Como Preparar um Delicioso Bife à Milanesa com Acompanhamento de Salada de Batatas

BIFE À MILANESA COM SALADA DE BATATAS

Como Preparar um Delicioso Bife à Milanesa com Acompanhamento de Salada de Batatas, O Bife à Milanesa é um prato popular e tradicional da culinária italiana. Sua origem remonta à região da Lombardia, no norte da Itália, especialmente à cidade de Milão, daí o nome “Milanesa”. Acredita-se que a receita tenha sido desenvolvida na Idade Média, quando os soldados precisavam de uma refeição rápida, nutritiva e fácil de preparar.

A técnica de empanar e fritar a carne já era conhecida, mas o estilo milanês trouxe um toque especial, caracterizado por uma crosta dourada e crocante. O Bife à Milanesa tradicionalmente é feito com carne de vitela, mas ao longo do tempo, outras carnes como bovina, suína ou de frango também foram adaptadas para a receita.

A popularidade do Bife à Milanesa se estende além das fronteiras italianas e é apreciado em todo o mundo. No entanto, sua fama é mais proeminente em países de influência italiana, como Argentina, Brasil e Uruguai, onde é conhecido simplesmente como “Milanesa”. Nessas regiões, o prato é frequentemente servido como parte de refeições cotidianas e também em restaurantes sofisticados.

Na Argentina, por exemplo, a Milanesa é um prato nacional muito consumido, sendo comum encontrá-la em cardápios de restaurantes e até mesmo em lanchonetes de rua. Ela é muitas vezes servida com acompanhamentos como saladas, batatas fritas, arroz e ovos fritos.

No Brasil, o Bife à Milanesa também é uma opção popular em muitos restaurantes, sendo frequentemente servido com arroz, feijão, farofa e salada. Ele também é uma escolha comum para lanches rápidos, como sanduíches.

Em resumo, o Bife à Milanesa é um prato clássico da culinária italiana que ganhou popularidade em diversos países, sendo especialmente apreciado na Argentina, Brasil e Uruguai, onde se tornou parte integrante da dieta cotidiana e da cultura gastronômica local.

PARA A SALADA DE BATATAS

INGREDIENTES

  • 1 kg de batatas
  • ¾ xícara (chá) de maionese caseira
  • caldo de 1 limão siciliano
  • 8 ramos de salsinha
  • azeite a gosto
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as batatas em pedaços de cerca de 2 cm – o importante não é cortar as batatas em cubos perfeitos, mas sim em pedaços uniformes para cozinhar por igual. Transfira para uma panela, cubra com água, misture 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos – para verificar o ponto espete com um garfo, elas devem estar cozidas mas ainda firmes.

Passe as batatas pela escorredor e dê uma sacudida para tirar bem a água. Enquanto isso,  lave seque e pique a salsinha reserve algumas folhas inteiras para servir. Transfira as batatas cozidas para uma tigela e tempere-as ainda quentes para absorver os sabores. Adicione sal, o caldo de limão, 2 colheres (sopa) de azeite e a salsinha picada. 

Adicione a maionese e misture delicadamente as batatas cozidas e ainda mornas vão em parte desmanchando e parte ficando inteiras, o que deixa o preparo ainda mais cremoso. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira (coberta com filme) até a hora de servir.


MAIONESE CASEIRA

PARA O REPOLHO AGRIDOCE

INGREDIENTES

  • 1 repolho roxo
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta) Corte o repolho roxo ao meio, descarte o miolo central e corte cada metade em fatias de 1,5 cm. Transfira para uma tigela e lave sob água corrente. Seque bem numa centrífuga para saladas quanto mais sequinhas estiverem as fatias melhor para assar.

Transfira o repolho para uma assadeira grande e de borda alta – o volume de repolho parece muito, não se assuste, ele murcha ao assar. Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Não se preocupe em espalhar as fatias de repolho, elas vão ficar sobrepostas.

Leve ao forno para assar por 35 minutos, até murchar e as pontas ficarem douradas e chamuscadinhas – atenção: deixe o repolho assar sem mexer ou misturar, a ideia é que a camada de baixo da assadeira fique macia e as folhas da superfície fiquem tostadinhas. Retire do forno e, com uma pinça, transfira o repolho para uma tigela. Tempere ainda quente com o mel, o vinagre e misture bem. Prove e, se necessário, ajuste o sal. Sirva a seguir.

PARA O BIFE À MILANESA

INGREDIENTES

  • 4 bifes de coxão mole (100 g cada)
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) de água (ou leite)
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca (opcional)
  • folhas de alecrim picadas a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 2 xícaras (chá) de óleo para fritar
  • mostarda de Dijon a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Caso seus bifes estejam muito grandes, corte cada um ao meio, no sentido da largura para formar 4 bifes menores assim fica mais fácil para empanar e fritar. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo. Junte a água e tempere com o alecrim, sal e pimenta calabresa seca. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas.
Num prato raso, coloque a farinha de rosca, em outro a farinha de trigo e tempere com uma pitada de sal. Forre uma travessa com papel-toalha.

Empane os bifes: tempere cada bife com sal e pimenta a gosto; passe o bife pela farinha de trigo e bata com as mãos para retirar o excesso; mergulhe nos ovos batidos e deixe escorrer bem o excesso; passe pela farinha de rosca e pressione bem com a mão para cobrir toda a superfície. Se quiser fazer um segundo empanamento, passe novamente pelo ovo e farinha de rosca dessa maneira a casquinha fica bem grudada e crocante. Numa frigideira de borda alta coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Para saber a temperatura certa para fritar: mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender é sinal de que está no ponto.

Com cuidado, mergulhe 2 bifes para fritar de cada vez (se sua frigideira for pequena frite 1 por vez). Deixe fritar por 1 minuto até dourar, com uma escumadeira (ou pinça) vire os bifes para dourar o outro lado por igual. Transfira para a travessa forrada com papel-toalha e repita com o restante. Sirva a seguir com uma colherada de mostarda Dijon.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

1 comentário em “Como Preparar um Delicioso Bife à Milanesa com Acompanhamento de Salada de Batatas”

Deixe um comentário