Como Fazer Bolinho de Batata Recheado com Carne Moída: Um Petisco Irresistível

Bolinho de batata recheado com carne moída

O bolinho de batata recheado com carne moída é um prato tradicionalmente apreciado em muitas culturas ao redor do mundo. A origem exata desse prato pode ser difícil de determinar, pois versões semelhantes são encontradas em várias regiões, cada uma com suas próprias variações e técnicas de preparo. No entanto, pode-se dizer que é uma receita que se popularizou em diferentes países devido à sua simplicidade, sabor reconfortante e versatilidade.

  1. Origem e História: Embora não exista uma história definitiva sobre a origem do bolinho de batata recheado com carne moída, é provável que tenha surgido como uma forma de aproveitar ingredientes básicos disponíveis em diferentes partes do mundo. A combinação de batatas, carne moída e temperos é uma que se adapta facilmente às preferências locais e ingredientes disponíveis.
  2. Popularidade: O bolinho de batata recheado com carne moída é especialmente popular em países como:
    • Brasil: Conhecido como “bolinho de batata com carne”, é um petisco comum em bares, lanchonetes e festas.
    • Rússia: Conhecido como “kulebyaka”, é uma versão de bolinho de massa recheado com carne moída, cogumelos, arroz, ovos e outras variações.
    • Polônia: Conhecido como “pierogi z mięsem”, é uma versão de pierogi (pastel cozido ou frito) recheado com carne moída e batatas.
    • Alemanha: Conhecido como “kartoffelkloesse”, são bolinhos de batata recheados com carne moída ou servidos com molho de carne.
    • Estados Unidos: Embora não seja tão comum quanto em outras regiões, o bolinho de batata recheado com carne moída é apreciado em algumas áreas, especialmente em comunidades com influência cultural europeia.
  3. Variações Regionais: Em cada país ou região onde o bolinho de batata recheado com carne moída é popular, pode haver variações significativas na forma de preparo, ingredientes utilizados e até mesmo no nome do prato. Algumas versões podem incluir queijo, legumes, ervas ou especiarias específicas da região.
  4. Servido como: O bolinho de batata recheado com carne moída pode ser servido como um petisco, um aperitivo, parte de uma refeição principal ou até mesmo como uma opção de lanche rápido. É comum acompanhá-lo com molhos diversos, como molho de tomate, molho de pimenta ou molhos à base de iogurte ou creme de leite, dependendo da preferência regional.

Em resumo, o bolinho de batata recheado com carne moída é um prato versátil e reconfortante que encontrou seu lugar em muitas cozinhas ao redor do mundo, adaptando-se às preferências locais e tornando-se um favorito em diversos países.

Receita completa:

Bolinho de batata recheado com carne moída

Ingredientes

  • 1 kg de batata
  • 8 a 10 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • 1 kg de carne moída
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Cebola, alho, cheiro verde e sal a gosto
  • 2 ovos
  • 50 gramas de azeitonas verdes

Modo de preparo

Reúna todos os ingredientes; Refogue a carne moída com uma colher de óleo, cebola, alho, cheiro verde, temperos de carne da sua preferência, azeitona picada e sal a gosto e reserve; Cozinhe 2 ovos, pique-os em uma vasilha e reserve; Cozinhe as batata com casca; Quando estiverem cozidas, descasque e amasse no espremedor de batatas (ainda mornas); Adicione sal e 8 colheres de farinha de trigo; Amasse com as mãos até misturar bem; Se a massa ainda estiver mole, coloque mais 2 ou 3 colheres de farinha para dar a liga para formar os bolinhos;

Enfarinhe uma forma para colocar os bolinhos para não grudar e passe também nas mãos; Com uma colher de sopa, pegue uma quantidade razoável de batata, coloque na palma da mão e abra em formato de concha; No centro, coloque uma colher rasa de carne moída e um pouco de ovo picado; Feche as bordas do bolinho com cuidado para não abrir; Salpique um pouco de farinha sobre o bolinho a fim de deixá-lo mais firme ao fritar e vá deixando cada um que fizer na forma previamente separada com farinha; Frite-os em óleo bem quente. Ao fritar de um lado, vire-o com cuidado para não rachar e sair o recheio; Agora é só servir! Bom apetite.

DICA IMPORTANTE

Prefira utilizar batata Asterix, elas são mais secas e a massa chegará no ponto com menos farinha. Se quiser, acrescente uma mandioquinha cozida e amassada à massa, com cheiro-verde.

Gostou do preparo de bolinho de batata recheado com carne moída? Deixe seu comentário abaixo.

Informações nutricionais:

Bolinho de Pernil - Delícia de Sabor e Versatilidade

As informações nutricionais para 100 gramas da receita de bolinho de batata recheado com carne moída podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados na preparação. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral com base nos ingredientes típicos dessa receita. Por favor, tenha em mente que esses valores são aproximados e podem variar conforme a preparação exata do prato:

  • Calorias: Cerca de 200-250 kcal
  • Proteínas: Aproximadamente 8-12 g
  • Gorduras totais: Entre 10-15 g
  • Gorduras saturadas: Cerca de 3-6 g
  • Carboidratos totais: Entre 15-20 g
  • Fibras: Cerca de 1-3 g
  • Açúcares: Geralmente menos de 2 g
  • Sódio: Entre 300-500 mg

Essas informações podem variar com base em fatores como o tamanho das porções, os ingredientes específicos utilizados, as quantidades de óleo ou gordura adicionadas durante o processo de cozimento, entre outros. Se você estiver preocupado com informações nutricionais precisas, recomenda-se calcular as informações específicas com base nos ingredientes exatos que você está usando em sua receita.

FAÇA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM BOLINHO DE BATATA COM REPOLHO

O segredo para reaproveitar as sobras sem ver carinhas tristes à mesa é transformar tudo. Seja com um novo tempero, seja com uma forma completamente diferente de apresentação. E, com esta receita, você aprende a fazer as duas coisas. O repolho traz sabor e textura novos, e a modelagem em bolinhos adiciona a casquinha dourada que contrasta com a maciez do purê de ontem.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de sobra de purê de batata (frio)
  • 1 xícara (chá) de repolho ralado
  • 1 ovo
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de rosca
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de sal
  • 10 ramos de salsinha

MODO DE PREPARO

Ponha o repolho ralado numa peneira e lave sob água corrente. Deixe escorrer bem a água e aperte com as costas de uma colher para tirar o excesso. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha. Coloque o repolho numa tigela, adicione o purê de batata e a salsinha picada, tempere com o sal e misture bem com uma espátula. Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata com um garfo apenas para misturar a clara com a gema. Junte o ovo batido ao purê, acrescente a farinha de trigo, a farinha de rosca, o queijo parmesão e misture novamente.

Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo. Com uma colher de sopa, retire uma porção da massa e, com a ponta de outra colher, transfira a massa para a frigideira. Com a colher, achate levemente a massa formando um disco de cerca de 7 cm de diâmetro faça 4 bolinhos de cada vez, ou quantos couberem na frigideira, deixando espaço entre cada um.

Deixe dourar por cerca de 4 minutos e vire com uma espátula para dourar o outro lado por igual. Transfira os bolinhos dourados para uma travessa e repita o processo com o restante da massa, regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva a seguir.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferência que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário