Bolinho de Arroz com Frango e Aveia, antes de mais nada, essa receita deliciosa que trazemos hoje pra você, é muito fácil de fazer, e além de muito saudável é muito gostosa.
Ingredientes
1 xícara (chá) de proteína, pode ser de sobra de frango, pode ser qualquer proteína carne assada, presunto, peito de peru, sobras de peixe, ricota, etc.
- 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz pronto
- 1 batata pequena cozida
- 1 ovo pequeno
- 1 tomate pequeno sem semente
- 1 pedacinho de pimentão vermelho (a gosto)
- folhas de manjericão e salsa a gosto.
- Tempere com sal e pitada natural apenas.
Modo de Preparo do Bolinho de Arroz com Frango e Aveia
Em primeiro lugar, coloque a mistura em uma tigela e adicione farelo de aveia até dar ponto. Em seguida, Coloque 3 colheres de sopa rasas de farelo de aveia. Para empanar não use ovo, apenas passe um pouco de azeite nas mãos, faça bolinhas, achate e passe na farinha de milho. Essa farinha de milho dei uma quebrada nela usando as mãos mesmo e temperei com um pouco de sal e curry. Coloque em forma antiaderente untada com um pouco de azeite, pode ser assadeira comum. Por fim, leve para assar em forno preaquecido em 200ºC por 20 minutos, nesse meio tempo, vire os bolinhos em 10 minutos para que asse por igual.
FAÇA TAMBÉM BOLINHO DE ARROZ COM QUEIJO
INGREDIENTES
- 3 ½ xícaras (chá) de arroz cozido
- 1 ovo
- ¼ de xícara (chá) de leite
- ½ colher (chá) de sal
- 3 ramos de salsinha
- ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
- 40 g de queijo muçarela em peça
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- azeite para untar as mãos e pincelar os bolinhos
MODO DE PREPARO
Lave, seque e pique a salsinha grosseiramente. Corte o queijo muçarela em cubos de 1 cm. No liquidificador, coloque metade do arroz (1¾ de xícara), o leite e o ovo. Tempere com o sal, pimenta e noz-moscada e bata por cerca de 1 minuto, até triturar bem e o arroz ficar pastoso pare de bater e raspe a lateral do copo com uma espátula para misturar os ingredientes quantas vezes forem necessárias.
Numa tigela grande, coloque o restante do arroz cozido, adicione o queijo parmesão, a salsinha picada e o arroz batido. Misture bem com a espátula até formar uma massa úmida, mas consistente — o arroz batido dá liga para a massa de bolinho e o restante do arroz cozido mantém a textura dos grãos inteiros.
Para modelar os bolinhos: unte as mãos com azeite, retire uma porção da massa (cerca de 2 colheres [sopa]) e enrole formando uma bolinha de 3 cm de diâmetro. Com o dedo, faça um buraco no bolinho e recheie com um cubo de queijo. Aperte e enrole novamente para fechar assim o bolinho fica bem compacto e o queijo não vaza ao derreter. Transfira para um prato e repita com o restante. Como a massa do bolinho de arroz é mais úmida, com uma colher, raspe o excesso que grudar na palma das mãos e unte novamente com azeite durante o processo. 180 ºC e programe para assar por 20 minutos.
Pincele 8 bolinhos com azeite, abra o cesto da AirFryer e posicione os bolinhos, um a lado do outro, deixando espaço entre cada um para que o ar circule melhor os bolinhos vão ser preparados em duas levas, assim ficam com toda a superfície dourada e crocante. Feche o cesto e vire os bolinhos na metade do tempo com uma pinça para dourar de maneira uniforme e evitar que rachem. Transfira os bolinhos prontos para um prato e repita com o restante. Sirva a seguir.
FAÇA TAMBÉM ARROZ COM ERVILHAS E SÁLVIA
Uma sobra de arroz na geladeira, um pacotinho de ervilha congelada no freezer e um pé de sálvia plantado num vasinho unem forças para um acompanhamento todo perfumado. Para chacoalhar o dia a dia com o mínimo esforço.
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de arroz cozido
- 1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
- ¼ de xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 6 folhas de sálvia
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, acrescente as folhas de sálvia e deixe perfumar por 1 minuto. Junte o arroz cozido, as ervilhas e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo de vez em quando, apenas para reaquecer o arroz e a ervilha descongelar.
Junte o leite e mexa por 2 minutos, o arroz ainda deve ficar úmido. Desligue o fogo e sirva a seguir.
ARROZ CONGELADO
Caso o arroz esteja congelado, mantenha em temperatura ambiente por alguns minutos para conseguir soltar os grãos e refogue por mais tempo no passo 1, até descongelar, antes de juntar as ervilhas.
ARROZ FRITO COM CENOURA E CEBOLINHA
Um refogado esperto de cebolinha e cenoura traz uma camada extra de sabor para o arroz básico de todos os dias. Os minutos que ele leva para esquentar na frigideira dão de presente uma nova textura, mais sequinha. Olha, você vai ter vontade de preparar arroz a mais só para poder fazer esta receita!
INGREDIENTES
- 1½ xícara (chá) de arroz cozido
- 1 cenoura pequena
- 4 talos de cebolinha
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal a gosto
- cebolinha fatiada a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Lave, seque e corte a parte verde e branca da cebolinha em fatias finas, na diagonal. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador.
Leve uma frigideira média antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cenoura e tempere com uma pitada de sal. Refogue a cenoura por 3 minutos, até murchar.
Junte a cebolinha e deixe fritar por 1 minuto. Acrescente o arroz e deixe fritar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira para uma tigela e sirva a seguir com mais cebolinha fatiada.
DICA IMPORTANTE
Sabe aquele arroz congelado? Você pode usá-lo nesta receita! É só retirar o arroz do congelador e manter o recipiente em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes. Assim se quebra um pouco o gelo, bem a tempo de você incluir os grãos na receita.
FAÇA TAMBÉM ARROZ VERMELHO FESTIVO
Amêndoas, figo seco e especiarias transformam o arroz em uma festa. Para ficar ainda mais especial, ele é finalizado com rodelas de cebola frita. O arroz vermelho traz ainda mais uma camada de sabor: ele lembra castanhas. Mas a receita também funciona com arroz branco. E tem mais: pode servir quente, mas também fica bom em temperatura ambiente. Perfeito para as ceias de fim de ano.
PARA O ARROZ
INGREDIENTES
- 1 ½ xícara (chá) de arroz vermelho
- 4 ½ xícaras (chá) de água fervente
- ½ cebola
- 6 figos secos (70g, o equivalente a cerca de ½ xícara picado)
- ¾ de xícara (chá) de amêndoas com pele (cerca de 100g)
- 1 ½ colher (sopa) de azeite
- 1 ½ colher (sopa) de manteiga
- 1 folha de louro
- 1 canela em rama
- 1 colher (chá) de cominho em grãos
- ¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
- 6 ramos de salsinha (folhas e talos)
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve 5 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver.
Leve uma panela grande ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos até murchar.
Acrescente o arroz, o louro, a canela e mexa bem para envolver os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz mais soltinho depois de cozido.
Meça 4 ½ xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com ½ colher (chá) de sal, misture bem, aumente o fogo para médio, e não mexa mais.
Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
Lave, seque e pique grosseiramente os talos e folhas de salsinha. Corte o figo seco em cubos de 0,5 cm. Pique grosseiramente as amêndoas. Quebre as sementes de cominho no pilão.
Passados os 5 minutos, solte os grãos com um garfo e transfira o arroz para uma tigela grande.
Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio até derreter. Mantenha a manteiga em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 2 minutos até atingir uma coloração marrom clara – essa manteiga mais tostada é chamada de noisette porque tem sabor e aroma que lembram os da avelã.
Adicione as sementes de cominho, a pimenta-da-jamaica, as amêndoas e os figos picados. Tempere com sal e pimenta a gosto, e mexa por 3 minutos até perfumar e tostar levemente as amêndoas.
Junte as frutas secas ao arroz, adicione a salsinha e misture delicadamente. Transfira o arroz para uma travessa, cubra com a cebola frita e sirva a seguir.
Dica: esse arroz fica uma delícia servido em temperatura ambiente ou até frio.
PARA A CEBOLA FRITA
INGREDIENTES
- 1 cebola
- ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de óleo
MODO DE PREPARO
Descasque e corte a cebola em meias-luas finas.
Numa travessa pequena, coloque a farinha. Forre uma assadeira média com papel-toalha. Leve uma panela pequena com o óleo ao fogo médio para aquecer.
Enquanto o óleo aquece, comece a empanar as fatias de cebola: coloque uma porção da cebola na travessa com a farinha e misture bem com as mãos para empanar toda a superfície.
Assim que o óleo estiver quente, retire a porção de cebola da farinha e dê uma chacoalhada para tirar o excesso. Com cuidado, coloque as cebolas empanadas no óleo quente e frite por cerca de 3 minutos, até que elas fiquem bem douradas. Mexa de vez em quando com uma escumadeira e preste atenção, porque em poucos segundos a cebola pode queimar. Dica: é importante empanar e fritar a cebola em etapas para que dourem de maneira uniforme.
Transfira a cebola frita para a assadeira forrada com papel-toalha e repita com o restante.
PLANO DE ATAQUE
Você pode preparar o arroz no dia anterior, manter na geladeira e deixar as frutas secas e cebolas já picadas. Na hora de servir, aqueça levemente o arroz no microondas, passe as frutas secas na manteiga e frite as cebolas.
Se você é da turma que gosta de arroz em temperatura ambiente (ou até frio), essa receita é para você. Dá para misturar as frutas secas ao arroz no dia anterior e armazenar na geladeira, ou preparar 1 hora antes de servir e manter em temperatura ambiente. As cebolas podem ser fritas até 2 horas antes de servir ou no dia anterior: basta armazená-las num pote com fechamento hermético forrado com papel-toalha.
COM ARROZ BRANCO
Pode preparar a receita com arroz branco, mas neste caso precisa ajustar a proporção de água para cozinhar o arroz. Para 1 ½ xícara (chá) de arroz branco use 3 xícaras (chá) de água.
Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.
Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango
Eu quero ganhar o kit
Eu quero