Camarão Flambado Com Purê De Mandioquinha E Quinoa

Camarão Flambado Com Purê De Mandioquinha E Quinoa

Camarão Flambado Com Purê De Mandioquinha E Quinoa

Hoje trazemos uma receita do delicioso Camarão Flambado Com Purê De Mandioquinha E Quinoa, uma dica fácil de fazer e muito saborosa, uma verdadeira maravilha, uma receita muito fácil de fazer e que com toda certeza você fará muito sucesso junto a seus amigos e familiares com essa receita. Portanto, vem com a gente, e mãos a massa”

Camarão Flambado Com Purê De Mandioquinha E Quinoa

Ingredientes: 

  • 12 camarões grandes descascados e limpos 
  • suco de 1/2 limão 
  • meia xícara de cachaça 
  • 4 mandioquinhas descascadas e fatiadas 
  • 1/2 xícara (chá) da água do cozimento das mandioquinhas 
  • 1 colher (chá) de manteiga ghee 
  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão 
  • 1/3 xícara (chá) de azeite 
  • 1/2 xícara (chá) de quinua 
  • pimenta moída sal e azeite a gosto 

Modo de Preparo:

Primeiramente, prepare o purê de tapioca e cozinhe em água até ficar bem macio. Reserve a água do cozimento. Nesse meio tempo, tempere a tapioca cozida, a água, a manteiga e o sal em uma tigela (ou liquidificador) e bata até obter um purê liso e homogêneo. Agora misture o azeite, as folhas de manjericão, a pimenta e o sal para fazer o pesto.
Logo depois que a água ferver, cozinhe a quinoa com o dobro de água e sal por 5 minutos, pois devem ficar al dente. Agora prepare o camarão. Em seguida, coloque os camarões em uma tigela e tempere com suco de limão, pimenta e sal. Aqueça a frigideira, adicione um pouco de azeite e frite os camarões por 2 minutos. Regue com a cachaça (ou uísque ou conhaque), incline a frigideira em direção ao fogo, e deixe as chamas subirem e acenderem os camarões. Os camarões são então colocados em uma “caminhada” de quinoa e servidos com purê de tapioca. Regue os camarões com uma colherada de pesto.

CAMARÃO CROCANTE COM FLOCOS DE ARROZ

Um camarão empanado infinitamente mais crocante que a média dos camarões fritos, graças aos flocos de arroz. O toque de mestre que criou esta receita para deixar a tradicional marmita japonesa, o bentô, ainda mais especial. Ele é fácil de fazer, mas tem um truque que você não pode pular: deixe os crustáceos já empanados descansando por dez minutos antes de fritar. Assim, a clara seca e os flocos de arroz não saem pulando por aí.

INGREDIENTES

  • 1 kg de camarão-rosa médio (cerca de 20 unidades)
  • 2 claras
  • ¾ de xícara (chá) de amido de milho
  • 2 xícara (chá) de flocos de arroz
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • gomos de limão-siciliano a gosto para servir
  • 3 xícara (chá) de óleo para fritar

MODO DE PREPARO

Limpe o camarão e retire a cabeça, a casca e as tripas deixe o último segmento da casca com o rabinho para a apresentação ficar mais bonita. Num prato fundo, coloque as claras e bata levemente com um garfo para que fiquem mais fluidas. Em outros dois pratos, coloque separadamente o amido de milho e os flocos de arroz. Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto.

Para empanar: passe o camarão pelo amido de milho e bata bem para tirar o excesso; em seguida, mergulhe na clara e deixe escorrer o excesso; por último, passe pelos flocos de arroz, pressionando delicadamente com as mãos para cobrir toda a superfície. Coloque os camarões empanados numa travessa e deixe descansar por 10 minutos antes de fritar isso faz com que a clara seque e os flocos de arroz fiquem mais grudados nos camarões.

Leve uma panela com óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha.  Com cuidado, segurando o camarão pelo rabinho, mergulhe de 3 a 4 unidades no óleo quente e deixe fritar por alguns minutos, até que estejam crocantes e levemente dourados. Com a escumadeira, transfira os camarões para a travessa forrada com papel-toalha e repita a operação com o restante. Sirva a seguir com gomos de limão para espremer a gosto.

ENSOPADINHO DE CAMARÃO COM CHUCHU

O chuchu é um legume injustiçado: espalham por aí que ele é sem graça. Mas, na verdade, ele só pega o sabor dos alimentos mais marcantes, no caso do ensopado, o camarão! É por isso que esse prato rende que é uma beleza.

INGREDIENTES

  • 1 kg de camarões descascados e limpos (nós usamos o cinza médio)
  • 4 chuchus
  • 6 tomates maduros
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • caldo de 2 limões-taiti
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de coentro picado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora na gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Comece o preparo pelos tomates. Leve uma panela média com água ao fogo alto e separe uma tigela com água e gelo. Lave os tomates e faça um corte em x na base de cada um. Assim que a água ferver, mergulhe os tomates e deixe cozinhar apenas até a pele começar a se soltar. Com uma escumadeira, transfira os tomates para a tigela com água e gelo – o choque térmico faz com que a casca se desprenda facilmente. A partir do x, puxe e descarte as cascas. 

Lave os camarões sob água corrente, escorra bem numa peneira e transfira para uma tigela. Regue com o caldo de limão e deixe marinando enquanto termina de preparar os outros ingredientes.

Descasque e pique a cebola em cubos pequenos. Descasque e pique fino o alho. Descasque, lave e seque bem os chuchus com um pano de prato limpo assim ele não escorrega na hora de cortar. Corte cada um em cubos de 1,5 cm. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes, e corte cada metade em cubos de 1 cm.  

Sobre uma tigela, passe o camarão por uma peneira e reserve o líquido da marinada – ele vai ser usado no cozimento do chuchu.

Leve uma frigideira grande com bordas altas (ou uma panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os camarões em etapas, sem amontoar – se colocar todos ao mesmo tempo eles vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor em vez de dourar. Tempere com sal e pimenta e vire com uma pinça para dourar o outro lado. Transfira para uma tigela e repita com o restante, regando a frigideira com ½ colher (sopa) de azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.

Adicione os tomates, tempere com sal e misture, raspando bem o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos do camarão – eles dão sabor ao molho. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando e amassando os cubinhos de tomate com a espátula.

Regue com a água e o líquido da marinada dos camarões, tempere com 1 colher (chá) de sal e misture bem. Acrescente os cubos de chuchu e mantenha a frigideira em fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até o chuchu ficar macio, por cerca de 30 minutos – cuidado para o chuchu não cozinhar demais e desmanchar.

Assim que o chuchu estiver cozido, volte os camarões para a panela. Misture e deixe cozinhar por mais 2 minutos para aquecer – se o camarão cozinhar muito, pode ficar borrachudo. Desligue o fogo e misture o coentro picado. Sirva a seguir com acaçá e folhas de coentro a gosto. 

OBS: não precisa tirar o miolo do chuchu. Caso tenha vindo com a semente, retire com uma colher e descarte.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer Macarrão Recheado com Carne Moída e Bacon

Deixe um comentário