Como fazer carne de panela com batata e cenoura: Receita tradicional e irresistível

CARNE DE PANELA COM BATATA E CENOURA

Como fazer carne de panela com batata e cenoura: Receita tradicional e irresistível, esta receita é maravilhosa, como todo bom clássico da cozinha caseira, vem envolta em memórias afetivas. Bem tradicional, é preparada com a peça de carne inteira, que só é fatiada na hora de servir. Ela é marinada com páprica, canela e ramos de orégano fresco e passa pelo menos seis horas na geladeira antes de ir para a panela. Depois, vai à mesa na companhia de batata bolinha, cenoura, cebola e de um delicioso molho, bem encorpado.

INGREDIENTES

  • 1 kg de miolo de acém em peça
  • 2 cenouras
  • 600 g de batata bolinha (30 unidades)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1 ½ xícara (chá) de água quente
  • ½ xícara (chá) de vinho tinto
  • azeite a gosto
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 5 ramos de orégano fresco
  • 1 colher (chá) de páprica doce
  • ½ colher (chá) de páprica defumada
  • ¼ de colher (chá) de canela
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Com a ponta de uma faca de legumes, faça pequenos furos por toda a superfície da carne assim ela absorve melhor os sabores da marinada.Numa tigela pequena misture a páprica, a páprica defumada, a canela, 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Espalhe a mistura de especiarias na peça de carne, junte os ramos de orégano e esfregue bem com as mãos, para cobrir toda a superfície. Transfira a carne para uma tigela, cubra com filme plástico (ou tampa) e leve à geladeira para marinar por no mínimo 6 horas.

Passado o tempo da marinada, retire a carne da geladeira e amarre a peça com um barbante de algodão: apoie a peça de carne sobre o barbante e amarre no sentido do comprimento; amarre novamente, agora na lateral, formando uma cruz. Com um novo pedaço de barbante, enrole toda a peça de carne, no sentido da largura, apertando bem a cada volta para manter o formato cilíndrico. Prenda bem na emenda para garantir que fique firme. Mantenha a carne em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela.

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Descasque, corte a cenoura ao meio, no sentido do comprimento e fatie cada metade, na diagonal, em pedaços de 1 cm de espessura. Com uma escovinha de legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure a carne de todos os lados. Transfira a carne dourada para uma travessa e mantenha a panela em fogo médio.

Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente o extrato de tomate, o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com o vinho e raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho. Adicione a água quente e volte a carne para a panela. Junte os ramos de orégano da marinada, tampe a panela e aumente o fogo. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte 30 minutos.

Passados os 30 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.

Abra a tampa e adicione as batatas e as cenouras. Tempere com mais um pouco de sal, feche a panela e volte ao fogo alto. Assim que a panela pegar pressão novamente, abaixe o fogo e conte mais 10 minutos para as batatas e cenouras ficarem macias.

Após os 10 minutos, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair naturalmente antes de abrir a panela. Com uma pinça, transfira a carne para a tábua. Com uma escumadeira, transfira os legumes para uma travessa. Leve uma frigideira pequena com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter, junte a farinha e misture bem com a espátula até começar a dourar – essa mistura, chamada de roux, vai engrossar o molho.

Adicione uma concha do caldo da carne à frigideira e mexa bem com o batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a mistura para a panela em fogo alto e cozinhe por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Corte o barbante de algodão e fatie a carne. Sirva com os legumes cozidos e o molho.

Acompanhamentos:

CARNE DE PANELA COM BATATA E CENOURA NA PRESSÃO

Aqui estão alguns ótimos acompanhamentos que combinam bem com a receita de carne de panela com batata e cenoura:

  1. Arroz branco: O arroz branco é um acompanhamento clássico que complementa muito bem o sabor e a textura da carne de panela.
  2. Purê de batata: Se você já tem batatas na carne de panela, pode optar por servir um purê de batata cremoso ao lado, adicionando uma textura extra e um sabor complementar.
  3. Legumes cozidos no vapor: Uma seleção de legumes frescos cozidos no vapor, como brócolis, couve-flor e ervilhas, adiciona cor, nutrientes e uma leveza ao prato.
  4. Salada verde: Uma salada fresca, crocante e colorida, como uma salada de alface, tomate e pepino, pode equilibrar o prato com sua leveza e frescor.
  5. Farofa: Uma farofa simples ou temperada pode adicionar uma textura crocante e um sabor extra ao prato, especialmente se for feita com ingredientes como bacon, cebola e farinha de mandioca.
  6. Couve refogada: Uma couve refogada com alho e azeite é um acompanhamento clássico de pratos brasileiros e pode adicionar um toque de sabor e cor ao seu prato de carne de panela.
  7. Pão caseiro: Um pão caseiro fresco, como pão francês ou pão de alho, é ótimo para absorver os molhos e sabores da carne de panela.
  8. Polenta cremosa: Uma polenta cremosa e bem temperada é um acompanhamento reconfortante que combina perfeitamente com a carne de panela e os legumes.
  9. Legumes assados: Legumes como abobrinha, berinjela e pimentão assados no forno com azeite e ervas aromáticas podem adicionar uma dimensão extra de sabor ao prato.
  10. Mandioca cozida: A mandioca cozida é um acompanhamento popular em muitas cozinhas, sua textura densa e sabor suave complementam bem a carne de panela.

Escolha um ou mais desses acompanhamentos para criar uma refeição completa e deliciosa junto com a carne de panela, batata e cenoura.

Informações nutricionais:

Carne de panela com cenoura

Para fornecer informações nutricionais precisas, é importante ter em mente que a composição nutricional pode variar dependendo dos ingredientes específicos e das proporções exatas usadas na receita. No entanto, posso fornecer uma estimativa geral das informações nutricionais para 100 gramas da receita de carne de panela com batata e cenoura, considerando uma receita típica. Aqui está uma estimativa aproximada:

  • Calorias: Cerca de 150-200 kcal
  • Proteína: Aproximadamente 15-20g
  • Gordura: Cerca de 5-10g
  • Carboidratos: Entre 15-20g
  • Fibras: Cerca de 2-3g
  • Açúcares: Cerca de 2-3g
  • Sódio: Entre 300-500mg

Esses valores podem variar dependendo de fatores como a quantidade de carne magra versus gordura, a quantidade de batata e cenoura, e os ingredientes adicionais, como óleo ou temperos. Se você precisar de informações mais precisas, recomendo calcular as informações nutricionais com base nos ingredientes e quantidades exatas usadas na sua receita.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário