FILÉ DE PESCADA FRITA COM MOLHO TAHINE

FILÉ DE PESCADA FRITA COM MOLHO TAHINE

FILÉ DE PESCADA FRITA COM MOLHO TAHINE, Com tahine se faz um molho que combina muito bem com peixe. É uma ótima ideia para mudar o tempero de um almoço do dia a dia.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • 2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
  • 1 dente de alho picado fino
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Numa tigela média, misture o alho, o tahine, a água e o caldo de limão, até a pasta ficar lisa. Tempere com sal, misture bem e verifique o sabor. Transfira para uma molheira e reserve.

PARA O PEIXE

INGREDIENTES

  • 4 filés de pescada
  • ½ limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Numa tigela, tempere os filés de pescada com limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes. Num prato fundo, coloque a farinha de trigo e tempere com sal e pimenta-do-reino. Passe os filés de peixe pela farinha, empanando bem dos dois lados.

Leve uma panela ao fogo médio com cerca de 1 dedo de óleo para aquecer. Forre um prato raso com papel-toalha e reserve. Quando o óleo estiver quente, coloque os filés de peixe em etapas, no máximo 2 por vez. Frite por cerca de 4 minutos de cada lado ou até ficar com a casquinha dourada. Com uma escumadeira, retire do óleo e transfira para o prato forrado com papel-toalha. Repita o procedimento com os outros filés. Transfira os filés para um prato e sirva a seguir, com o molho de tahine à parte.

PEIXE CONFITADO NO AZEITE COM LIMÃO E TOMILHO

Perfumado, úmido, com as lascas soltas. O peixe assado imerso no azeite é um escândalo. A receita é ideal para receber: o peixe deve ser servido em temperatura ambiente e pode ser preparado no dia anterior. Assim o anfitrião fica livre para curtir a festa. Ah, e o azeite, fundamental para o preparo, não é desperdiçado: pode perfumar outras preparações.

INGREDIENTES

  • 6 tranches (postas) de namorado sem pele (cerca de 100g cada)
  • 500 ml de azeite
  • tiras da casca de 1 limão siciliano
  • 3 ramos de tomilho limão
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
  • 1 colher (chá) de sementes de coentro
  • 2 dentes de alho
  • 400 g de tomates-cereja com rama (cerca de 2 ramos)
  • ½ colher (chá) de páprica doce
  • sal a gosto
  • pão preto alemão para servir

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 100 ºC (temperatura baixa). Caso seu forno seja a gás, preaqueça na temperatura mais baixa possível. 

Lave e seque bem a casca do limão; com um descascador de legumes faça tiras longas da casca. Descasque e corte o alho em lâminas finas. Lave os tomates com cuidado para não tirar das ramas e escorra o excesso de água numa peneira.

No pilão, bata as sementes de coentro e os grãos de pimenta apenas para quebrar. Transfira para uma uma frigideira pequena e leve ao fogo baixo para aquecer por 2 minutos, mexendo de vez em quando – para liberar o aroma das especiarias.

Num refratário de 12 cm X 21 cm coloque as folhas de louro, os ramos de tomilho, as tiras da casca de limão, as especiarias e as lâminas de alho, formando uma cama para o peixe. Tempere as tranches com 1 colher (chá) de sal, disponha uma ao lado da outra no refratário e regue com o azeite para que o peixe fique completamente imerso. Atenção: para a técnica de confitar, é importante que o peixe fique imerso no azeite; por isso, quanto menor for o refratário, melhor. O espaço entre cada tranche deve ser cerca de 1 cm apenas.

Numa assadeira pequena (ou outro refratário), coloque as ramas de tomate-cereja, tempere com a páprica, sal e pimenta a gosto e 1 colher (sopa) de azeite. 

Leve o peixe e os tomates ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Caso esteja utilizando um forno a gás, coloque uma colher de pau entre a porta e o forno para garantir que o peixe seja assado em baixa temperatura. Para saber se o peixe está no ponto, verifique: ele ganha uma coloração opaca e fica macio ao toque, observe se existem bolinhas na superfície do peixe (isso é a albumina, uma proteína do peixe que indica seu cozimento). Caso  tenha um termômetro, a temperatura interna deve ser 50 ºC.

Retire apenas a assadeira do peixe do forno, desligue e feche a porta. O tomate vai terminar de assar no calor residual do forno, para ficar macio.

Espere o peixe esfriar antes de cobrir e levar à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior). Leve os tomates assados também para a geladeira. 

Para servir: retire o peixe da geladeira 30 minutos antes de servir – assim a carne fica mais macia. Com uma pinça, transfira as tranches para um refratário junto com as tiras da casca de limão, os rmaos de tomilho, as folhas de louro e os tomates assados. Regue tudo com um pouco do azeite aromatizado e sirva com pão preto alemão e molho de iogurte com tahine.

NÃO ACHOU NAMORADO?

Pode usar outro peixe firme cortado em tranches, vale robalo, badejo e bacalhau fresco.

DICA IMPORTANTE:

Não jogue fora o azeite aromatizado resultante do preparo! Além de parte dele ser servido com o peixe, o restante pode ser coado e armazenado na geladeira por até 15 dias para ser usado em outras receitas. Experimente num macarrão alho e óleo, em refogados ou até temperar saladas e assar legumes.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

2 comentários em “FILÉ DE PESCADA FRITA COM MOLHO TAHINE”

Deixe um comentário