BRIGADEIRO DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS

BRIGADEIRO DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS

BRIGADEIRO DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS, Transformamos a famosa pumpkin pie em brigadeiro. Nesta receita diferentona, cheia de aromas, o tradicional docinho brasileiro ganha a cor alaranjada da abóbora e os perfumes das especiarias.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • ¾ de xícara (chá) de abóbora japonesa cozida e amassada
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de canela em pó
  • ¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • ¼ de colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
  • 1 xícara (chá) de coco ralado seco queimado
  • manteiga para untar as mãos

MODO DE PREPARO

Numa panela média, misture o leite condensado com o purê de abóbora (veja a explicação no fim da receita), o leite, a canela, o gengibre, a pimenta-da-jamaica, a noz-moscada e a manteiga. 

Leve ao fogo baixo e mexa bem com uma espátula. Quando começar a ferver, continue mexendo por 7 minutos, até que a massa fique bem cremosa, engrosse e se solte do fundo da panela. Ao mexer, raspe bem o fundo e a lateral da panela com a espátula para não queimar o brigadeiro. Para verificar o ponto, incline levemente a panela; o brigadeiro deve descolar do fundo. 

Transfira o brigadeiro para um prato fundo e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de enrolar.Abra 25 forminhas de papel (número 4). Coloque o coco ralado num prato fundo e separe um pouco de manteiga para untar as mãos. 

Para enrolar e confeitar os brigadeiros: unte as mãos com um pouco de manteiga. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole uma bolinha e transfira para o prato com o coco ralado. 

Passe o brigadeiro pelo coco ralado seco para cobrir bem toda a superfície e transfira para a forminha. Repita o processo até a massa acabar. Se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa o coco ralado seco. Sirva a seguir.

PURÊ DE ABÓBORA

Para preparar do zero, basta seguir este passo a passo: numa panela pequena, coloque cerca de 200 g de abóbora japonesa cortada em cubos e ¼ de xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, ou até a abóbora ficar bem macia — assim ela cozinha sem ficar aguada. Em seguida, escorra a água e amasse bem os pedaços com um garfo.

FAÇA TAMBÉM BRIGADEIRO DE MICRO-ONDAS

Deu vontade de comer brigadeiro? Este, que é feito no “micro”, fica pronto em menos de 10 minutos. O maior trabalho vai ser esperar esfriar…

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, misture o chocolate com o leite, até dissolver. 

Num recipiente refratário bem grande (pode ser uma tigela de vidro ou de porcelana), coloque o leite condensado, a manteiga e a misturinha de chocolate com leite. Mexa bem com uma colher. Atenção: é muito importante que o refratário seja grande e alto, pois o volume dos ingredientes aumenta em até cinco vezes enquanto cozinha (se a tigela for pequena, o conteúdo pode derramar e você ainda corre o risco de se queimar ao retirá-la). 

Leve o recipiente ao micro-ondas e deixe cozinhar por 2 minutos em potência alta. Retire, com cuidado para não se queimar, e misture vigorosamente. A partir desse ponto, você vai levar o brigadeiro para cozinhar no micro-ondas três vezes por 1 minuto cada. Entre cada rodada, retire a tigela e misture bem. (No total, serão 5 minutos, contanto os 2 minutos iniciais de cozimento.) 

Após os 5 minutos de cozimento, a massa ficará com uma aparência talhada – é assim mesmo, não se preocupe. Mexa vigorosamente com a colher ou com um batedor de arame, para ficar lisa – esse é o segredo para deixar o brigadeiro de micro-ondas bem cremoso. 

Volte a tigela ao micro-ondas em sessões de 30 segundos, mexendo a cada etapa, até ficar com a consistência desejada (lembre-se que o brigadeiro vai endurecer quando esfriar). Geralmente, mais duas rodadas são suficientes – as potências dos micro-ondas variam muito, por isso é melhor ir aos poucos até você descobrir qual é o tempo ideal no seu aparelho.

FAÇA TAMBÉM BRIGADEIRO COM COCO QUEIMADO

O clássico das festinhas de aniversário em uma versão levemente mais complexa: o chocolate amargo combinado aos flocos de coco queimado reforça o time dos sabores de tosta, criando um equilíbrio todo diferente à doçura do leite condensado.

INGREDIENTES

  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 50 g de chocolate amargo (70% ou 85% cacau)
  • 2 ½ colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de coco ralado seco queimado

MODO DE PREPARO

Com as mãos, quebre o chocolate em pedaços e transfira para uma panela média. Junte o leite condensado e a manteiga.

Leve a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula por cerca de 12 minutos até dar o ponto: o brigadeiro começa a ficar mais cremoso, até engrossar e soltar do fundo da panela – o tempo pode variar de acordo com a chama do seu fogão, o tamanho e material da panela.

Transfira o brigadeiro para um prato fundo (ou travessa) e deixe esfriar – raspe bem a panela com a espátula para aproveitar toda a massa. Deixe a massa de brigadeiro esfriar completamente antes de enrolar (se preferir, prepare a massa no dia anterior e cubra com filme depois de fria).

Para enrolar e confeitar os brigadeiros: abra 30 forminhas de papel (número 4); preencha um prato fundo com o coco ralado e separe uma tigela pequena com água filtrada para umedecer as mãos.

Unte as mãos com um pouco de água – assim os flocos de coco grudam melhor no brigadeiro. Com uma colher de chá, retire uma porção da massa, enrole numa bolinha e transfira para o prato com coco. Faça de uma só vez quantos brigadeiros couberem no prato.

Passe os brigadeiros pelo coco para cobrir toda a superfície e transfira para as forminhas. Repita até a massa acabar, se preferir, convoque alguém da família: enquanto um enrola os brigadeiros, o outro passa no coco. Sirva a seguir.

DICA PARA DEIXAR O BRIGADEIRO MAIS CREMOSO

Assim que o chocolate e a manteiga derreterem, troque a espátula por um batedor de arame e mexa sem parar até dar o ponto.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário