Como Fazer Carne de Sol em Casa: Receita Tradicional Nordestina

COMO FAZER CARNE DE SOL

A carne de sol é uma iguaria tradicional da culinária nordestina do Brasil. Sua origem remonta aos tempos coloniais, quando os indígenas e os colonizadores portugueses desenvolveram métodos de conservação de carne, aproveitando as condições climáticas da região.

O processo de preparo da carne de sol é caracterizado pela salga e secagem da carne, geralmente bovina, para prolongar sua durabilidade em um ambiente com altas temperaturas e umidade. Essa técnica envolve a remoção da água da carne, resultando em uma textura mais firme e um sabor concentrado.

A carne de sol é especialmente popular nos estados do Nordeste brasileiro, onde é consumida de várias formas, desde pratos simples até receitas mais elaboradas. Alguns dos estados onde a carne de sol é mais popular incluem:

  1. Pernambuco: Especialmente na região do Sertão e do Agreste pernambucano, a carne de sol é um ingrediente fundamental em pratos como bode guisado e carne de sol com mandioca.
  2. Paraíba: O prato mais famoso do estado é o bode na brasa, que utiliza carne de sol como ingrediente principal, acompanhado de mandioca cozida e manteiga de garrafa.
  3. Ceará: A carne de sol é frequentemente utilizada em pratos como carne de sol com queijo coalho, acompanhada de feijão verde e farofa.
  4. Bahia: Embora menos comum do que em outros estados nordestinos, a carne de sol ainda é apreciada em pratos típicos baianos, como a carne de sol com abóbora.

Em todas essas regiões, a carne de sol é valorizada não apenas pelo seu sabor único, mas também por sua importância cultural e histórica na culinária nordestina. É comum encontrar estabelecimentos especializados na produção e venda de carne de sol, bem como restaurantes que oferecem uma variedade de pratos que a têm como ingrediente principal.

INGREDIENTES

  • 1 kg de miolo de alcatra (também é encontrado como coração de alcatra ou centro de alcatra)
  • 3 colheres (sopa) de flor do sal (ou sal grosso)
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo
  • manteiga de garrafa a gosto

MODO DE PREPARO

Numa tigela pequena, misture o sal com o açúcar mascavo (caso esteja utilizando o sal grosso, bata no pilão para quebrar em pedaços menores). Corte a carne em 4 pedaços grandes (de cerca de 15 cm x 4 cm) e seque bem com um pano de prato (ou papel toalha). Coloque os pedaços numa tigela e polvilhe com a mistura de açúcar e sal, espalhando bem com as mãos para cobrir toda a superfície.

Tampe a tigela (ou cubra com filme) e mantenha na geladeira por dois dias. Passado o primeiro dia, abra a tigela, escorra o líquido que tiver formado e vire os pedaços de carne. Feche novamente e volte para a geladeira nesse tempo a carne vai concentrar os sabores e perder parte da umidade, ela também vai mudar de cor, do tom vermelho vivo para um marrom mais escuro. Após o segundo dia, transfira a carne para uma assadeira e deixe descoberta na geladeira por mais 1 dia essa etapa deixa a superfície da carne mais seca.

Passado o tempo da cura, retire a carne da geladeira e corte cada pedaço ao meio – no total você vai ter 8 porções. Nesse formato mais quadrado e alto, a carne vai ficar vermelhinha no centro. Se preferir um bife mais fino, você pode fazer um corte ao meio de cada peça, sem chegar até o fim, como se estivesse abrindo um livro. Pressione delicadamente com a mão para nivelar.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro e deixe dourar sem mexer por cerca de 1 minuto – não precisa colocar azeite, a carne vai ficar com uma casquinha dourada e soltar da frigideira. Vire os pedaços com uma espátula para dourar a carne de todos os lados.

Transfira os pedaços dourados para um prato e repita com o restante. Depois que todos tiverem sido dourados, deixe os pedaços descansarem por alguns minutinhos enquanto você lava a frigideira – esse tempo de descanso da carne é importante para a carne ficar macia e suculenta.

