CARNE DE PANELA COM BATATA E CENOURA

CARNE DE PANELA COM BATATA E CENOURA

Carne de panela com batata e cenoura, esta receita é maravilhosa, como todo bom clássico da cozinha caseira, vem envolta em memórias afetivas. Bem tradicional, é preparada com a peça de carne inteira, que só é fatiada na hora de servir. Ela é marinada com páprica, canela e ramos de orégano fresco e passa pelo menos seis horas na geladeira antes de ir para a panela. Depois, vai à mesa na companhia de batata bolinha, cenoura, cebola e de um delicioso molho, bem encorpado.

INGREDIENTES

  • 1 kg de miolo de acém em peça
  • 2 cenouras
  • 600 g de batata bolinha (30 unidades)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1 ½ xícara (chá) de água quente
  • ½ xícara (chá) de vinho tinto
  • azeite a gosto
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 5 ramos de orégano fresco
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • ½ colher (chá) de páprica defumada
  • ¼ de colher (chá) de canela
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Com a ponta de uma faca de legumes, faça pequenos furos por toda a superfície da carne assim ela absorve melhor os sabores da marinada.Numa tigela pequena misture a páprica, a páprica defumada, a canela, 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Espalhe a mistura de especiarias na peça de carne, junte os ramos de orégano e esfregue bem com as mãos, para cobrir toda a superfície. Transfira a carne para uma tigela, cubra com filme plástico (ou tampa) e leve à geladeira para marinar por no mínimo 6 horas.

Passado o tempo da marinada, retire a carne da geladeira e amarre a peça com um barbante de algodão: apoie a peça de carne sobre o barbante e amarre no sentido do comprimento; amarre novamente, agora na lateral, formando uma cruz. Com um novo pedaço de barbante, enrole toda a peça de carne, no sentido da largura, apertando bem a cada volta para manter o formato cilíndrico. Prenda bem na emenda para garantir que fique firme. Mantenha a carne em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela.

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Descasque, corte a cenoura ao meio, no sentido do comprimento e fatie cada metade, na diagonal, em pedaços de 1 cm de espessura. Com uma escovinha de legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure a carne de todos os lados. Transfira a carne dourada para uma travessa e mantenha a panela em fogo médio.

Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente o extrato de tomate, o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com o vinho e raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Adicione a água quente e volte a carne para a panela. Junte os ramos de orégano da marinada, tampe a panela e aumente o fogo. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte 30 minutos.

Passados os 30 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.

Abra a tampa e adicione as batatas e as cenouras. Tempere com mais um pouco de sal, feche a panela e volte ao fogo alto. Assim que a panela pegar pressão novamente, abaixe o fogo e conte mais 10 minutos para as batatas e cenouras ficarem macias.

Após os 10 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela. Com uma pinça, transfira a carne para a tábua. Com uma escumadeira, transfira os legumes para uma travessa. Leve uma frigideira pequena com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter, junte a farinha e misture bem com a espátula até começar a dourar – essa mistura, chamada de roux, vai engrossar o molho.

Adicione uma concha do caldo da carne à frigideira e mexa bem com o batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a mistura para a panela em fogo alto e cozinhe por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Corte o barbante de algodão e fatie a carne. Sirva com os legumes cozidos e o molho.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário