarde, um café da manhã ou até mesmo para uma sobremesa. Então, se você está em busca de uma sobremesa deliciosa e sem glúten e sem lactose, experimente esta receita de bolo de banana e surpreenda-se com o resultado!

  • Porções: 12
  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 45 minutos

Ingredientes:

  • 4 bananas (220 g)
  • 4 ovos (220 g)
  • 1 xícara de açúcar (200 g)
  • 1 1/2 xícaras de amido de milho (180 g)
  • 1/2 xícara de polvilho doce (50 g)
  • 1/2 xícara de óleo (120 ml)
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (15 g)
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

Numa tigela, amasse as bananas até formar um purê. Acrescente os ovos e o açúcar e bata ligeiramente até dobrar de volume. Adicione o óleo e misture bem.

Acrescente os ingredientes secos (amido de milho, polvilho doce e canela em pó) e misture até ficar homogêneo. Incorpore o fermento em pó rapidamente.

Transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com amido de milho. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos ou até que o teste do palito saia seco. Se desejar, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.

Observações: A xícara utilizada na receita tem capacidade para 240 ml.

Aqui estão algumas dicas úteis para você preparar o bolo de banana sem glúten e sem lactose:

  1. Certifique-se de que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente antes de começar a preparar a receita. Isso ajudará a garantir que o bolo cresça adequadamente.
  2. Amasse bem as bananas antes de adicioná-las aos outros ingredientes. Isso ajudará a obter uma textura mais suave na massa.
  3. Não bata demais os ovos e o açúcar. Basta misturar ligeiramente até dobrar de volume. Isso ajudará a obter um bolo mais fofinho.
  4. Use uma forma adequada para assar o bolo. Nesta receita, sugerimos uma forma medindo 18x28cm, mas você pode ajustar o tamanho de acordo com o que tiver em casa.
  5. Polvilhe a forma com amido de milho para evitar que o bolo grude e facilite o desenformar.
  6. Não abra o forno durante o cozimento, isso pode afetar o crescimento e a textura do bolo.
  7. Verifique se o bolo está pronto inserindo um palito no centro da massa. Se o palito sair limpo, o bolo está pronto.
  8. Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar e polvilhar com açúcar de confeiteiro.

Seguindo essas dicas, você terá um bolo de banana sem glúten e sem lactose perfeito para qualquer ocasião!

FAÇA TAMBÉM BANANA-DA-TERRA GRELHADA

A banana-da-terra grelhada é um acompanhamento simples, mas que eleva o status de qualquer refeição. Pode virar acompanhamento do almoço, e também ser servida com queijo de coalho no café da manhã.

INGREDIENTES

  • 3 bananas-da-terra maduras
  • azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Com a faca, corte as pontas e descasque as bananas. Corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento.

Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e coloque quantas bananas couberem, uma ao lado da outra, com a parte cortada para baixo. Deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado, ou até ficarem macias. Transfira para a tábua e repita com o restante.

Corte as bananas grelhadas em fatias de 1,5 cm e sirva a seguir.

FAÇA TAMBÉM BANANA DOURADA COM MERENGUE

Banana com merengue é como um casamento que deu certo: eles conversam, eles se entendem. Eles deixam a gente se sentindo muito bem!

PARA O MERENGUE

INGREDIENTES

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria. 

Numa tigela, quebre um ovo e deixe escorrer apenas a clara, utilizando a casca para separar a gema. Transfira a clara para uma tigela de vidro (ou inox) e descarte a gema. Repita com os outros ovos – se um deles não estiver bom, você não perde toda a receita. 

Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso – cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar. Você pode também fazer este procedimento direto na panela sem o banho-maria, é mais rápido, mas o risco das claras cozinharem é maior. 

Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme.

PARA AS BANANAS

INGREDIENTES

  • 4 bananas-nanicas maduras
  • 4 colheres (chá) de açúcar
  • manteiga para untar a frigideira
  • raspas de 1 limão-siciliano

MODO DE PREPARO

Lave e seque as bananas com a casca. Com uma faca afiada, divida cada banana ao meio, no sentido do comprimento, mantendo a casca. 

Leve uma frigideira (de preferência antiaderente) ao fogo alto. Quando aquecer, com uma folha de papel toalha, unte com um pouco de manteiga (repita essa operação antes do preparo de cada banana). 

Polvilhe o lado da polpa de cada banana com ½ colher (chá) de açúcar e transfira para a frigideira com a polpa voltada para baixo. Deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, até ficar dourada – pressione delicadamente com uma espátula para ficar uniforme. Transfira para uma travessa e repita esse processo com todas as bananas (se sua frigideira for grande o bastante, faça mais do que uma banana por vez). 

Sirva as bananas quentes com o merengue e decore com raspas de limão siciliano.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

3 comentários em “Banana Sem Glúten e Sem Lactose”

Deixe um comentário