Volte a frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com ¼ de xícara (chá) de manteiga de garrafa e volte quantos pedaços de carne couberem na frigideira novamente. Com uma colher, vá regando a carne com a manteiga quente por 4 minutos até aquecer o interior e dourar a superfície. Transfira os pedaços para a tábua e repita com o restante. Deixe a carne descansar novamente por 4 minutos antes de fatiar para servir. A carne de sol fica uma delícia servida com cuscuz de milho e pimenta biquinho.


DICAS IMPORTANTE

Se não achar o coração de alcatra, pode fazer a receita com patinho, coxão mole ou coxão duro.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA TAMBÉM FRALDINHA ASSADA NA CERVEJA

Como Fazer Fraldinha Assada na Mostarda

Marinada na cerveja, a fraldinha sai do forno dourada, suculenta e macia. E ainda rende um molho saboroso. Atenção para a técnica de corte, que deixa as fatias da carne bem macias.

INGREDIENTES

  • 1 peça de fraldinha com cerca de 1 kg
  • 350 ml de cerveja escura (1 lata)
  • 2 cebolas
  • 2 pimentões vermelhos
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 6 ramos de tomilho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Prepare a marinada: com a lateral da lâmina da faca amasse e descasque os dentes de alho. Numa tigela grande, coloque o alho, o extrato de tomate, o açúcar mascavo, o vinagre, a cerveja e misture bem. Com uma faca afiada faça cortes superficiais na gordura da carne – assim a carne absorve melhor a marinada e a gordura derrete ao assar deixando a carne suculenta. Coloque a fraldinha e os ramos de tomilho na tigela com a marinada, cubra com o filme mantenha na geladeira por no mínimo 2 horas  (se preferir, marine a carne de um dia para o outro na geladeira).

Passado o tempo da marinada, preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). Retire a fraldinha da geladeira e transfira para uma peneira sobre uma tigela. Deixe por alguns minutos para escorrer o excesso da marinada e perder o gelo enquanto o forno preaquece. Reserve a marinada para assar a carne. Corte a cebola ao meio, descasque e corte as pontas. Corte cada metade em gomos de 1 cm, para formar pétalas. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte cada metade em tiras finas, de 0,5 cm, no sentido do comprimento.

Numa assadeira grande, disponha as cebolas para formar uma cama para a carne. Tempere as cebolas com sal e pimenta a gosto. Disponha a carne sobre as cebolas, com a gordura para cima, tempere com sal e pimenta a gosto, regue com 1 colher (sopa) de azeite e espalhe com as mãos sobre toda a peça. Distribua as tiras de pimentão, os dentes de alho e os ramos de tomilho da marinada ao redor da fraldinha. Tempere os legumes com sal, pimenta e 1 colher (sopa) de azeite. Preencha a assadeira com o líquido da marinada, com o cuidado de não colocar sobre a carne – assim ela fica bem dourada ao assar.

Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos até a carne ficar bem dourada, e os legumes macios. Retire a assadeira do forno e, com uma pinça, transfira a carne para uma tábua e os legumes para uma travessa. Deixe a carne descansar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de fatiar – nesse tempo os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado mais úmido e saboroso. Enquanto isso, prepare o molho com o líquido da assadeira. Na hora de servir: corte a parte mais fina da peça de fraldinha em 3 pedaços, no sentido da largura, e fatie cada pedaço no sentido do comprimento. Já a parte mais grossa (com a gordura), corte ao meio no sentido do comprimento e corte cada metade em fatias. Sirva a seguir com os legumes assados e o molho.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

  • todo o líquido da assadeira (cerca de 1 ¼ de xícara (chá))
  • 1 ½ colher (sopa) de amido de milho
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

Sobre uma jarra medidora (ou tigela média) coe o líquido da assadeira por uma peneira. Deixe descansar por 1 minuto para gordura e líquido se separarem. Com uma colher (ou papel toalha), retire e descarte a camada de gordura formada.

Junte o amido de milho e mexa bem com uma colher para dissolver. Transfira para uma panela pequena e leve ao fogo médio. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos até formar um molho encorpado e brilhante. Acerte o sal e transfira para uma molheira.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita, se gostou role a pagina para baixo e deixe um comentário, deixe também uma sugestão de alguma receita de sua preferencia que ainda não tenha sido postada por nós.

Entre também em no nosso grupo de WHATSAPP para não perder nenhuma receita CLIQUE AQUI
Veja também como fazer panquecas de frango

Deixe um comentário